Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mgaleti
Registrado: 26/10/10 Idade: 51 Mensagens: 32 Localização: CAMPINAS-SP
|
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Dez 05, 2010 8:43 am Assunto: |
|
|
Tem foto dela antes? Parece estar indo muito bem. Está bonita e forte
Deixe ela crescer mais um pouco ainda, observe se há raízaes querendo sair pelo fundo do escorredor. Se sim, apóie-o sobre uma terra bem adubada no chão ou senão numa bacia (mamadeira).
O morrinho quando no vaso normalmente se evita, mas por enquanto não vejo problemas. Se bem que às vezes utiliza-se este artifício para dar a impressaõ da base ser mais larga em alguns bonsais, mas não é o mais adequado.
Sua planta ainda precisa melhorar a conicidade, então se eu fosse você deixaria alguns galhos crecerem livremente (livre mesmo), como por exemplo o pequeno galho que está mais próximo da base. Assim depois que engrosssar mais vai ser retirado futuramnte.
Nesta fase eu ja pensaria em aramar para distribuir bem os galhos e talvez até podar galhos mal posicionados. A desfolha pode até ser feita, no intuito de melhorar a observação do arranjo dos galhos, mas não com a intenção de diminuir o tamanho das folhas _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 9:39 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 e pessoal do Forum
Antes de tudo desculpem pela indelicadez !! Postei o pedido de ajuda e acabei me ausentando do forum por motivos pessoais e não respondi a ajuda dada pelo Nikkei 100 !! Foi uma atitude ruim ! Desculpem !!
Dei uma bela olhada, com calma, no bonzai nesse final de semana e estou pensando em fazer a desfolha e começar a acertar a conicidade dele (conforme sugestão do Nikkei 100). Só preciso antes procurar no forum se agora (verão) é uma boa época para essa desfolha.
Obrigado por enquanto.
Galeti |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 10:28 pm Assunto: |
|
|
Este ficus é o ficus boni, o madioquinha. cuidado em emxer com os galhos, quebram muito fácil. Outro cuidado é não fazer desfolha total, ele pode não brotar e vir a óbito. Meio impertinente este bichinho...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 7:37 am Assunto: |
|
|
Realmente a desfolha total é desaconselhável. Sempre dei pelo menos um par de folhas na ponta de cada galho. Senão corre o risco de secar e perd^-lo _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 8:00 am Assunto: |
|
|
iaew brother,
blz?
visando uma planta mais robusta, eu formaria a planta com o 1º galho e deixaria todo o resto como galho de sacrificio. pra isso faria algumas podas na parte supoerior pra evitar que ela faça sombra ao ao 1º galho que futuramente seria o bonsai.
vlw..
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 2:36 pm Assunto: |
|
|
Felipe
Primero galho da direita (beeeem fininho) ou o da esquerda mais ao alto (bem grosso) .. acho que vc esta falando do primeiro a direita mas como ele muito fino resolvi perguntar. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 12:15 am Assunto: |
|
|
mgaleti,
é ele mesmo, o fininho.
o bom de trabalhar com ele é que ao mesmo tempo que vc forma o bonsai ele contribui pra uma boa conicidade, alem disso, essa especie é dificil de aramar depois que ele passa dessa espeçura ainda assim é perigoso quebra-lo ao tentar dar forma mesmo ele sendo bem novinho.
portanto da pra combinar uma aramação leve com uma condução por podas, estou guiando um assim, vou tentar tirar umas fotos para ficar mais facil na hora de explicar.
estou sugerindo isso, pq o tronco é bem reto e não vejo algum estilo que se possa adaptar a planta.
bom, o melhor disso é que vc pode ir usando esse galho fininho pra ir moldando o bonsai e se a estrutura maior apresentar algum projeto bom, vc o usa o galho fininho como de sacrificil.
t+ brother
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 10:08 pm Assunto: |
|
|
Filipe,
Boa !! Gostei da idéia ... estive olhando ele com calma e tem um galho um pouco mais grosso em cima desse fininho que voce mencionou .. nas fotos não dá pra ver.
Estou pensando em tirar um pouco das folhas (não vou tirar tudo pois vocês já me deram a dica) para poder ver melhor e pedir novamente a opinião de vocês.
Obrigado por enquanto !!
Valeu !
Marcelo |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 8:43 pm Assunto: |
|
|
Bom dia a Todos,
Fiz uma pequena desfolha (com receio de perder o ficus) e acho que já dá para ver a estrutura dos galhos.
Sugestões sobre qual rumo tomar ? Será que eu poderia partir para aquele estilo (não me lembro o nome) que o vento faz a arvore pender para um só lado ?
Fotos ....
 |
|
|
 |
mgaleti
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 9:37 pm Assunto: |
|
|
Oi Pessoal,
Final de ano, férias ... queria ver se alguém teria alguma idéia para me ajudar ... alguma sugestão de qual estilo ecolher ...
Boas Festas a Todos |
|
|
 |
|