|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 5:25 pm Assunto: Romã (projeto e dúvidas) ATUALIZADO: 29/01/2011 |
|
|
Olá a todos! Está quarta-feira fui (novamente) ao CEAGESP aqui de Sorocaba-SP e, como sempre, trouxe uma nova planta para casa. Dessa vez foi uma romã, aqui vão as fotos:
Aí está (me desculpem pela qualidade das fotos ;D), ela está bem grande no momento, mas não vai ficar assim por muito tempo, pelo menos eu acho.
Aí é que está a dúvida, estava pensando em trocar a terra dela e quem sabe até podar um pouco as raízes, e também por meu "projeto" em prática, vejam no que pensei:
Os Cortes:
A projeção futura (também pensei em fazer as copas separadas):
As dúvidas são:
1ª: posso trocar a terra e podar as raízes agora?
2ª: posso fazer os cortes sem me preocupar com a má recuperação da planta?
3ª: minha projeção seria a melhor escolha pra ela?
Agradeço a todos que me responderem e aceito novas projeções ;D _________________ Planta! Vai que pega...
Editado pela última vez por Pedro Catarin em Sáb Jan 29, 2011 5:52 pm; num total de 4 vezes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 6:03 pm Assunto: |
|
|
Pedro, pelo que vi vc tem 2 plantas. 01 com um tronco e outra com 2 troncos.
Então vc pode separá-las e fazer 2 bonsai, ou então,
mantê-las juntas e formar um bonsai com 3 troncos, que é o teu projeto.
Eu particularmente separaria porque a planta com 2 troncos tem úma relação (grossura de cada tronco) muito boa.
De qualquer maneira terá que podar esses troncos deixá-los mais baixo do que vc assinalou. Uns 10 cm do chão. Lembre-se que as novas ramificações primarias e secundárias irão fazer a copa e deixar a planta mais alta.
Caso mantenha o 3 troncos. pode-os em alturas diferente. Por exemplo: o do meio mais alto e os dos lados mais baixo mas um em cada altura.
Quanto ao transplante aconselho só no final do inverno.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 6:33 pm Assunto: Romã |
|
|
Então Elio, a questão é o espaço, já que crio minhas plantas em meu quarto, é melhor deixar as 2 plantas juntas e seguir com o meu projeto.
Concordo com você quanto a relação da planta com 2 troncos, ela é muito boa mesmo, também vi isso, mas acho mais legal realizar o projeto ;D
Os 10cm que você menciona é referente ao chão ou a terra existente no vazo???
O do meio seria o mais grosso né?
Beleza, o transplante farei só no inverno, mas enquanto a poda, posso faze-la agora? E quanto aquelas brotações na base e nos troncos, posso tirar as folhas delas, ou seja, tirar todas as folhas existentes na planta?
Muito obrigado pela atenção Elio, levarei suas dicas para sempre comigo! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 9:36 pm Assunto: |
|
|
Pedro, os 10 cm é da superfície do substrato.
Quanto à posição dos tronco, o ideal seria o mais grosso ficar no meio. Acontece que o tachiagari (início do tronco) ficaria aparecendo que são 2 plantas. Então, use a frente onde o tronco mais grosso fica na esquerda e a planta individual ficará atrás, parecendo que as 3 formam uma planta só.
Quanto às brotações baixas, não pode nem desfolhe. Só depois que novas brotações vierem após a poda, então tire todos esses galhinhos.
Pode executar a poda agora. O do meio pode reto. Os dos lados pode em diagonal ficando a parte mais alta do corte para fora.
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 10:36 pm Assunto: |
|
|
iaew brother,
achei muito boas as opniões do Elio.. não sei se aki dari 10cm, mas eu podaria na altura do seu indicador mantendo toda ramificação possivel.
estou basicamente repetindo os conselhos, mas agora ilustrados...
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 10:04 am Assunto: bonsai |
|
|
Cultivar planta no quarto parece algo interessante. Mas faço uma ressalva: é preciso incidência de luz e calor solar diretos sobre uma romanzeira, para que ela possa se desenvolver bem, do contrário, a tendencia é não crescer, emitir poucas brotações, com entrenós longos e folhas que amarelam e caem mais rapidamente.
Data vênia, ouso sugerir que, sendo esse o seu espaço de cultivo, faça um replantio emergencial, adotando vaso de treinamento com o dobro da circunferencia do atual vaso plastico, com altura minima de 15cm, contendo um substrato mais drenante: caco ceramico, carvão vegetal, folhas secas, casca de pinheiro, terra granulada, bioplant (substrato comprado pronto que contem, entre outras coisas: vermiculita, casca de pinus e de coco queimadas).
Com isso, sua planta será melhor estimulada a um crescimento mais saudável, o que incidirá num retorno mais adequado que se mantida no atual recipiente. Além do mais, o vaso favorece a mobilidade, permitindo que vc disponha a planta em local onde possa receber as benesses da ação climática adequada (sol, chuva e calor). Lembrando que a melhor adubação só poderá ser feita a partir do 45.º dia decorrido do ultimo envase.
