Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Seg Dez 06, 2004 5:35 pm Assunto: |
|
|
Oi Claudio,
É muito bom ter mais um participante no fórum. Seja bem vindo!
Eu também sou um principiante.
Bom, em relação a primeira pergunta, entendo o seguinte: a percentagem de areia de rio, na medida que você citou, ou mais que isso, somados também a outros componentes que irão constituir o solo, são justamente para o substrato não compactar - e não é só isso! Serve tanto para drenagem, como também para manter umidade no vaso; para facilitar o crescimento de raízes, etc., e além disso, com o substrato menos compacto e mais aerado, torna mais prático as sucessivas podas de raízes e/ou transplante da planta.
Quanto à segunda questão, os mais experientes aconselham o uso de enraizante uma vez por semana. É dessa maneira que eu faço. Em testes realizados, dizem que o uso excessivo de enraizante, ao invés de otimizar o crescimento de raízes, inibe.
A terceira pergunta ficou um pouco confusa, mas vamos lá... Bom, existem muitas técnicas como todos sabem; e como a perfeição é algo muito querido na estética do bonsai, o tempo e a paciência lhe trará, com os estudos, o melhor resultado. Mas se você é um cara muito curioso como eu, você deve ter em sua casa algumas mudas ou exemplares cobaias para determinados testes... (Eu aprendo muito assim, sabia? Rsss). Uma boa e ultilizadíssima opção (técnica) que vai trazer um bom resultado para você, no tocante à sua pergunta e interesse, é o famoso vaso de engorda com mamadeira - serve para a planta se desenvolver mais rápido. E como em todo processo natural, o crescimento e afunilamento da planta será espontâneo.
Na última pergunta você se refere a pasta de dente como cicatrizante... Me desculpe, Cláudio, mas não sei responder essa questão, pois nunca utilizei esse material como experiência. O material que utilizo é resina de árvores (e quando utilizo!) - nunca tive problemas... Creio que outros amigos possam respondê-lo com mais propriedade.
YPÊ-AMARELO:
Cláudio, tenho dois ypês-amarelo que ainda estão se desenvolvendo.
Para responder sua pergunta em relação à poda de raízes, é necessário que você fale um pouco sobre sua planta... Como ela está? É preciso saber se é um pré-bonsai, se é um bonsai, como está a copa dela, etc.
Quanto à aramação, não existe um tempo determinado. Haja vista que cada planta se desenvolve e responde à aramação de forma diferente. O que você deve fazer é estar atento, ou seja, sempre realizar fiscalizações de rotina e suas devidas manutenções... Quando você perceber que o arame já está apertando na planta, retire-o e refaça a aramação, se necessário. Nunca deixe o arame apertar a planta. Há o risco de o tecido ficar marcado, prejudicando assim seu trabalho.
Boa sorte!
Espero ter te ajudado.
Aqui termino, um abraço.
Orlando (Lando) |
|
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Ter Dez 07, 2004 11:04 pm Assunto: |
|
|
Oi Claudio,
1 - É bom especificar que a areia que você usa não é a fina, mas a grossa, de qualquer maneira, quando você for transplantar você vai trocar por substrato novo.
2 - Realmente o enraizante não deve ser usado em demasia, eu acho que duas vezes que você tenha aplicado já está bom.
3 - quanto ao afunilamento, pelo que eu entendi, você quer que a planta tenha a base mais larga que o resto do tronco, então uma opção é fazer várias incisões na base para que assim acumule seiva aumentando o volume do local.
4 - Existem muitas receitas de selante, mas já que você está usando a pasta dental, dizem que se você passar cola branca por cima da pasta, não sai mais com as regas e chuvas.
Ipê
1 - A periodicidade da poda de raizes da maioria das plantas de porte médio é de mais ou menos 2 anos.
2 - A aramação em caso de ipês é uma boa pois o tracionamento ou torção estimula o brotamento de brotos laterais, e pode ser feito a qualquer momento.
Abração
Cecilia |
|