|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 5:05 pm Assunto: |
|
|
Gostei do artigo!
Muito obrigado pelos esclarecimentos! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 12:09 am Assunto: |
|
|
Ae pessoal.
Regar plantas ao meio dia vai muito mais alem de queimar por refração da luz solar.
Existe uma coisa chamada potencial osmótico, que está relacionado com a oferta de agua no solo e a evaporação de agua nas folhas.
Regar nas horas mais quentes do dia é um erro sim.... falta um pouco mais de fisiologia para compreender. |
|
|
 |
Ricardoamm 1.o PASSO

Registrado: 14/05/06 Idade: 48 Mensagens: 192 Localização: ribeirao preto sao paulo
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 10:13 am Assunto: |
|
|
BOM....FAZ 16 ANOS QUE TRABALHO COM BONSAI, TENHO LINDOS EXEMPLARES, TODOS QUE VISITAM MEU ATELIE SEMPRE COMENTAM SOBRE A SAÚDE DAS PLANTAS E POTENCIAL DE CRESCIMENTO!
SEMPRE MOLHEI OS BONSAI DE MANHA E POR VOLTA DAS 14:00 POR CAUSA DO CLIMA DA MINHA CIDADE
NUNCA MORREU UMA PLANTAS, NEM QUEIMOU FOLHA E MUITO MENOS DEIXOU DE ABSORVER MELHOR OU PIOR OS NUTRIENTES!
NÃO SÓ FAÇO BONSAI COMO REALIZO VARIOS TESTES ANTES DE APLICAR ALGUMA TÉCNICA OU ALGO QUE VEMOS ESCRITO POR AI!
ANTES DE ENTENDER FISIOLOGIA OU QUALQUER OUTRA COISA, TEMOS PRIMEIRO QUE FAZER EXPERIÊNCIAS E TER UM POUCO DE TEMPO NO CULTIVO, PARA PODER AFIRMAR SE SIM OU NÃO FUNCIONA!
DESCULPEM MAS ESSA É MINHA OPNIAO E COMO DISSE, EXPERIÊNCIA ANTES DE AFIRMAR QUALQUER COISA.
FAÇAM EXPERIÊNCIAS ANTES DE APLICAREM QUALQUER TÉCNICA OU RELATO QUE SE OUVE POR AI.
ABRAÇOS |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 2:36 pm Assunto: |
|
|
Por tudo quanto é artigo sobre o assunto, conversa com agrônomos, literatura, conselhos dos mais experientes, aprendi que a melhor hora é no início da manhã.
1. A planta passa o dia bem suprida de água e sustenta a evaporação pelas folhas durante o dia;
2. À noite ela estará com menor umidade, porém, suscetível a uma taxa de evaporação bem menor;
3. No inverno, se regar à noite, a planta passa esse período com mais umidade, então propensa a fungos;
Quanto à rega ao meio do dia, o assunto é bem controverso e nada de concreto e científico, e convincente, lí a respeito.
Contudo, em dias de extremo calor e sol inclemente, já reguei e rego, ocasionalmente no meio do dia. Confesso, nunca notei folha queimada ou algum prejuízo às plantas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 5:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Eu acho que o horário da rega total, isto é, quando irrigamos todas as plantas, depende da região do país onde reside o cultivador, bem como do tempo que ele dispõe para executar o trabalho. Alguns podem dizer que esta ultima colocação está em desacordo com fatores como rega automática e tal, mas tenho que, para mim, a presença do cultivador nesse momento é essencial.
Aqui no DF há os que preferem fazer a rega total pela manhã, outros à tarde, como é o meu caso. Alguns bonsaistas antigos, como o Francisco Lustosa, fazem uso da rega no período mais quente do dia e, como a maioria, não vê nada de errado nisso. Eu não faço uso, como outros iguais a mim.
Ao contrário do que cita o nobre colega Ricardoamn, é de bom senso ter conhecimento sobre fisiologia vegetal, botânica e outros assuntos correlatos, pois isso permite ao cultivador aplicar o uso de técnicas de rega diferenciadas, de acordo com a espécie, inclusive. Fazer experimentos é algo criterioso, ainda que o resultado possa ser positivo, como ele diz ser o caso. Saber o que fazer é bem melhor e certo que fazer sem saber o que está fazendo, às escuras, atirando a esmo.
Ler e aprender faz parte do universo do cultivador de bonsai. Não fosse isso, não estaríamos todos aqui reunidos nesse magnifico forum discutindo incluso assunto tão importante quanto é a rega. Por isso, importante ir em busca de informações que dirimam as dúvidas ao invés de apenas ficar testando isso ou aquilo, calcado na dúvida e na incerteza de um resultado duvidoso.
Mas como bem frisou o nobre amigo Elio, as vezes não conseguimos encontrar respostas adequadas a todas as nossas duvidas. Um agronomo amigo explicou certa feita que na hora mais quente do dia as plantas, todas as plantas, fecham seus meristemas, suas células, para evitar a perda hidrica advinda da transpiração foliar. Com isso, resulta que regar nesse período nada acrescentaria, pois seria o mesmo que molhar um plástico, vez que a agua não penetraria nas camadas internas das folhas, hidratando-as como pretendido.
