|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gilson Mendes de Góis 1.o PASSO

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Qua Nov 09, 2005 11:35 am Assunto: Propagadores de estacas: necessários ou não? |
|
|
Pessoal,
Eu tenho visto em alguns tópicos dos fóruns, que alguns colegas utilizam cobrir seus propagadores de estacas com plástico para imitar uma estufa. Outros utilizam de garrafas pet para fazê-lo.
Gostaria de perguntar aos que tem mais experiência: isso é realmente necessário?
Eu tenho obtido um sucesso relativamente satisfatório com meus propagadores ao ar livre, tomando chuva, etc. Entretanto, após ver os tópicos citados acima, fiquei pensando: será que o resultado não teria sido melhor se eu tivesse tentado daquela forma?
Aproveito para perguntar mais; qual a finalidade do plástico, só manter a temperatura mais elevada ou tem outra funcão?
Abraços
Gilson |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Nov 09, 2005 12:38 pm Assunto: |
|
|
depende da especie
ficus, amora, serissa, roma não precisa por exemplo elas pegam bem facil.
agora para propagar acers palmatum o resultado é muito grande em comparação.
a finalidade é manter a umidade. eu deixo umido o substrato, e não molho mais deixo de um mes pra mais fechado dependendo da especie.
a vantagem de não molhar é que o hormonio em talco fica na estaca e não sai com a rega o que o torna bem mais efetivo. |
|
|
 |
leonardo_al

Registrado: 02/10/05 Mensagens: 45 Localização: Uberlândia - MG
|
Enviada: Qui Nov 10, 2005 1:45 am Assunto: |
|
|
Olá Gilson
Não sou experiente na propagação por estacas mas faço da seguinte forma. Utilizo garrafas pet para aumentar a umidade do ar e só coloca as estacas em contato direto com o sol após um mês. Algumas espécies como jabuticaba não consegui nenhum resultado com estacas direto ao ar livre.
Abraços
Leonardo. |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Qui Nov 10, 2005 5:17 am Assunto: |
|
|
gilson
o TC e o leonardo já responderam, mas só quero complementar.
como as estacas não têm raízes, a absorção de água é pequena, e como as folhas continuam o processo de respiração, é perdido uma quantidade grande de água da estaca, por isso se vc colocar o plástico, a umidade permanesse alta, logo a água absorvida pelo corte da estaca é suficiente para manter a planta viva. _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Gilson Mendes de Góis 1.o PASSO

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Qui Nov 10, 2005 6:30 am Assunto: |
|
|
É isso aí amigos,
Valeu muito os esclarecimentos de vocês todos
Vou tentar dessa maneira.
Abraços!
Gilson |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|