|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bruno2santos

Registrado: 30/11/10 Idade: 41 Mensagens: 25 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 5:44 pm Assunto: Pinus Mugo/ Elm Chinês. |
|
|
Bem pessoal, boa noite, eu comprei algumas sementes dessas duas espécies pelo mercado livre e encontrei informações divergentes referente a germinação, eu plantei 2 semente de cada espécie num vaso plástistico retangular, utilizei como substrato 90% de areia lavada e peneirada (usei a porção fina peneirada) e 10% de húlmus de minhoca da Califórnia, rego 2x ao dia, pela manhã quando saio pra trabalhar e a noite quando chego, deixo ela na sombra do corredor da casa, será que vai vingar essas semente?
Eu gostaria de um passo a passo convicto dessas duas espécies, cada um fala uma coisa diferente, o manual que veio não serve pra nada, só fala um pouquinho da espécie e pronto, muito fraco.
Então é isso pessoal, esse é meu primeiro post e espero aprender bastante com o pessoal cascudo que vejo aí ajudando na maior boa vontade.
Abraço a todos, paz e muita sabedoria. _________________ "Embora quem quase morre ainda vive, quem quase vive já morreu". |
|
|
 |
GRIFO

Registrado: 15/06/10 Idade: 38 Mensagens: 43 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 6:44 pm Assunto: |
|
|
bruno2santos a unica ajuda q eu posso t ofereçer é a ajuda deixa essa sementes em algum canto da sua casa que seja umido pr facilitar a germinação depois vc vai colocando aos poucos no sol 1h,2h,3h e por ai vai só q esse processo e bem lento deve ter resposta de 1 á 3 semanas.
tem um site bom abeça pr comprar sementes
http://www.ilhabonsai.com.br/ muito bom !!!!
cara espero ter ajudado um pouco !!!!
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 7:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dessas duas espécies, é quase certo germinar apenas as sementes de ulmus. Pinus mugo é uma variedade européia, mais precisamente da região mediterrânea, de pinheiro. Como outros pinheiros, seu cultivo é a pleno sol, porém, há que se considerar que o sol carioca é bem diferente do sol europeu, ainda que por lá ocorram temperaturas de 40 graus vez ou outra.
Isso significa que essa variedade de pinheiro não se adapta ao clima tropical do nosso país, sendo muito dificil que as sementes, mesmo germinando, produzam mudas que suportem nosso clima de maneira a desenvolver boas plantas. O crescimento dessa vairedade, além disso, é super lento, bem mais lento que as outras variedades acondicionadas ao nosso território, como o pinheiro negro e pinheiro vermelho japones, além do pinus elioti, muito usado para reflorestamento.
Uma dica para testar sementes, antes de plantá-las: encha um copo com agua e deposite as sementes dentro. Se afundarem, estarão ótimas para serem plantadas e brotar. Se flutuarem, jogue fora, não servem para nada.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
bruno2santos

Registrado: 30/11/10 Idade: 41 Mensagens: 25 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Dez 16, 2010 8:51 pm Assunto: |
|
|
Pois então pessoal, obrigado pelas respostas.
Seguinte, eu coloquei as 4 sementes (2 de cada espécie) num copo com água mineral, as 4 sementes afundaram, as de pinus mugo eu dei uma leve lixada no lado onde´em o formato mais fino, a de Elm eu não mexi pois sem um invólucro que parece uma folha, depois disso eu plantei no vaso com o substrato que já falei anteriormente.
Fiz isso no dia 01/12/10 até agora não deu sinal, eu comprei as sementes de pinus já sabendo da dificuldade, mas ela é linda d+, resolvi tentar assim mesmo.
Eu até agora não deixei no sol direto, pois aqui está quente, o que secaria rapidamente o substrato, eu estou achando que está demorando a brotar.
Vocês acham que dessa forma que fiz vai vingar? _________________ "Embora quem quase morre ainda vive, quem quase vive já morreu". |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|