Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 8:12 pm Assunto: Buxinho Yamadori |
|
|
Esse Buxinho foi coletado no jardim de uma casa que estava para ser demolida e dar lugar a um prédio; conforme o proprietário do terreno que me autorizou a remover a planta a mesma tinha entre 25 e 30 anos.
No momento da coleta tive que remover vários galhos mais altos já que como estava não caberia no meu carro, e procurei deixar os galhos mais baixos possível para poder trabalha-la no futuro.
Estou pensando em um estilo que incorpore os dois troncos porém, para que esse seja possível, presido de galhos mais embaixo possível.
Primeira vista da planta com a possível frente.
A poda foi meio a facão mesmo já que não tinha minhas ferramentas, e para que não danificasse as raízes acabei deixando para mais adiante quando a planta já estiver mais estabilizada.
Vista de um dos lados
Outro lado
E o que considero como a parte posterior da planta
Em detalhe o nebari??? ainda não tentei cavar mais ao redor da base do tronco para ver se o encontro!
Vamos ver no que dá! |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 20, 2010 3:04 pm Assunto: |
|
|
Verdade paciência nela, que vai levar um tempo pra baixar a estrutura toda!
Obrigado João! |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 5:31 pm Assunto: |
|
|
Márcio, essa eu quero ver! Vai ser legal acompanhar.
Grande material!
Abração e parabéns! _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Henrique Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 19/09/08 Idade: 41 Mensagens: 145 Localização: Vitória da Conquista-BA
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 6:33 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pelo material!!!
Também quero acompanhar! _________________ "Bonsai, é uma arte em constante mutação que em verdade, expressa o interior de cada praticante" |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 12:43 pm Assunto: |
|
|
No momento da coleta dessa planta já haviam flores e frutos mas como tive que podar os ramos não consegui registrar no momento.
E para minha surpresa alguns meses depois surgiram novas flores e posteriormente os frutos.
Floração
Frutificação
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 30, 2011 8:48 am Assunto: |
|
|
Depois de deixar o buxinho descansando, pra se recuperar do transplante; começei a planejar o que fazer nele.
Meu projeto inicial incluia os dois troncos
Abaixo alguns desenhos que fiz pra tentar vizualizar alguma coisa além do que tenho no momento.
Desenho 1 - Frente 2
Desenho 1 - Frente 1
Essa frente tem um belo uro que poderia ser trabalhado mas a inclinação da planta fica para atráz.
Desenho 2- Frente 1
Se no futuro a estrutura do tronco mais alto não ficar satisfatória tenho a chance de fazer um lado morto.
Escolhi o desenho 1 com a frente 2, em breve postarei as fotos de como ficou depois de aramada. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 04, 2011 10:18 am Assunto: |
|
|
Depois de muito pensar no formato que iria dar a planta finalmente escolhi o desenho 1 frente 2.
Aramei a planta a cerca de 2 meses e agora vou deixar desenvolver para que futuramente seja possível estruturar as copas e a seguir definir os galhos que serão os principais.
Ainda falta trabalhar os galhos que serão os gins, mas nos que possuem madeira exposta, já estou aplicando a calta sulfocaustica pra preservar a madeira.
Essa foto mostra a frente escolhida (pelo fato da inclinação que o ápice possui para o observador.
A parte de traz da planta
Seguirei atualizando. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jul 04, 2011 11:20 am Assunto: |
|
|
Opa, blz!?
O buxus pega bem de estacas, poderia fazer mudas e enxertar em pontos estratégicos do tronco mais alto, até porque o buxus é um parto de brotar galhos onde não tem.Vou acompanhar, acho que vç se precipitou no trabalho, mas bola pra frente, a planta é promissora, parabéns! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 04, 2011 12:28 pm Assunto: |
|
|
Pois é Marco, o buxinho tem esse problema de falta de não brotar onde queremos.
A minha idéia inicial era de fazer uma planta com dois troncos e bem baixa, mas acabei vendo que talvez nunca brotasse na parte pretendida, então acabei optando pelo estilo atual.
Não sei em que formato você pensou pra essa planta, mas se serve de consolo, estou vendo que já está brotando nas partes mais baixas do tronco maior. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 05, 2011 11:20 am Assunto: |
|
|
Todo broto mais baixo agora, vale ouro.Quanto aos enxertos, é viável e simples de fazer.A idéia é o sokan? abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Ter Jul 05, 2011 10:29 pm Assunto: |
|
|
Marcobonsai, poderia nos dar uma explicação de como seria feito estes enxertos? (iniciante)
Um abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 06, 2011 8:45 pm Assunto: |
|
|
Oi Jair!
É muito simples, no caso a planta em questão é o buxus, prepara-se as mudas por estaquia em vasos pequenos de violeta por exemplo, faz-se o corte de um lado e do outro no tronco da muda em forma de cunha, como se fosse o macho e na planta que irá receber o enxerto o corte fêmea, casando um ao outro num encaixe perfeito, amarre um plástico para fixar e protejer o local da união, o vaso precisa ser envolto também com alguma coisa que permita que a terra não vire se ficar meio de lado, o vaso tem que ser molhado normalmente, mantendo a atividade da raíz, o tempo que pode levar é de até dois anos, quando as duas partes estiverem completamente unidas, vai se diminuindo a atividade da raíz aos poucos, diminuindo a rega e fazendo uma redução através de poda.O processo é simples mais requer disciplina e paciência, ótimo pra plantas que nunca sairá um galho onde queremos.Este mesmo processo com duas espécies diferentes da mesma família, nos permite ter uma planta de uma muda em uma planta rústica bem velha, anulando a folhagem rústica pela folhagem da pequena muda em um tronco bem mais velho.Outros métodos de enxertia sem muda com raíz, o resultado positivo é menor, até mesmo pra viveiristas experientes. È difícil descrever através de texto, o ideal seria um acompanhamento com imagem pra se ter uma idéia real do que se está sendo falado, mas quem sabe uma hora dessas aparece alguma coisa. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 9:07 pm Assunto: |
|
|
Valeu Marco,
Só uma dúvida, esta estaquia teria que enraizar, para depois fazer a junção? Ou só fazer a estaquia e juntar como vc explicou?
Um abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 11:41 am Assunto: |
|
|
O encosto de planta com raíz, torna os resultados positivos em quase 100% de eficácia, já de outra maneira, até mesmo com muita experiência, a taxa (%)cai bastante. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|