|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 10:32 pm Assunto: |
|
|
Não digo que estão certo mais você deve pensar uma coisa, existe na química uam constante chamada pK que define o quanto uam coisa se dissocia, quando você diz que o ion NH4+ reage com o ion OH- você deve lembrar que sobra ion H+ o que leva este ion a reagir com água e formar ion H3O+ que é uma poderoso ácido o que me leva a crer que neste caso sua base conjugada é fraca, por isso acredito que o solo não se alcaliniza e sim acidifica.
Qualquer erro desculpa, periodo de estudo. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 12:52 am Assunto: |
|
|
Noooooooooooooooooossa... uma verdadeira aula...... que incrível, e se alguém por ventura ler este tópico um dia e já tiver colocado a uréia no substrato... se regar bastante anula o efeito da uréia ou piora ainda mais? _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 9:18 am Assunto: |
|
|
no fim não entendi nada
mais tambem quem mandou fugir das aulas de quimica.  _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 1:05 pm Assunto: |
|
|
Realmente, há o problema dos íons hidrônio...
Então vamos a uma conclusão mais abrangente e a uma tentativa de explicação mais simples:
A reação da uréia com água produz NH4+, NH3 e CO2, sendo este último não tão importante nesse caso.
O NH4+ reage com a hidroxila da água (OH-), formando o hidróxido de amônio, o NH4OH, que é uma base e que pode atacar as raízes da planta, já que permanece na solução.
Ou seja, quando você colocar uréia e água em um vaso, o hidróxido de amônio estará lá, podendo atacar as raízes do vegetal.
O NH3, a amônia, sai da solução porque é gasoso, mas mesmo não estando no solo, esse gás, em contato com as folhas da planta, causa prejuízos para ela também.
Vamos lembrar que a água, em sua auto-ionização, se separa em H+ e OH-. Estes íons se recombinam novamente, voltando a formar água, H2O.
Como o íon amônio, NH4+, pega um OH- da água, fica sobrando um H+, que pode ser recombinar com uma molécula de água, formando o H3O+, que é altamente ácido e também permanece na solução.
Daí, de acordo com a localização e/ou escoamento do NH4OH ou do H3O+, um desses dois, ou os dois podem atacar as raízes da planta.
O H+ também pode se recombinar com outro elementos, formando várias outras coisas.
Enfim, só é recomendado o uso de uréia em quantidades exatamente certas, visto que a formação de NH3, NH4OH e/ou H3O+ pode prejudicar potencialmente o vegetal atacado.
--------------------
@Mc: quanto mais você regar, tendo ureia lá, mais você vai diluir todos esses produtos que estão sendo formados. Quanto mais diluídos, menor o efeito deles, mas aí você estaria transformando o seu vaso em um lago e já estaria lixiviando os nutrientes do substrato e... um caos total! ^^"
Portanto, é melhor ter extremo cuidado.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 2:39 pm Assunto: |
|
|
Apenas a titulo de aumento de conhecimento não citamos como o solo se saliniza.
O que ocorre é que uma reação ácido-base, que é o que ocorre com o NH4OH mais H3O+, formando sal.
Só que temos um porem, se minha contas não estão erradas o NH3OH é uma base fraca e o H3O+ um ácido forte, gerando assim o sal de carater ácido, que ao sofrer hidrolise salina abaixa o pH do solo.
Bom acho que ta tudo muito bem dito.
Editado pela última vez por Pedro Reimão em Ter Dez 14, 2010 5:05 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 4:07 pm Assunto: |
|
|
desculpa pessoal de tudo isso
ai em cima
quer dizer entao que
"nao use ureia" _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 4:48 pm Assunto: |
|
|
Pedro, é NH4OH ^_^
Mas acho que isso aí que você disse tá certo mesmo.
É isso aí! ;D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 5:07 pm Assunto: |
|
|
Desculpa o erro .
Bom pessoal dando um final mais bonitinho, as raizes se desidratam pela salinidade e ainda são destruidas pelo baixo pH.
Resolvido. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 11:12 pm Assunto: |
|
|
Nooooooooooooossa... não achei q uma pergunta tão boba iria se transformar numa aula de química... mas isso é bom pra gente saber o quanto é perigoso então o uso da uréia.... será q os senhores ai de cima saberiam com suas fórmulas qual seria o valor exato de uréia para se usar em um vaso de bonsai. Mas mesmo assim eu não me arriscaria pois vi q causa mais mal do que bem... mas só pra ficar registrado... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 9:50 am Assunto: |
|
|
@Pedro: sem problemas! ;D
@Mc: Eu particularmente não sei... Isso fica para alguém mais especializado no assunto, ou alguém que já detém a informação ^_^
Se fóssemos descobrir, do zero, teríamos que fazer diversas experiências... além o monitoramento da planta... ^^" O que seria meio trabalhoso....
E sua pergunta não foi boba
Apenas tentamos explorá-la ao máximo, o que deveria ocorrer com todos os outros tópicos o fórum. Há muito o que se explorar em termos biologia, pedologia (análise de solo), química (como agora), etc.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 10:04 am Assunto: |
|
|
Cara, eu tenho um trabalhão pra não deixar meus cachorros fazerem xixi nas minhas plantas, pra não liberar amônia e queimar as plantas e tem gente querendo usar uréia Não use isto ou qualquer outra coisa que contenha muito nitrogênio, só prejudica a planta.
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 10:01 pm Assunto: |
|
|
Gente foi divertido descobrir tudo isto.
@Mc: Não existe pergunta boba, existe gente ignorante que não quer estudar.
Outra coisa é que o que temos que intender é que a diferença entre venenos e remédios é apenas a dose, como não temos meios eficientes de trabalhar doses nas nossas plantas acho por bem como disse o Guilherme não usar.
Pessoal queria pedir um favor, postei sobre minha acerola já algum tempo no forum, gostaria que vocês fossem la para que pudessemos discutir o que fazer com ela, acho ate relativamente facil esta parte física do bonsai, mas quando preciso decidir como podar ou aramar me perco muito, intão quem puder me ajudar agradeço muito. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 1:45 am Assunto: |
|
|
pedrojorge escreveu: | Gente foi divertido descobrir tudo isto.
@Mc: Não existe pergunta boba, existe gente ignorante que não quer estudar.
Outra coisa é que o que temos que intender é que a diferença entre venenos e remédios é apenas a dose, como não temos meios eficientes de trabalhar doses nas nossas plantas acho por bem como disse o Guilherme não usar.
Pessoal queria pedir um favor, postei sobre minha acerola já algum tempo no forum, gostaria que vocês fossem la para que pudessemos discutir o que fazer com ela, acho ate relativamente facil esta parte física do bonsai, mas quando preciso decidir como podar ou aramar me perco muito, intão quem puder me ajudar agradeço muito. |
olá pedro.. manda o link pra gente...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Jan 04, 2011 9:35 am Assunto: eu já usei e não aconteceu nada de ruim |
|
|
acontece que é só uma vez ou outra e bem diluída
mas depois de tudo isso que li, vou ficar mais atento |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|