FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida...Primeiros Bonsais...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
willian_wcz

MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2010 10:14 pm    Assunto: Dúvida...Primeiros Bonsais... Responder com citação

Bom pessoal, criei coragem e resolvi me aventurar a fazer meus primeiros bonsais. Li muito material a respeito. Muita coisa divergente e como eu não tinha nenhuma referência, acabei por fazer uma catança nas informações e fui comprar duas mudas: um ficus e uma azaléia.
- Quanto ao substrato, utilizei 2 porções de terra natural, 1 porção de terra vegetal, misturei pedriscos de argila para a aeração e um pouco de humus.
- Comprei dois vasos de barro, aumentei os furos de baixo para a drenagem e coloquei cacos de telha no fundo antes do substrato.
- Removi a terra que veio com as plantas, na raíz. Podei os famosos 2/3(dois terços) das raízes, aramei as 2 mudas e plantei.
- A rega tem sido diária no final da tarde.
Bom, passadas quase 3 semanas, o ficus perdeu muitas folhas e a azaléia está com as folhas murchas e ressecadas.
Minha dúvida é se, baseado nas características acima, dá pra dizer que minhas mudas já morreram ou se elas estão ainda se recuperando da poda. Caso a resposta seja de que elas tenham morrido, a que vocês atribuem meu erro nessa primeira tentativa?

Em tempo, adquiri farinha de osso mas ainda não apliquei. Não sei se ainda dá tempo. Mas não sei também exatamente como aplicá-la nos vasos.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

Forte abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2010 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Cara os ficus são plantas são muito resistente, sobre azaleia tem um tópico sobre sustrato para ela, acho que pode te ajudar um pouco.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 2:30 am    Assunto: Responder com citação

olá willian.... acho q o substrato q está usando precisa ser melhorado...
use 50% de terra vegetal ou terra normal.... encontrada nos quintais e com uma qualidade boa e o restante de pedrisco, areia grossa, caco de tijolo moido e sem o pó. isso é muito importante para o bonsai pq ajuda no crescimento das raizes... a azaléia não gosta muito de terra. olhe este vídeo pra vc ter uma idéia...
http://www.youtube.com/watch?v=Vc-ohzIVeeU&feature=related
tomara que ajude...
abração
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 8:02 am    Assunto: Responder com citação

Fez uma poda significativa das raízesm, não como estavam ou como estão. Se quiser postar fotos ajuda. Se não tinham muitas raízes as plantas podem ter sentido um pouco. A azaléia é mais sensível, neste caso acho normal ela secar todas as folhas, provavelmente secaria mesmo se não tivesse feito a poda de raízes.
Deixe as plantas na sombra por enquanto.
willian_wcz

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 7:15 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado à todos pelas respostas e pela ajuda.
Nikkei, envio abaixo algumas fotos e já abusando da sua boa vontade, envio também fotos de um Ficus que replantei no mesmo dia da Azaléia para a análise e diagnóstico de vocês. Assim como a Azaléia, as folhas todas secaram. Lembrando, ambas as plantas são minhas primeiras tentativas de fazer um Bonsai.
Azaléia

Ficus

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 8:28 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Willian, vc acertou bem quando elegeu o ficus como uma primeira tentativa de ingressar no universo da arte bonsai, mas errou feio ao escolher a azalea. Lamento dizer, mas é natural esse tipo de situação, incluso por que a azalea geralmente apresenta uma linda floração, um forte atrativo para principantes. Shocked

O substrato para essas espécies deve ser diferente. O ficus aprecia qualquer tipo de solo, mas a azalea não. Costumo orientar a que o solo para ficus seja bem drenante, pois o maior atrativo em seu cultivo e uma das grandes caracteristicas dessa espécie, são suas raízes, tanto as de solo como as aereas, que crescem nos galhos e descem até o solo, formando uma estrutura bem atrativa visualmente falando. Very Happy

Geralmente, eu uso no cultivo do ficus: caco ceramico (que pode ser obtido via tijolo maciço ou telha triturados em fragmentos pequenos), pedrisco (que pode ser brita zero, seixo de areia ou similar), carvão vegetal (do tipo usado em churrasqueira, fragmentado em pedaços pequenos), casca de pinheiro (ou de outra arvore, desde que grossa e porosa), Bioplant (um substrato comprado pronto, utilizado principalmente para a germinação de sementes por horticultores).

O Bioplant, aliás, é o melhor solo que conheço para o cultivo da azalea. Ele sozinho, aliás, sem nenhum outto material. Em sua composição, entre outras coisas, há vermiculita, casca de pinus e fibra de coco queimadas. Isso o torna bem leve, mas bom para reter a umidade que as raízes capilares, que são as raízes mais finas de uma planta, necessitam para seu desenvolvimento. Very Happy

Outra situação que depõe contra suas plantas, justificando a razão por terem reagido como fizeram, é o fato de que a origem delas pode ser um fator agravante. Plantas compradas em locais que tem estufa, onde geralmente são mantidas em temperatura simulada e controlada, não são uma boa aquisição. Plantas compradas em viveiros que estão cobertos com sombrite ou plastico, tambem não servem.

