|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 01, 2005 8:14 am Assunto: foto |
|
|
Charles,
Agora consegui ver a foto! Que linda planta! Parabéns!!!
Você poderia me informar o tamanho dela?
Abraço!
Fábio
Obs: Acho que vc poderia colocar essa planta no centro de exposição. Está belíssima!! |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Ago 01, 2005 9:30 am Assunto: Re: foto |
|
|
Oi Fabio...
Valeu! Agradeço seu cometário!
Ela tem perto de 35cm, a partir do nebari.
Vou aguardar após a limpeza do tronco, nebari e replantio, prá ver como ela fica. O tronco limpo dá um visula mais interessante!
Agora no inverno as folhas estão feias e entre agosto e setembro elas se renovarão. Espero poder mostrar novas fotos após isso tudo!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Qua Ago 03, 2005 10:37 am Assunto: |
|
|
EI CHARLES
Você tem uma raridade em casa heimm!
Eu também nunca tinha visto bonsai jacarandá mimoso.
Como é a composição do substrato que você põe nele?
E a rega 1 ou 2 vezes por dia?
Parabéns
Claudio Faria _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 03, 2005 1:25 pm Assunto: |
|
|
Oi Claudio.. tudo bem?
O substrato que uso para ele é uma mistura básica que tenho feito:
1/3 de pedrisco
1/3 argila expandida granulada
1/3 casca de pinheiro granulada (pode ser outra matéria orgânica granulada)
Tenho usado um pouco de carvão vegetal no substrato, algo perto de 5%.
No clima atual aqui em Sampa ele é regado uma vez por dia. Quando o calor é maior, 2 vezes. Adubo a cada 45 dias ou 2 meses.
Apesar de só ter este, estou pensado em cultivar mais alguns. É uma planta simples e robusta.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Ago 03, 2005 5:29 pm Assunto: |
|
|
É pelo jeito meu tópico revelou muitos outros amantes do jacaranda, por isso ja valeu, agora estou guardando semetes de pau ferro irei plantá-las no inicio da primavera vamos ver oque dá gente.
Abraços a todos |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 10, 2005 1:07 pm Assunto: sementes |
|
|
Elio,
Muuuuuuito obrigado pelas sementes de jacarandá mimoso. Elas já chegaram e estou feliz da vida por isso.
Alfamega,
Você poderia postar uma foto do pau-ferro pra gente? É que coletei umas sementes de uma árvore ornamental que tem lá na Uerj e estou achando que é essa espécie, mas não tenho certeza. Já plantei e já estão nascendo as plantinhas.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 11, 2005 8:33 pm Assunto: |
|
|
Vou tentar achar umas fotos e coloco aqui ok |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 19, 2005 10:02 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos que puderam me ajudar
Abraco |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Sex Out 14, 2005 12:48 pm Assunto: enxertia |
|
|
caro colega uma das maneira de vc antecipar o florecimento e enxertando um ramo de uma arvore ja adulta isso no proximo ano lhe dara flores _________________ A NATUREZA CRIA AQUILO QUE O HOMEM ENSISTE EM MUDAR. |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 23, 2005 1:25 pm Assunto: |
|
|
Oi Andrade, realmente não havia pensado em um exerto, mas tenho que tomar cuidado para que fique proporcional senão acaba com uma cicatriz horrível. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
Raimundo Sinval

Registrado: 01/09/05 Idade: 66 Mensagens: 67 Localização: Rio das Ostras
|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 12:11 pm Assunto: |
|
|
o tamanho das suas folhas, que aliás, é um dos seus pontos de destaque.
A madeira, entretanto, é fragil,.
Me parece uma planta resistente e de facil cultivo. Os galhos aceitam bem a aramação.
Quanto ao estilo, tenho tentado manter suas características naturais, ou seja, poucos galhos e longos, mantendo a estrutura bastante visível.
