|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
leonardopx

|
Enviada: Sáb Nov 05, 2005 8:34 pm Assunto: Propagação por Estacas |
|
|
Bem, sou novo no forum, procurei em topicos anteriores sobre propagação com estacas mas nenhum supriu 100% o que eu queria saber...
Após pegar o galho da planta que sera usado como estaca o que eu devo fazer para enraiza-lo? como eu uso os enraizadores? coloco num substrato? por favor..me ajudem
abraços |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2005 9:34 pm Assunto: |
|
|
leonardo,
já coloquei este assunto anteriormente, e agora concluí o seguinte:
- cortar as estacas com +/- 10 cm
- retirar o ponteiro
- retirar a maioria das folhas, deixando somente um par na extremidade superior da estaca,
- cortar as folhas pela metade
- colocar a base da estaca em enraizante por 20 minutos
- colocar a estaca em areia grossa de construção
- cobrir o vaso ou recipiente onde estão as estacas com saco plástico transparente
- mantenha molhado e em local sombreado por um mês
- depois desse tempo retirar o plástico deixando por mais uns 2 3 meses em local iluminado sem sol direto.
- passar para vaso com terra e esterco bem curtido durante o tempo necessário para o bom desenvolvimento da planta.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Nov 08, 2005 7:18 pm Assunto: |
|
|
leonardopx, o Jackson já disse tudo, só tenho a acrescentar que estou conseguindo ótimos resultados com a garrafa pet, fazendo uma mini-estufa, corto a garrafa ao meio, faço vários furos no fundo, coloco areia, planto a estaca, rego com um hormônio enraizante (uso o Biofert raiz) e recoloco a parte superior da garrafa encaixada.
Deixo-a tampada sem mexer por 5 dias, passados esses 5 dias, rego-a novamente com hormônio enraizante e deixo mais 5 dias tampada, depois disso retiro a parte de cima da garrafa e deixo-a na sobra até completar um mês, só então vou colocando-a aos pouco no sol da manhã e começo a adubação um mês depois disso...
O aproveitamento é de 90% das estacas.
Quando forem estacas pequenas e finas, vc pode colocar várias na mesma garrafa pet e só separá-las depois de enraizarem.
Espero ter ajudado.
Um abração. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|