Ocorre que, como eu mostrei a ele, calcado na experiencia de outros bonsaistas, como o Lustosa, as plantas antes murchas, ao receberem a agua da rega aparentavam recuperar-se, voltando ao estado anterior, isto é, adquirindo viço e vigor. Ainda aqui ele refutou, dizendo que o exterior agia assim pelo aporte hidrico, mas o mesmo não ocorria no interior, ou seja, nas células da planta.
Mostrou seus livros de botânica e agronomia, onde vinha escrito e detalhado em trabalhos cientificos inclusive com experimentos (tudo com estudo, sr. Ricardoamn, nada empirico, sorry), justamente o que ele explicara a mim, sobre a rega em pleno sol causticante e abrasador. Mas, ainda assim, resta sempre a velha duvida, e aqueles teimosos de plantão certamente irão sempre contrapor, contra argumentar e continuar a fazer o que acham certo, o que nada nem ninguem pode demove-los.
Em meu viveiro, procedo ao inicio da rega por volta das 17 horas extendendo até finalizar por volta das 18:30, todos os dias, apenas uma vez, mas bem regada cada uma das plantas. Nada ao meio dia nem ao meio da tarde, com o sol a pino. Que murchem as folhas, após a rega voltam todas a ficarem como novas, até a rega seguinte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 6:19 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nicky, como bem lembrado pelo Lustoza, que contradiz o que o agronomo amigo disse, essa questão da planta que murcha as folhas e meia hora depois de regada ela se refaz, é o seguinte:
Pelo que estudei:
1. A absorção da água pelas plantas, ao regar, não se dá pelas folhas.
2. Quando o calor/sol é muito forte, as células guardas fecham os estômatos das folhas, que na maioria das plantas (exceto a aquáticas), ficam na parte inferior da folhas. Algumas, ficam embaixo e em cima, também.
3. Isto para diminuir a evaporação da água da planta
4. Assim, se a folha murcha, pouco ou quase nada adiante pulverizar as folhas
5. Portanto a rega deve ser no substrato que, por consequência, as raízes capilares captam essa água e a transportam pelo vasos do xilema até todas as parte da planta, inclusive folhas, quando então a folha se refaz.
Disso eu tenho certeza, por estudo e por experiência.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 11:53 pm Assunto: |
|
|
Discussoes a parte, ciencia e experiencia tbm. Creio que o mais importante e regar a planta nao e mesmo, afinal de contas, Sao Pedro nao escolhe a hora de regar seus jardins pelo mundo, mas, por uma questao de bom censo e ate de conciencia ecologica, seria mais interessante a rega ao final da tarde, visto que a perda de agua pela evaporacao(digo do substrato para o a atmosfera) seria menor, assim gastando menas agua na rega.
Se regarmos pela manha, talvez evapore com tanta velocidade, dependendo do substrato e do clima, que se faz necessario outra rega no meio do dia, porque a planta nao tera o prazo habil pra absorcao da quantidade necessaria do precioso liquido, ja se regar a tardezinha, ela tera toda a noite e a parte fresca da manha pra absorcao.
Devemos ainda lembrar que mesmo embasados em material cientifico, a experiencia do cultivador, deve variar de regiao pra regiao, nao podemos exigir que alguem que cultive no nordeste, utilize da mesma metodica de rega que alguem do Rio Grande do Sul.
Mas se for necessario ate por uma questao de disponibilidade de tempo para o tal, e como dizem os mais antigos " Se nao fizer bem, mal tbem nao fara", afinal de contas "Se nao matar, engorda" _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 8:25 am Assunto: |
|
|
Eu tenho regado nesta epoca do ano as 15:00, e minhas plantas estao muito saudaveis e nao amarelou nem queimou nenhuma folha.... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 10:43 pm Assunto: |
|
|
O texto na verdade defende a rega nas horas mais quentes para refrescar a planta. E que é errado não regar ao meio dia.
Muita gente perdeu diversas exemplares por não fazer isso.
Basta pensarmos que estando num deserto o que pensamos? Nadas num oásis? O mesmo se dá com a planta. Ainda mais com aquelas que não exibem murcha foliar, como pinheiros, buxinhos, etc e morrem direto. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 12:54 pm Assunto: |
|
|
É isso aí Chaddad, se atendo ao objetivo do texto, é isso aí.
Gostei muito do rumo que tomou esta discussão aqui, assim vale a pena.
Concordo que não é o ideal, que se temos a opção de regar em horários de temperaturas mais amenas seria muito melhor, mas quem não tem cão, caça com gato, já dizia o grande profeta sabe lá de onde... , na verdade em questão de absorção de água pode ser menos da metade de rendimento, mas que há alguma coisa, isso pra mim é fato, é isto que tento mostrar, que pode sim, molhar em temperaturas mais altas não é ideal, mas tem vezes que não há opção.
Como disse o Renan em outro fórum, as vezes meio dia já tá meio murcho, mas molhando ela tem um gás a mais, já para adubação o caso é outro, como é algo que se faz de vez em quando, acho que se tem o dever de fazer numa melhor parte do dia, até por economia, para não jogar mais da metade fora, mais da metade que seria absorvida, pois do adubo utilizado com certeza será!
O importante é cair o mito e muita gente não perder planta de bobeira por uma regra imposta por quem não tinha o que fazer o dia todo ou pelo menos acordava mais cedo, coisa de gente de antigamente, que eles me perdoem...kkkk mas mesmo assim devem ter perdido algumas, menos que nós, pois o sol é outro!
Abraço. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|