Ao comprar uma planta, vc deve ter o cuidado de adquirir aquelas que são cultivadas a céu aberto, ou no máximo levemente sombreadas por outras arvores. A azalea gosta desse tipo de cultivo, mas muitos viveiristas preferem seu cultivo sob sombrite ou plastico ou estufa, o que atrapalha o seu cultivo por parte do bonsaista, principalmente o iniciante, que desconhece essas peculiaridades do cultivo e acaba perdendo dinheiro e material por seu desconhecimento. Sad

Atento a esse detalhe importantissimo, é de praxe evitar o reenvase ou replantio, antes que a planta esteja devidamente aclimatada a seu novo habitat. O ideal, então, é manter a planta no vaso em que foi comprada, bem como cultivar a planta pelo menos por um ano, até sua adaptação ao novo lar, enquanto realiza nela algumas intervenções básicas, bem como faz um aporte adequado de adubação para fortalecer e preparar o material para intervenções mais sérias e complexas, como aramação, poda radical e reenvase ou replantio. Shocked

O melhor a fazer em relação a suas plantas é: coloca-las em local onde possam receber luz e calor solar pela manhã, evitando o sol forte da tarde. Manter a rega diária sempre ao final da tarde, não adubar de maneira nenhuma, nem realizar nenhuma intervenção. Shocked

Pode até ser que elas se recuperem dessa, digamos assim, "agressão" de sua parte. Mas é prematuro afirmar isso. De qualquer maneira, melhor aguardar os próximos dois ou tres meses, observando se nesse espaço elas reiniciem seu ciclo, o que poderá ser constatado por novas brotações que se mantenham estaveis, pois podem ocorrer brotações que não vinguem. Rolling Eyes

Para a próxima aquisição, além de seguir as dicas acima, busque espécies mais resistentes e fáceis de lidar: junipero, caliandra, piracanta, ulmus, serissa; Com elas, poderá aprender muito, e descobrir que a arte bonsai é muito mais do que leu ou aprendeu em livros e revistas. Boa sorte em seu futuro como bonsaista e seja bem vindo ao nosso meio. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 9:49 am    Assunto: Responder com citação

William, sua aramagem está errada. Não junte dois galhos ao aramar, não é conveniente; mesmo se sua intenção fosse que estes dois galhos se fundissem, pois vai gerar conicidade invertida (parte de cima mais grossa que a de baixo.
Agora eu retiraria os arames, deixe ela se recuperar, os arames agora não vão fazer diferença. Tome cuidado ao retirar para não lesar a planta, ok?
willian_wcz

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, em primeiro lugar preciso agradecer a verdadeira aula dada pelo NickyFury e as excelentes dicas dadas pelo Nikkei.
Gostaria de passar algumas informações que não passei anteriormente. Por exemplo, com relação ao substrato, estas duas plantas são minhas primeiras experiências, portanto fiz a mesma mistura que foi a seguinte:
- 2 partes de terra natural(de solo de quintal mesmo)
- 1 parte de terra vegetal
- Um pouco de humus de minhoca
- pedaços de argila expandida(triturados) numa tentativa de aerar o substrato.
- A poda das plantas foi feita de forma radical cortando cerca de 2/3 do comprimento das raízes.
Tudo foi acondicionado sobre cacos de telha, em cima de uma tela no fundo dos vasos, com grandes furos para drenagem.
Seguirei os conselhos que me foram dados, entretanto, numa tentativa de salvar o ficcus, acabei colocando um pouco de farinha de osso somente no ficcus.
Vou também retirar a aramação e tentar a regra quinzenal com vinagre(uma colher pra um litro dágua) para acidificar o solo da azaléa conforme eu li aqui no fórum.
Nikkei, vejo que você é de São Carlos também, por acaso você é apenas bonsaista por hobby ou você tem alguma loja do gênero em que isso seja sua profissão??

Mais uma vez obrigado à todos!!
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 11:56 pm    Assunto: Responder com citação

Willian.. eu sou principiante e já perdi plantas por compactação do solo... seu substrato ainda não está drenante.... junta mais uns 30% de areia grossa pelo menos... espero ter ajudado..
abraço
willian_wcz

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 7:28 am    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Willian.. eu sou principiante e já perdi plantas por compactação do solo... seu substrato ainda não está drenante.... junta mais uns 30% de areia grossa pelo menos... espero ter ajudado..
abraço

Tem razão Mcdonald, eu estava lendo sobre isso também, além das mudanças que eu citei acima, vou acrescentar areia grossa ao solo.

Obrigado, irmãozinho, pela ajuda...
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Willian, não tinha visto que era de São Carlos, podemos nos encontrar para conversar. Cara, de longe sou um bonsaísta ou coisa do tipo. Faço como hobby e sou mero iniciante/principiante. Na verdade sou veterinário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Caramba pessoal.. vcs são de São Carlos... adoro esta cidade por que foi ai uma das minhas maiores conquistas na Volta Internacional de São Paulo... acho q vcs já ouviram falar..... param a cidade para os ciclistas chegarem... tem uma matéria bem no centro da cidade.. se quiserem conferir tá ai o vídeo....
http://www.youtube.com/watch?v=G06ewHIKoUs
abração
willian_wcz

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Ihh Caramba, mundão pequeno hein....Claro que já ouvi falar da volta cicllística de SP....Quer dizer que você é um daqueles malucos que pedalam 200km num dia só??? E dos bons hein...parabéns pelas conquistas McDonald!! Bacana o seu video também...

Nikkey, podemos sim marcar pra conversar cara, assim que você tiver um tempo...Preciso de dicas básicas desde o início de um Bonsai como de bons lugares aqui em São Carlos para comprar acessórios e mudas(se é que existe aqui).

Excelente Natal pra vocês e obrigado pela ajuda!!
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 03, 2011 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

Cara... hehehehe... se fosse 200 tava bom.... são mais de 250kms num dia só e o pior q vc já vem de 4 dias com uns 400kms nas pernas.. dói pacas.. mas valeu muito a pena...
abração meu véi...
Pethrus Barros
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2011 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

Até onde eu sei, não devemos usar Humus em Azaléias, o substrato correto pode ser esse:
Composição:
30% terra preta
20% turfa
20% casca de pinus triturada
20% pedrisco 04mm
10% cinasita
5% Casca de arroz queimada.
Espero ter ajudado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: