|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 5:15 pm Assunto: elaeagnus |
|
|
hj comprei essa especies mais nao sei nada sobre ela, ficaria bem feliz se alguem me falassem sobre ela, e algumas dicas de como cultivar
veja as fotos dela:
qual a epoca da desfolha?qual epoca de fazer transplante e aramar?
queria saber se ja da pra ter uma noçao para ter uma ideia de como ela ira ficae no futuro?se tive me falen""!!![/img] |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 28 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 5:28 pm Assunto: |
|
|
todas as plantas a desfolha e transplante sao feitos na primavera que e quando elas crescem com mais vigor mas enquanto a aramaçao dessa especie eu nao sei.  |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 5:29 pm Assunto: hm;.. |
|
|
vlw msm assim
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 8:10 pm Assunto: |
|
|
alguen sabe qual a melhor epoca de transplante e aramaçao??? |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 10:44 pm Assunto: |
|
|
Olá Bruno, esta espécie é muito interessante. Tenho um exemplar em formação há uns 2 anos. Seguem algumas informações sobre a espécie:
Nome botanico: Eleagnus pungens Thunb.
Nomes Populares: Elagno, oleastro, oleagno, eleagno
Família: Família Oleagnaceae
Origem: China e Japão
Descrição:
Arbusto de até 4,0 metros de altura, muito ramificado, podendo apresentar espinhos esparsos.
As folhas são verde-escuras, ovais e de borda ondulada.
As flores são pequenas, branco rosadas, campanuladas, reunidas em inflorescência ao longo dos ramos. Floresce no verão.
O arbusto que apresenta manchas irregulares em creme, mais claras na página inferior é o Eleagnus pungens var. ‘Aurea’.
Eu cultivo o meu a pleno sol, utilizo adubação orgânica TM+FO a cada 30 dias e osmocote de liberação lenta 1 vez por ano.
Aceita podas durante o ano todo. Uma característica é que os brotos nascem num ângulo de 90%, ficando fácil dar movimento natural aos galhos.
Evite podas em galhos grossos pois as cicatrizes demoram muito para fechar.
Aceita bem aramação.
Veja este lindo exemplar:
Sobre sua planta.
Retire aquele galho que nasce próximo a base. Está muito reto e mal posicionado.
Pelas fotos acho que o shakan (tronco inclinado) está óbvio. Você precisa selecionar os galhos para formar a estrutura da copa e estimular brotações para compactar. Em pouco tempo ela já estará com uma forma muito legal.
Quanto a desfolha, ao contrário do que o Gabriel falou, tem espécies que suportam várias desfolhas ao ano: ficus, ulmus, duranta, caliandra, entre outras. Eu mesmo acabaei de desfolhar uma floresta de jabuticabas, ulmus, caliandra, duranta, ficus e no mês que vem vou desfolhar meu acer palmatum. É preciso verificar a região que se mora e as características de cada espécie.
Transplantes, de forma geral devem ser feitos na primavera. Os juníperos eu prefiro no final do inverno. E também tem espécies que respondem muito bem a transplantes inclusive no verão. Eu acabei de fazer em caliandra e azaléia, mas nesta época é preciso atenção redobrada na rega. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 12:07 am Assunto: |
|
|
Bruno, segue a dicas do Ricardo que vai conseguir conduzir bem sua planta,
eu diria para ter cuidado com a aramação dos galhos mais velhos e grossos, a madeira fica dura e vc pode ter problemas na aramação . então o ideal é aramar os galhos enquanto mais jovens.
para ilustrar o que pode ser feito com essa espécie, um exemplar de uma amiga de Uberlândia, chamada Denize.
abraço a todos.
 _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 8:03 pm Assunto: hm. |
|
|
aqle broto que vem da raiz eu podei,eu tmb tenhu duvida nas folhas dela tem tipo um fungo, adianta fazer a desfolha para tirar os fungos? |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 8:16 pm Assunto: |
|
|
Como assim um fungo, descreva a aparência da folha por que esta espécie tem características muito peculiares. As folhas são esbranquiçadas na parte inferior e na parte de cima possui vários pontinhos e as bordas são bem serrilhadas. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 8:24 pm Assunto: hm |
|
|
é issu ai que eu axo que é um fungo,se for adinta fazer desfolha para tirar as pragas |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|