Oi, Charles,
Estou revendo uma matéria e vi sua foto do jacarandá. Eu tenho uma muda, que mandei vir de Limeira, da Bioverde. Está bem fininha, e com uns 50 cm de altura. Vou fotografar pra te mostrar. Queria uma orientação, se posso dobrá-la, como o Ratto já disse, para estimular um novo ápice, ou se corto e faço duas mudas, enfim, estou com medo de cortar errado. Ela veio num substrato que parece um xaxim, bem compacto, e coloquei num vaso, dentro do substrato que uso (do Ratto) , e está se comportando bem, já tem uns 30 dias que chegou e está com uns galhinhos e folhas. Como disse, é melhor te mostrar a foto, né? Depois de ver a foto, mande uma opinião, já que tem um em casa. Obrigado, _________________ R. Sinval
"Antes tarde do que muito tarde" |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 12:57 pm Assunto: |
|
|
Oi Sinval, tudo bem?
Concordo que vendo a foto seria mais facil fazer comentários.
De qualquer forma, posso te passar mais algumas informações sobre o j.mimoso, ao menos prá voce ir refletindo:
1- uma muda fininha com 50cm de altura poderia ser plantada num escorredor e depois numa mamadeira para acelerar seu desenvolvimento.
2- eu li que j.mimoso de reproduz também por estacas, mas nunca testei na prática. Uma possibilidade seria podar seu jacarandá na altura desejada e fazer estaquia da poda. Talvez seja possivel fazer 2 estacas com a parte podada.
3- nunca fiz alporquia e nem li a respeito, mas ele me parece ter todo o "jeitão" de que aceitaria bem.
4- o jacarandá emite 2 ou 3 novas brotações a partir do local podado. Isso já comprovei varias vezes. Com isso, voce consegue estimular a formação da estrutura.
5- sobre flexionar a muda para estimular novo ápice o Ratto é autoridade! Eu nunca fiz no meu jacarandá, mas acredito que funcione bem. Minha dúvida é que me parece cedo para definir ápice numa muda tão jovem.
6- apesar de flexivel para aramação, o jacarandá é muito sensivel caso se "passe do ponto" na flexão e, a partir desse ponto, ele se quebra sem chance de recuperação (exceto tentar uma estaquia com a parte quebrada).
O meu jacarandá considero pequeno pela idade (9anos, de semente), mas nunca coloquei em escorredor e mamadeira.
Eu acabo de plantar algumas sementes e 10 já germinaram e estão com uns 8cm de altura.
Assim que possivel, vou colocá-los no escorredor prá ver na prática qual o resultado... mas sou otimista!
Como ele tem um enraizamento muito vigoroso, acho que vai responder muito bem na mamadeira.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Raimundo Sinval

Registrado: 01/09/05 Idade: 66 Mensagens: 67 Localização: Rio das Ostras
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2005 7:00 pm Assunto: |
|
|
Oi, Charles, obrigado por ter respondido,
Eu acabei de fotografar, entrei no Photoshop, reduzi para 1200 pixels de larg, salvei, abri o megagaleria, e não deu pra colocar a foto, aliás, nenhuma das fotos que coloquei ontem entrou hoje, deve estar acontecendo algo nesse site... Depois tento de novo e te mando.
Recebi uma resposta do Ratto, (hoje teve aula mas não deu pra eu ir) que dá p/ vergar a forçar novo ápice, é só tomar cuidado e naõ quebrar.
Qto à alporquia, como ele está longo, vou dizer, pela foto depois, onde acho que deve ser feita, e vc confirma ou corrije, certo?
Fico te devendo a foto, vou insistir mais tarde, e te envio. Valeu pela ajuda, aguarde resposta,
Um abraço, _________________ R. Sinval
"Antes tarde do que muito tarde" |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 07, 2005 2:23 pm Assunto: |
|
|
estou com um jacaranda no escorredor e outro na mamadeira, o do escorredor eu podei, sairam 3 brotaçoes e dessas eu cortei o apíce de cada uma e estão dando mais 2 brotações em cada agora vou esperar pra ver como irão ficar, o outro que está na mamadeira esta com uns 5 cm de diametro e 1,50m talvez ano que vem eu faça uma poda radical nele também. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|