|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcello WB 1.o PASSO

Registrado: 17/05/10 Idade: 36 Mensagens: 120 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Sex Dez 17, 2010 11:16 pm Assunto: Ajuda com estilização - Shimpaku |
|
|
Galera, estou em duvida quanto a estilização de meu shimaku que adquiri a algumas semanas.
Tem uma parte do tronco descascada e também queria saber se posso (e se é arriscado) trabalhar a madeira morta.
Queria algumas dicas e opiniões quanto as podas e condução dos galhos.
Seguem algumas fotos que tirei quando chegou, não estão muito boas mas se precisar de mais manda PM que tiro algumas novas e posto!
Valeu galera, abraço a todos! _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 12:10 am Assunto: bonsai |
|
|
Macdonald, o nobre colega vai desculpar, mas essa espécie não adianta muito transplantar para bacia com vistas a engrossar o tronco. Demoraria uns vinte anos ou mais para atingir o dobro do que está aí, e olha lá se tanto. Lamento dizer isso.
Marcelo, o nobre colega Macdonald está corretíssimo: a melhor época para vc trabalhar seu shimpaku é no inverno. Mas até lá, vc pode dar uma melhorada, fazendo o que chamamos de pinçagem: com as pontas dos dedos, retire o excesso de acículas (que são as "folhas" cilindricas dessa espécie). Vc segura um galhinho qualquer, colocando-o na horizontal, prendendo bem com uma das mãos. Com os dedos, abra o galho em leque, pinçando então as acículas que crescem para cima, na parte superior e as que crescem para baixo, na parte inferior. Elimine, da mesma maneira, galhinhos duplos, que nascem a partir de um mesmo galho.
Faça isso em toda a planta, começando por baixo até chegar aos ultimos galhinhos na parte superior. O galho tem que ficar bem aberto e livre. Dessa forma, vc favorece que a planta possa receber luz e calor solar no interior dos galhos e das ramificações, ensejando novas brotações. Chamamos isso de poda de limpeza.
Essa parte sem casca no tronco chama-se shari. Não aconselho trabalhar nela, mesmo porque não há muito o que fazer em relação a ela, por enquanto. No inverno, porém, poderá aumentá-la em comprimento, estendendo-a até um dos troncos próximos, incluso indo até a extremidade do galho apical. Ainda no inverno, poderá então aramar todos os galhos (após pinçar novamente) e dar a eles movimentos bem sinuosos, visando construir uma estrutura aerea mais interessante para sua planta.
Pesquise no google imagens bonsai de shimpaku. Digite Shimpaku bonsai, ou então Junipero chinês bonsai. Encontrará inumeras imagens que poderão servir de referencial para um futuro trabalho com sua planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 9:13 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas dos amigos, vou começar então os trabalhos de pinçagem.
Essa pinçagem eu devo fazer com quanto tempo, e tmabém devo fazer com muita ou pouca intensidade?
E quanto ao estilo? estou em duvida quanto ao estilo que vou conduzi-lo. Qual seria o melhor estilo para esta planta? _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 9:56 am Assunto: |
|
|
Noooooooooooooooooooooooooooooossa nick... me disseram q o shimpaku era de crescimento lento.. mas 20 anos para dobrar de tamanho? caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaca........demora mesmo heim, não imaginava tanto.....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 3:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pra voce ver, né Mac. Algumas espécies demoram mais que outras, o mesmo valendo para o junipero chinês. Há uma nova variedade no mercado, junipero itoigawa (itoigáua), que tem um crescimento mais rápido, sendo que uma mudinha nova alcança o dobro da grossura dessa planta acima em uns 10 anos de cultivo, com boa rega e adubação.
Aqui no Brasil, apenas Hidaka sensei é quem está comercializando essa variedade, mas na Europa é só o que eles usam. Claro que as plantas deles têm troncos imensamente grossos, pois vêm da China e do Japão, onde crescem no solo, com cultivo controlado (podas, aramação, manutenção constante, etc).
O maior produtor de junipero chinês, ou shimpaku, em nosso país, fica em Mogi das Cruzes/SP, é o Wilson Kojima. O pai dele foi quem iniciou o plantio das primeiras mudas, há trocentos anos atrás, sendo que o Wilson é quem faz o trabalho pesado de vender as mudas atualmente. Por isso, ainda podemos dar graças por, vez ou outra, encontrar algum tronquinho mais grossinho por aí.
O Tramujas, quando ainda estava na Belvedere, desenvolveu enxerto de shimpaku em outras variedades de junipero, como o comunis e o kaizuka. Com isso, consegue-se troncos bem mais grossos, pois essas variedades, há muito aclimatadas em nosso país, engrossam muito mais rapidamente no chão que qualquer shimpaku.
Marcello, a pinçagem irá levar justamente o tempo que voce levar para aprender a fazê-la de forma correta. A agilidade, no caso, virá com a prática, então meu conselho é que pratique bastante, pinçando toda a planta, não deixando nenhum galhinho, por menor que seja, sem pinçar. Use as pontas dos dedos, prendendo a acícula neles, girando e puxando rapidamente, para desprender. Fazendo assim, vc verá que é bem simples e mais fácil do que parece.
O melhor estilo para sua planta é aguardar, ter paciência, esperar chegar o inverno para defini-lo. Mesmo por que, até lá, com uma boa pinçagem, os espaços ficaram mais abertos, permitindo uma melhor visualização da estrutura aerea, o que pode ensejar inumeras opiniões interessantes dos demais colegas foristas, indicando a partir daí, o melhor caminho a seguir no que tange à estilização. Então, não tenha pressa....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 6:11 pm Assunto: |
|
|
Ok nick, novamente agradeço pelas dicas, porém a minha duvida quanto ao tempo de pinçagem seria de quanto em quanto tempo eu irei fazer (A cada quinze dias, uma vez por mes etc).
No caso eu devo ir pinçando ela até chegar o inverno dai eu vou trabalhar o estino ne isso?
Quanto a rega e sol, esta espécie necessita de muito sol ou pouco? Devo deixa-la o dia todo levando sol ou somente algumas horas do dia? As regas devem ser uma vez ao dia ou mais?
Eu estou deixando ela no sol o dia todo e por conta disso acho que as regas ficam mais frequentes, pois a terra seca mais rapido, estou correto?
Quanto a adubação eu devo fazer a cada quantos dias? E como devo intercalar os tipos de adubo?
Bom acho que as minhas duvidas no momento são essas. Abraço e valeu pelas dicas dos colegas! _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 20, 2010 3:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcello, basta fazer uma pinçagem em toda a planta, uma vez por ano, ou duas, se julgar necessário para corrigir algum problema estrutural.
Pinçar a arvore toda de uma vez só, mesmo que isso leve uns dois ou tres dias, se o tempo for curto é o melhor. Se possível, faça num unico dia, que é o mais indicado. É como eu escrevi: com a prática, adquire-se velocidade e rapidez nesse trabalho, terminando em pouco tempo.
Essa espécie é de cultivo a pleno sol. Não sei como é o clima na tua cidade, mas considere que o sol pleno é o melhor para ela. O solo deve estar bem seco, antes de regar novamente, depois da rega. Seco, mesmo, do tipo que levanta poeira do chão. rss Basta regar uma vez ao dia apenas. Alguns preferem pela manhã, outros à tarde. Eu rego sempre ao final da tarde, por volta das 17 horas. Encharque bem, até que a agua saia bem limpa pelos orificios de drenagem. Pode molhar toda a planta, inclusive, sem nenhum problema.
Adubo o mais indicado é o que forneça os melhores nutrientes. Adubo organico, como a torta de mamona misturada com farinha de osso é muito indicada aqui no forum. Ao fazer a mistura, eu costumo acrescentar um adubo liquido diluido em agua, ao invés de usar apenas agua para preparar a massa do adubo. Com isso, adiciono outros componentes quimicos que faltam à mistura TM+FO. Faça bolotas do tamanho de uma bolinha de ping pong. Em seguida, corte elas ao meio, depositando umas 10 ou 12 em toda a volta da planta, próximo da borda do vaso.
Se quiser, corte pedaço de meia feminina, envolvendo nela o adubo, de maneira a que com isso proteja o adubo e ocorra uma lixivação lenta, por ocasião da rega diária. Faça uma substituição ou reabasteça a planta com novos pelotes de adubo a cada 45 dias, sem retirar o anterior.
Bem, acredito que respondi a todas as suas duvidas sobre como cultivar essa espécie. Lembrando que quando chover, deixe a planta tomar a chuva que ela quiser, não tem problema nenhum. Estando sol, deixa-a onde pegar mais sol durante todo o dia, mas de vez em quando vire o vaso, mudando ele de posição. O ideal é fazer isso ao menos uma vez ao mes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|