FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Opinião sobre pré de shimpaku
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 8:00 am    Assunto: Opinião sobre pré de shimpaku Responder com citação

Olá pessoal, comprei este pré em um daqueles viveiros de beira de estrada e sábado resolvi trabalhar um pouco nele, gostaria da opinião do amigos.
O pré estava assim:

Retirei do pote que ele estava e vi que as raíes estavam saudáveis:

Foi pro vaso de treinamento na busca de um han kengai:

Já parti com a ráfia e aramação:

Detalhe da sinuosidadeda cascata:

Um pouco de retifica:

Detalhe do Jin:

Resultado atual, ainda falta um bom caminho, deixei a pinçagem pra mais tarde:

É isso aí galera, comentários críticas e sugestões são sempre bem vindas. Very Happy
Abraços Laughing
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

É meu sonho fazer um bonsai nesse estilo, tem muita sorte de ter achado um material tão bom para a realização do seu trabalho!

Ficou excelente, nem parece um pré Shocked

Abraços!
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu, Pedro no inicio não via saída prar esse pré, fiquei uns bons meses olhando pra cara dele até me decidir, mais sei que ele tem um bom caminho ainda.

Abraço Very Happy
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Lutz, ficaram muito legal as tuas internvenções.

Vamos acompanhar as evoluções.

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Renato, você tem alguma sugestão para melhorar o trabalho?

Abração Very Happy
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2010 10:29 am    Assunto: Responder com citação

A minha singela sujestão seria dar um pouquinho mais de sinuosidade no início do tronco que forma a cascata, e também, diminuir um pouco a largura da folhagem que o forma.

Abraços! Very Happy
Paulo W.M.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2010 11:27 am    Assunto: Responder com citação

Tenta dar um pouco mais de movimento à parte da planta que cai.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2010 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, obrigado pela sugestão, também acho a folhagem larga e creio que conserto isso uma pinçagem, é que não deu tempo ainda mesmo.

Paulo, também acho que o início da cascata precisa sinuosidade e pretendo corrigir isto aos poucos, o galho é um pouco grosso, estou usando arame 07 e um torcedor para dar movimento, acredito que ainda levo uns 2 anos nesse processo.

Agradeço as sugestões dos amigos, Laughing
Abraços Very Happy
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2010 3:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Luiz, na minha humilde opinião, algumas correções devem ser feitas por voce, para considerar um movimento e formação estrutural mais adequados ao estilo, que ao contrário do que vc postula, não é han kengai, mas kengai pleno, vez que o ápice do tronco principal (que desce) ultrapassa o fundo do vaso. No han kengai, o ápice se mantém no mesmo nivel da borda do vaso, ou um ou dois dedos abaixo, apenas.

Bem, o galho deixado na parte superior deverá ser cortado, visando reduzir seu comprimento. Deve buscar, com aramação correta, reposicioná-lo de forma a criar um crescimento mais ereto, ainda que com movimento sinuoso. Isto significa criar um ponto alto, e não que se retorça como mostrado na ultima foto, em direção contrária do galho principal (tronco que desce).

Ao manter como está, a planta perde o foco visual, ficando sem harmonia e sem estética, perdendo qualidade técnica na formação do estilo proposto.

Ao invés de usar o travador de tronco, sugiro refazer toda a aramação, dessa vez usando cobre ao invés de aluminio. O arame grosso de cobre possibilita uma maior tração, pois exerce mais força e pressão sobre a area a ser moldada. Da mesma forma, retire os dois arames paralelos e use ferro, do tipo mais fino, usado em construção civil. Com eles, vc irá conseguir mais apoio. Use quatro, em pontos distintos (imagine um galho quadrado: em cada quina, um fio de ferro). Eles podem ser presos da mesma maneira que os fios de aluminio. Em seguida, recubra eles com mais desse material preto que usou no tronco e arame com fio de cobre por cima.

O outro ponto é em relação aos galhos que formam os patamares do tronco principal. Como o tronco tem movimento sinuoso, busque fazer o mesmo com os galhinhos. Com isso, eles irão ficar mais harmonicos e seu trabalho mais equilibrado nessa linha.

O arame de cobre custa um pouco mais que o de aluminio, em alguns lugares, porém, chega a custar o mesmo valor. Então, prefira usá-lo, pois sua resistencia e força permitem um trabalho bem mais concreto e com resultados melhores.

Apenas um detalhe: a quinta foto mostra um movimento bem sinuoso no tronco principal, que não consegui visualizar na ultima foto. Vc manteve o movimento ou o retirou? Prefira esse movimento ao longo de todo o tronco, pois fica muito mais natural, rendendo mais pontos ao seu trabalho final.

O arame de cobre deverá ser mantido na planta por uns dois anos, consecutivos, antes de ser retirado. Ao tirar, observe se o tronco mantem o movimento. Caso não, deverá repetir todo o processo, dessa vez com arame ainda mais grosso. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 08, 2010 6:58 am    Assunto: Responder com citação

Olá Nick, muito obrigado pela avaliação técnica e precisa de minha planta, muitas dúvidas minhas foram sanadas com seu post. Te confesso que tenho um certo receio em trabalhar com arame de cobre e ferro construção, primeiro por minha pouca experiência na arte creio que não consegueria um resultado de qualidade e segundo porque acho que agrediria a planta estéticamente visto que ela fica na rua e o cobre têm alto teor de oxidação, tenho certeza que com tuas ponderações terei um resultado final muito mais satifastório.
Uma dúvida, quando você fala em cortar o galho você quer dizer todo o galho ou só reduzir o tamanho e tentar um movimento menos agressivo?
Quanto aos galhinhos eu tinha dúvida na maneira mais correta de posicionalos e por isso seguirei sua dica.
O movimento da 5 foto foi mantido, é que na última ele não é mutio percepitível.

No mais, agradeço-te novamente o tempo despendido com suas valiosas dicas Laughing

Forte Abraço Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: