 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 12:21 am Assunto: Ficus Benjamina. Será q dá um bonsai? |
|
|
Olá pessoal... fiz um alporque deste ficus q meu síndico iria jogar fora para usar o vaso e pediu para q o ajudasse. Dei a dica de fazer um alporque para plantar a muda em outro lugar mas ai me veio a idéia.. será q dá pra fazer um bonsai do que sobrou deste ficus?
olhem como anda a alporquia, acho q já está na hora de retira-la.
Gostaria da opinião sincera de vcs, pois não queria ficar perdendo tempo com uma planta q não tem futuro....
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 8:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Macdonald, na minha humilde opinião, é mais interessante realizar um trabalho de estilização e formação estrutural com a base desse ficus, que com o material a ser retirado via alporque.
Há inumeras possibilidades, sendo uma delas um bonsai estilo tronco duplo. Claro que o tronco mais fino terá que ser cortado em altura inferior ao mais grosso, para haver proporcionalidade e harmonia entre eles. Mas como vc iria trabalhar a estrutura aerea de ambos, formando com as futuras brotações toda a parte superior, então isso não apresenta nenhum inconveniente.
O alporque ainda não deve ser retirado. As cores das raízes devem estar um pouco mais escuras, numa tonildade quase marrom café, antes de cortar o alporque e ter certeza de sua recuperação. Aguarde então, mais um pouco para fazer a separação definitiva.
O que pode fazer para adiantar o expediente é adubar a planta. Use a velha dobradinha TM+FO, sendo que ao preparar a massa use um adubo liquido, tipo o Fortplus ou Biofert plus, ou o Fosway, diluido em agua e acrescente para fazer a massa ficar mais "nutritiva" para a planta. Com isso, voce ganha tempo na recuperação da parte inferior do alporque, após a retirada.
Enquanto isso, faça o corte reduzindo a altura do tronco mais fino (na segunda foto), e vá preparando uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, bem como um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinus, terra granulada e Bioplant, para acondicionar essa planta, tão logo retire o alporque.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 10:08 am Assunto: |
|
|
Show de bola..... valeu nick..... se alguém pudesse fazer uma projeção pra mim, ficaria infinitamente agradecido..... nem sei como usar o fotoshop;;
valeu galera...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 10:11 am Assunto: |
|
|
ahhhhhhh nick.. será q as raizes só não estão mais escuras por eu cobrir com o plástico preto?
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 4:46 pm Assunto: bonsaI |
|
|
Mc, mesmo que voce tivesse coberto com plastico transparente, a cor delas seria a mesma. Quando ainda estão novinhas, todas as raízes têm essa coloração, ok? Isso vale para a maioria das espécies, inclusive. Ao ficarem maduras, elas adquirem uma tonalidade mais escura. Aí, então, é o momento certo de retirar o alporque ou fazer cortes nas raízes, em se tratando de plantas em vasos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|