|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 6:07 pm Assunto: alporquia |
|
|
qual o tempo para um alporque de pitanga e acerola dar certo? |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 7:26 pm Assunto: |
|
|
depende de muitos fatores...
acerola uns 3meses mais ou menos eu fiz uma ano passado e nao esperei ficava abrido toda semana pra ver ele so deu uma raiz mixuruca e mesmo assim eu retirei e ele nao vingou... agora fiz de novo e ta com 1mes e so vou tirar em fevereiro ou março/2011
agora a pitanga ouvi dizer que se pegar vai ai muito tempo tipo uns 12 meses ou mais. eu ainda nao testei... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 8:30 pm Assunto: |
|
|
a pitanga creio que seja em torno de 3 meses tbm dependendo da espesura do galho e claro
mais use um plastico transparente que quando começar a aparecer e a hora de retirar
e nao esqueça de usar ormonio enraizador de vez em quando _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 3:01 am Assunto: |
|
|
Aproveitando o tópico do nosso amigo quero tirar uma pequena dúvida.
No caso do ficus, assim q aparece as raizes devemos retirar a planta. Minha dúvida é pq meu síndico queria tirar a planta do vaso ai resolvi retirar algumas mudas, uma pequena para bonsai e as outras duas seria para plantar no bosque em frente ao condomínio. Fazem 3 meses e a única alporquia q vingou foi a do tronco bem grosso, do tamanho de uma garrafa de cerveja. Já posso tirar? _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 5:25 pm Assunto: |
|
|
Bruno ao contrário do que colocado aqui, o alporque de pitanga não é apenas demorado como na maioria dos casos não funciona. É uma particularidade das mirtáceas em geral a dificuldade de enraizar através de alporque. Primeiro problea é que a casca se recompõe com muita facilidade então ao invés de enraizar ela fecha o local andes das raizes se formarem. Isso faz com que a gente tenha que ficar de olho e todo o mês abrir o alporque e retirar a casca que está se refazendo. mesmo assim já tive casos de ficar esperando 2 anos e não criar raiz nenhuma. Isso também com outras mirtáceas (jaboticaba, camboim, guabiju, etc..) A acerola, tenho informação que enraiza mais rápido, pois é uma espécie que nunca tentei até porque na região onde moro não se pode ter um péde acerola pois a geada mata.
Quanto a dúvida do Mcdonnal a retirada do alporque pode ser feita quando as raizes tiverem uns 4-5 cm, mas no verão tem que ter o cuidado de deixar folhas numa proporção a quantidade e tamanho das raizes e não colocar a planta direto no sol.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 7:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Complementando a resposta do Elio Luis, a aceroleira rende bem em termos de alporquia, mas é demorada: em torno de 8 meses a um ano, dependendo da grossura do material bem como da época em que for feito. O ideal é ficar atento e tão logo se observe raízes adventicias, retirar o plastico e colocar no lugar um vaso plastico preto, contendo substrato drenante com bioplant, para auxiliar na fixação das novas raizes.
Nem todo alporque de aceroleira, porém, progride. Ainda que surjam algumas raizes, ele pode, por razões desconhecidas, desandar, secando todo o galho, perdendo-se todo o trabalho e material.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

Registrado: 18/03/11 Idade: 45 Mensagens: 117 Localização: Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 10:14 am Assunto: ipe amarelo |
|
|
ola amigos coloquei um post, em outro forum, mas aqui parece ser mais apropriado. aproveitando o embalo de alporquia, queria saber se alguem tem noticias de alporque de ipe amarelo (Tabebuia alba), visto que fiz um a uns quinze dias e não vi nenhuma materia na net tratando sobre o assunto.
Perguntei a alguns bonsaistas, me disseram que é possivel, mas ninguem me disse que ja fez e que deu certo.
Informações do alporque:
-o galho tem uns 8 cm de diametro,
-deixei o esfagno em solução com benerva 24 horas
- envolvi o anel ( que fiz com 4 cm de espeçura) com o esfagno e coloquei saco preto em volta
- hoje por curiosidade/anciedade retirei o esfagno, vi que não tinha nada ainda, fechei o alporque com um pouco mais de esfagno.
as perguntas:
- como sei que o alpoprque "pegou"?
- quanto tempo deixo o alporque?
obrigado a todos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 8:24 am Assunto: bonsai |
|
|
Elcio, em outro tópico, não sei se postado por voce ou outro colega, fiz uma explanação detalhada acerca de alporque em ipê amarelo. Como se trata de uma nativa complexa, é importante conhecer um pouco de fisiologia vegetal e sobre a espécie em particular, para tentar obter mudas dela a partir do uso dessa técnica.
Acredito que o tipo de alporquia ideal é o em que vc retira parte da casca no anel em aberturas chamadas "janelas", para garantir que a planta não sofra estresse em demasiado e acabe por morrer a parte acima do anel. Dessa forma, vc garante um resultado que pode ser positivo ou negativo, mas que preserva o material, de uma maneira ou de outra, não acarretando a perda da planta.
Ao fazer um anelamento total, desconhecendo se isso irá funcionar ou não, vc arrisca perder a planta, que poderá secar e morrer. Enquanto que com o anelamento por janelas, há menos risco disso ocorrer. Saliento esse aspecto considerando que, até onde sei, não há descrição na net sobre alporque nessa espécie, sendo mais comum a propagação via sementes.
Claro, não custa nada tentar fazer e registrar o fato, incluso com fotos, para demonstrar a eficácia do uso da técnica da alporquia nessa espécie. Imprescíndivel, a meu ver, aguardar a época correta para executar o trabalho, que deverá ser após a florada ter termino, o que geralmente ocorre no final de setembro, inicio de outubro. Geralmente, ao iniciar a floração a planta fica totalmente sem folhas, o que a deixa muito propensa a um estresse.
Outro fator a ser considerado é que o local anelado deverá receber umas pinceladas do hormonio enraizante. Sugiro usar o superthrive, que é bem mais potente que qualquer similar nacional, aumentando assim as chances de exito. Usar musgo esfagno previamente umedecido em solução contendo esse hormonio, bem como um saco plastico transparente, até que se observe as raizes formarem-se. Quando essas raízes principiarem a mudar de cor (geralmente de brancas para bege e de bege para levemente marrom), colocar um vaso plastico preto em volta do alporque, preenchido com substrato tipo BIOPLANT, comprado pronto (é usado por horticultores para germinação de sementes).
Esse vaso terá por finalidade garantir o alporque, firmando melhor as frágeis raízes obtidas. O alporque, claro, poderá ser retirado apenas depois de seis meses da colocação desse recipiente. Nunca antes disso. Como é desconhecido em quanto tempo o alporque iniciará o processo de emissão de raízes (um mês, dois, cinco, doze?), deve-se ficar atento na observação, acompanhando apenas com os olhos, sem ficar mexendo no envoltório plastico inicial, nem acrescentando mais hormonio.
Deve-se manter o interior do plastico envoltório ligeiramente umido, sem encharcar, regando-o sempre que se observar que começa a secar. Não se deve usar hormonio enraizante nessa rega. O hormonio é apenas no inicio, e só. O acompanhamento poderá ser feito semanalmente. Afinal, essa nativa não requer muita umidade, sendo efetuada regas apenas semanais em seu cultivo normal.
Não adubar a planta enquanto durar a tentativa de alporquia é outro fator preponderante para uma resposta adequada da planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|