Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 3:00 pm Assunto: |
|
|
Mas fazer isso agora irá prejudicar a recuperação dela, certo? |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 10:31 pm Assunto: |
|
|
Creio que nao prejudica nao, pelo contrario, isso pode estimular mais brotacoes de modo a lhe oferecer mais opcoes pra trabalho daqui a uns dois anos. Esses galho que vc disse que e como se saissem de um so, vc esta certo! Eles realmente saem de um so, e que logo que sai o primeiro broto, as primeiras gemas laterais deste broto, tambem se desenvolveram, vc tera de corta-los em um futuro, entao como ja sugeriram, eu cortaria agora, a cicatriz sera imperseptivel. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 25, 2010 9:15 am Assunto: |
|
|
Seria uma possibilidade?

Editado pela última vez por Tiago R em Qui Dez 02, 2010 9:09 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Nov 25, 2010 9:54 am Assunto: |
|
|
nao poda nada ainda nao... deixa os brotos crescerem mais...
pode daqui um ano.... mais ou menos... ae as raízes estarão bem fortalecidas. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 10:48 am Assunto: |
|
|
A ponta dos galhos (brotos e folhas jovens) estão murchando e curvando para baixo, porém as folhas mais velhas do galho continuam fortes e firmes.
Os brotos novos deviam estar apontados para cima, como sempre estiveram desde o início, mas agora caíram.
O sol está brutal por aqui, e ela toma sol pleno o dia inteiro. Mas não acho que é o problema, pois tenho outras plantas na mesma situação que estão normais.
Alguém com experiência pode me ajudar? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 9:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Alguem arrisca uma idade aproximada para essa planta? Eu começo: digo que deva ter entre 12 a 15 anos, considerando que os 10 primeiros anos foram os mais rápidos, quando estava no chão. Planta no chão engrossa super rápido, isso eu sei, por experiencia própria, tanto com a espécie em si, quanto em relação a outras espécies que cultivo em meu viveiro.
Mas, é claro que a espécie conta tambem. Ulmus por exemplo, engrossa mais rápido que celtis e muito mais rapido que piracanta. Essas tres especies, aliás, engrossam mais rapido que qualquer variedade de jabuticabeira.
As pitangueiras e aceroleiras engrossam quase a mesma coisa, mas novamente aqui engrossam mais rapido que as jabuticabeiras. Ficus engrossa super rápido, qualquer variedade que seja. Caliandra e serissa engrossam quase iguais. Resedá? engrossa rapidamente tambem. Junipero, pinheiro, são piores que jabuticabeiras: engrossam muito, mas muito lentamente ao longo dos anos.
Ligustro, duranta, ulmus, zelkova, engrossam rapido, em pouco tempo tem troncos robustos, que parecem ter bem mais idade do que realmente têm. Acer não posso opinar, pois os kaede que tenho no chão não engrossaram nem um décimo dos que cultivo em bacias e escorredores. Mas isso eu escrevo por minha experiência. No viveiro do bonsaista Paulo Ventura, por exemplo, os aceres burgerianum vão super bem no chão, engrossando uma maravilha em poucos anos de cultivo.
Bem, deixo para os demais arriscarem um palpite sobre qual a idade aproximada dessa jabuticabeira do colega Tiago. Vamos leiloar a idade?
O primeiro lance fui eu quem estipulou. Seguem os demais: _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 11:01 am Assunto: |
|
|
Obrigado Nicky. É interessante saber que ela já tem 1 década.
Vamos ver se mais alguém opina. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 1:57 pm Assunto: |
|
|
Atualização
Editado pela última vez por Tiago R em Ter Mar 15, 2011 8:31 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 11:05 am Assunto: |
|
|
No início do mês de fevereiro retirei vários galhos. Eu sabia do risco, mas resolvi experimentar. Não foi falta de paciência, foi uma vontade de estudar a reação dela.
Fiquei observando a reação dela após os cortes. Parece que ela nem se importou. Emitiu mais brotos e engrossou os galhos novos.
Também fiz uma espécie de 'sangria'. Enterrei torta de mamoma em volta do tronco para estimular o crescimento de raízes capilares, para que em Junho eu possa transplantar diminuindo a pivotante. Vamos ver se dará certo.
Espero que as experiências funcionem.

Editado pela última vez por Tiago R em Ter Jan 17, 2012 9:45 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 5:17 pm Assunto: |
|
|
Belissimo exemplar tiago.
Tenho um fixação por jabus e estou fazendo mais duas alporquias além das tres pequenas que tenho.
Estarei acompanhando. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 04, 2011 6:10 pm Assunto: |
|
|
O galho mais alto será o apice.
Comprei uma retifica. Vou efetuar o trabalho no final deste mês.
Como devo proceder com os cortes visando uma boa estética no futuro?
Pretendo manter o galho traseiro... ou não!
Me ajudem. |
|
|
 |
juan.martins
Registrado: 18/06/11 Idade: 37 Mensagens: 35 Localização: Americana-SP
|
Enviada: Seg Jul 04, 2011 6:56 pm Assunto: |
|
|
hehe. Vai ficar lindo. Não deixe de postar atualizações.
Acompanhando... |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Seg Jul 04, 2011 10:57 pm Assunto: |
|
|
Olá tiago! em minha humilde opinião vc está indo com muita sede ao pote. Aguarde um pouco mais, curta a planta e no máximo dê um pouco e leve movimento nesses galhos para engrossarem já com movimento, o que no futuro será menos trabalhoso. Mês de junho e julho não e hora de mexer com transplante, espere até o final do inverno. Se minha fosse esperaria até a primavera do ano que vem ou mais, assim a planta estará ainda mais recuperada. Siga as dicas desses caras que já falaram acima, eles são experientes. Sei o quanto ficamos ansiosos com vontade de mexer, mas para passar isso, faça uma nova aquisição. No mais, cultive a arte da paciência, regra esta primordial a essa arte.
Abraço!!! |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 04, 2011 11:23 pm Assunto: |
|
|
Obrigado senhores.
Edimilson, conversei com o Nicky e ele disse que final de julho seria uma boa época para trabalhar as raízes.
Apesar de gostar muito desta jabuticabeira ela é uma planta que uso meio que como cobaia. Aprendi algumas coisas com ela e quero aprender mais.
Farei as intervenções e a darei folga por um bom tempo. Se eu não trabalhar esse corte e não reduzir a pivotante creio que terei é mais trabalho no futuro.
Quando a coletei não lavei as raízes. O torrão original permanece nela, bem como grande parte da pivotante e outras raízes de sustentação.
Mantenho vocês informados. |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Ter Jul 05, 2011 12:24 am Assunto: |
|
|
Ta ok, e vou acompanhar os resultados, não esqueça de ir atualizando para acompanharmos tal evolução. Abraço!! |
|
|
 |
|