|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 2:18 pm Assunto: Ulmus Kengai |
|
|
Este é um pequeno ulmus feito de estaca que estou treinando no estilo kengai.
Por uma patetice cortei um ramo que deixei alongar para compor a cascata, mas ele vai crescer novamente, hehehe.
Será um pequeno bonsai.
Acho que preciso aumentar o "arco" do galho da cascata, o que voês acham? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 5:32 pm Assunto: |
|
|
Lindo exemplar de ulmus vai ficar otimo.
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 5:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, o ideal a meu ver é aramar o galho mais longo, mantendo a posição atual da planta. Dessa forma, vc poderá dar a esse galho um movimento sinuoso lateral, reposicionando as brotações no lado externo da curva. Mantendo a posição da planta, seu crescimento é mais vigoroso, sendo então que esse galho irá alongar-se bastante, favorecendo no futuro a estilização que ora vc pretende.
Ao aramar, faça uso de um arame bem grosso. Se tiver de cobre, melhor ainda. Fixe uma extremidade bem fundo, nas raízes ou então nos orificios no fundo desse vaso. Com isso, poderá aramar desde a base do tronco, inciando o movimento a partir dele, o que irá agregar mais naturalidade no futuro.
Outro ponto a ser visto: reenvasar em um vaso maior, tanto no tamanho quanto na altura. Com isso, vc favorece o alongamento das raízes, que irão crescer buscando o fundo do vaso. Para isso, lembre-se de, antes de replantar, prender as raizes, com um barbante por exemplo, que se decompõe com o tempo, de forma a quando plantar mante-las o mais direcionadas para o fundo possível.
Um bom recurso, nesse sentido, é o indicado pelo bonsaista/forista João Chaddad. Dê uma conferida:
http://bonsaiesalq.wordpress.com/ulmus-parvifolia-cascata/
Na minha opinião, um dos melhores trabalhos apresentando esse tipo de cultivo, muito usado na China, é esse do Chaddad. Vale a pena conferir. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 10:01 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, meus pitacos:
1. Inclinar um pouco mais
2. Tirar ou encurtar o galho maior que está no "meio" da cascata, competindo com o primeiro, que deverá ser a copa.
Abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 11:11 pm Assunto: |
|
|
Querido Ricardo, meu amigo !!!!!!
Se minha fosse ( grande Hidaka), eu diminuiria o galho que está no meio da planta.
Acho que daria um novo visual.
Mas está muito bem encaminhada e com o seu saber...ficará um belo exemplar. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 1:25 pm Assunto: |
|
|
Valeu Andre, tá indo mas ainda preciso refinar o trabalho.
Nickyfury, a foto não tá ajudando, hehehe. ela já tem um leve movimento lateral. Como fale cortei o galho que estava alongando e agora precisarei esperar desenvolver outro. Esta de mudar de vaso foi muito bem sugerida e me lembro que este ulmus está aí há 2 anos.
Vi a técnica do Chaddad e realmente é muito legal.
Angela e Elio, boa sugestão, vai deixar o conjunto mais hamônico. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|