Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
alefrangel
Registrado: 04/04/10 Idade: 49 Mensagens: 25 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 3:56 pm Assunto: Como podar galho primário nascendo |
|
|
Gostaria da opinião de como podar este galho que está nascendo.
Havia um galho primário um pouco acima deste, porém o mesmo quebrou no início do ano. Recentemente começou a brotar este galho, só que está perto da base do tronco. Será que vai dar certo e deixo ele crescer para substituir o antigo?
Caso positivo, ele só está crescendo para cima e já está ultrapassando os galhos superiores. Se eu podá-lo pela metade ele pára de crescer e começará a ramificar nascendo os galhos secundários?
 |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 4:53 pm Assunto: |
|
|
Alefrangel,
Umas das caracteristicas que deixam uma planta interessante é a proporcionalidade dos galhos, galhos grossos embaixo e afinando conforme a altura.
Aparentemente achei que o galho da esquerda ficou bom como primeiro galho.
Esse galho que esta nascendo inicialmente ficara muito fino, ira demorar para engrossar, para isso vc teria que tracionar e deixar crescer.
Eu particularmente tirava esse galho novo e deixava o da esquerda como primeiro _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 4:57 pm Assunto: |
|
|
nao creio que seja o ideal deixar este galho ai
acho que vc deve retirar ele
corte e use uma boa pasta cicatrizante
pois sua arvore esta bem encaminhada ja... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 6:42 pm Assunto: |
|
|
Pelo porte da sua planta este galho referido está muito baixo. Eu nem pensaria em mantê-lo na planta, já eliminaria ele.
Que espécie é exatamente? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 6:55 pm Assunto: |
|
|
passa a faca nesse broto... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 7:04 pm Assunto: |
|
|
Parece que a opinião do galho é uma só.
Não pediu a opinião sobre o resto da planta, mas vou dar meu pitaco: Acho que tem uma bela planta aí, com boa estrutura de base. Se quiser pode melhorar a parte aérea, fazendo o que chamam de "refinamento", para melhorar ainda mais esta planta. Se tiver interesse...  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 9:41 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Alefrangel,
Umas das caracteristicas que deixam uma planta interessante é a proporcionalidade dos galhos, galhos grossos embaixo e afinando conforme a altura.
Aparentemente achei que o galho da esquerda ficou bom como primeiro galho.
Esse galho que esta nascendo inicialmente ficara muito fino, ira demorar para engrossar, para isso vc teria que tracionar e deixar crescer.
Eu particularmente tirava esse galho novo e deixava o da esquerda como primeiro |
O nosso colega rodrigo disse tudo  _________________
É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada) |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 11:27 pm Assunto: |
|
|
PRA SER DO CONTRA,
somando ao que disse o nikkey eu usaria esse galho pra fazer um enxerto na parte da planta que pedeu um galho que acredito fazer parte da estrura basica da planta;
faria o enxerto bem proximo de onde o galho toca o tronco, e usaria esse angulo da foto como frente.
pra facilitar maiores detalhes sobre a opição que dei, caso ache interessante,
poste mais fotos de outros angulos da planta.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai
Editado pela última vez por Filipe Henrique em Sáb Dez 11, 2010 11:31 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 11:29 pm Assunto: |
|
|
se ainda for o caso e queira podar esse galho galho que considero como broto ladrão, faço-o arrancando com a mão, fica menos visivel em menos tempo.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 2:46 pm Assunto: |
|
|
Acho a idéia do Filipe em fazer dele um enxerto no local onde ele toca a curva do tronco, muito boa!
Não agora mas depois que o galho lignificar e criar uma casca que consiga vingar como enxerto. Depois que o enxerto pegar, deixe o ramo crescer livremente até atingir a espessura desejada para a posição dele.
Caso contrario, se não desejar usá-lo para enxerto, como a maioria disse: Corta!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
alefrangel
Registrado: 04/04/10 Idade: 49 Mensagens: 25 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 4:36 pm Assunto: |
|
|
A espécie é um Ligustrium. Irei fazer uma pequena poda e colocarei mais fotos amanhã com outros ângulos.
Quando comprei o bonsai ele era como na foto abaixo, possuia um galho primário em baixo do lado direito. Com a quebra deste galho ele perdeu a estrutura triangular que ele tinha. Gostaria de outro galho no lugar.
Será que fazer enxerto vai dar certo?
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 6:06 pm Assunto: |
|
|
Com certeza dá certo, ainda mais que o galho a ser enxertado não precisará ser cortado e implantado.´
Contudo, todfo enxerto requer alguns cuidados especiais:
Como fazer o corte no tronco; como descascar a parte a ser enxertada, assepsia, amarração, etc.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 7:52 pm Assunto: |
|
|
intaum brother,
a dica segue como opição, ter mais colegas compartilhando da visão é um bom indicador de que se trata de um vaminho viavel e sensato.
vc vai ter um tempinho pra ver como fazer isso da melhor forma, como disse o aElio, é cedo pra fazer o procedimento. Vou tentar achar algumas revistas que tem materias a esse respeito e postar aqui durante a semana.
Sócrates
abração pessoal
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
alefrangel
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 8:20 am Assunto: |
|
|
Seguem mais fotos com novos ângulos. Não possuo muita experiência em cultivar bonsai, este aí eu comprei em uma loja e está comigo faz um ano e meio. Porém tenho o maior cuidado com relação a rega, poda e adubação. Não entendo muito de aramação e técnicas de enxerto. Se vocês acham que o enxerto ficará bom e devolverá a estrutura que ele possuia, acho que tentarei fazer com as dicas de todos.
Se tiverem materiais para auxiliar ficarei grato.
 |
|
|
 |
|