Outrossim, todas essas mudanças podem ocorrer juntamente com as alterações planejadas nas plantas, isto é, após cortar os caules, reduzindo seu tamanho. Aplique uma boa pasta selante ou cola branca para madeira, para favorecer a cicatrização nos cortes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 11:25 am Assunto: Romã |
|
|
Agradeço a todos que me ajudaram com ela! Foram muito importantes essas dicas recebidas.
Quanto aos cuidados e tudo mais... nossa, complicado né?
Achei que era uma coisa mais simples, mas acho que darei cabo disso
Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 3:01 pm Assunto: Romã |
|
|
Olá Nicky, gostaria de fazer uma breve pergunta e uma observação:
No transplante sugerido, posso podar um pouco as raízes? Se não puder, posso pelo menos desmanchar um pouco o torrão?
E quanto ao vazo, não possuo um com as dimensões sugeridas por você, tenho somente um um pouco maior, mas, se um vazo maior for para engrossar o tronco e tudo o mais, para mim não será necessário, pois afinal, o meu projeto anterior (no paint) não se referia exatamente a um bonsai com 3 troncos, e sim, uma floresta aglomerada, como mostra na figura:
Os 3 troncos fariam as ramificações principais, surgidas na base, e alguns um pouco mais acima, as secundárias, que formariam futuramente, a copa densa e alta.
Agradeço se me responder rapidamente pois pretendo fazer as modificações ainda hoje
Muito obrigado pela atenção! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 4:34 pm Assunto: Romã |
|
|
Alguém pode me responder por favor??? É um pouco urgente...  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 12:29 pm Assunto: |
|
|
Passados 9 dias, transplante e cortes feitos, a planta se encontra assim:
(Notem o brilho da cola de madeira que passei para cicatrizar os cortes)
Novos brotos surgindo:
Seguir os conselhos do Elio quanto aos cortes, e os do Nicky quanto ao substrato, usei metado do fundo do vazo de folhas secas e casca de um arbusto do meu condomínio, coloquei 3 pedras grandes de carvão por cima da cama de folhas, coloquei um pouco de terra vegetal com humus (pequena quantia), usei uma boa parte de argila marrom e vermelha e cobri tudo com pedrinhas de construção.
Ah, tenho umas dúvidas também:
º Quando vou poder po-la no sol?
º Quando poderei começar a adubação? (adubo especial para bonsai da Vitaplan)
º Fiz certo???
Agradeço a ajuda de todos com esta planta, irei sempre atualizar ela e espero que me acompanhem neste singelo trabalho!
Abrços a todos!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 8:14 pm Assunto: |
|
|
A altura está boa, mas eu teria cortado somente os troncos e mantido os galhos/ folhas que estavam nesta parte que sobrou, mas tudo bem. Aguarde uns 45 dias para iniciar adubação. Pode pegar um solzinho, sem exagero. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 8:33 pm Assunto: |
|
|
Bom pedro.. quanto ao sol eu sigo as recomendações aqui do fórum.
20 dias na sombra e água fresca, só depois eu coloco no sol.. pelo menos tá dando certo.. ainda não morreu nenhuma...
adubação é como o nickey falou... 45 dias no mínimo...
boa sorte
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 9:22 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, mantive os galhinhos que sobraram até ontem, eles estavam amarelando as folhas e não estavam servindo de nada, mas só os retirei após notar as novas brotações.
Quanto ao sol, posso coloca-la naquele sol do fim da manhã? (entre 9:00 e 11:30)
E quanto ao sol do início da tarde, posso coloca-la um pouco sobre ele também? (entre 13:30 e 15:30 mais ou menos)
Mc, vou fazer isso então, vou mante-la no canto fresquinho e que não bate sol direto do meu quarto. Sempre molho as pedras da superfície com o borrifador, vizando manter a temperatura agradável da seiva que passa pelos troncos (óia a sabedoria... ).
Só depois desse tempo de recuperação que irei adubar então, de pouco em pouco cláro.
Após ela estar completamente recuperada e com brotações vigorosas, colocarei ela do lado de fora do prédio (um cantinho cedido pelo síndico) em que ela pegará bastante sol.
OBS: Ainda há uma pequena dúvida, já posso retirar a cola (cola branca de madeira daquela Cascorez) que usei como cicatrizande? Se sim, como? Retirando com a unha mesmo ou deichando ela amolecer com água?
Agradeço pelas singelas dicas que me esclareceram e me ajudaram muito!
Abraços a todos!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 6:01 am Assunto: |
|
|
Só mais uma dica, quando for cortar radicalmente mais de um tronco, mantenha a altura de cada um deles proporcional ao diametro do tronco.
tronco mais fino poda mais baixa, tronco mais grosso, poda mais alta.
quanto a cola, use-a para afixar um pedaço de papel aluminio de tamanho sufucuentemente grande a ponto de cobrir todo o corte e mais um pedacinho. e só retire o papel aluminio quando o corte estiver plenamente fechado.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 1:58 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica Filipe! Mas, se a intenção foi corrigir um pouco o projeto, eu agradeço mas manterei assim, logo tentarei fazer uma projeção mostrando exatamente o que pretendo fazer.
Quanto a cola... eu passei ela com o dedo encima do corte, não botei o papel alumínio. Isso do corte estar completamente fechado, você se refere a ele ficar marrom na área do corte né? Sem aquela bordinha verde que fica na área da casca? Se sim, então acho que já posso retirar a cola, mas... como?
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|