|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 10:26 am Assunto: Yamadori de BUXUS - Atualizado SET.2014 |
|
|
Fala Galera!
andei trabalhando um pouco uns 2 meses atras mas só agora tirei fotos
tirei um punhado de buxus de uma cerca viva que ia ser destruida pra fazer terraplenagem...
eles estavam plantados muito juntos por isso nao cresceram tanto, mas tem 40 anos de acordo com o tiozinho dono da casa...
esse ai vai ser o primeiro que vou trabalhar, nao sei se ja posso intervir com mais podas drasticas nessa epoca do ano, lembrando que faz dois meses que ele saiu do chao...
o bolo de raizes saiu quase intacto pois estava enclausurado pela calçada..
bom pessoal mandem ver nas sugestoes..
suposta frente...

Editado pela última vez por Moreno em Seg Set 29, 2014 4:48 pm; num total de 4 vezes |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 10:29 am Assunto: |
|
|
esse monte de galhos se entrecruzandonao estao me agradando, mas to com medo de tirar por dois motivos...
primeiro nao sei oque posso usar como madeira morta..
segundo que as brotaçoes estao mais nas extremidades, e dizem que buxinho nao brota mais pra baixo rente ao tronco...
Se bem que uns outros dois brotaram desde a base até o apice... |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 5:58 pm Assunto: |
|
|
Moreno,
Tenho buxinho plantado diretamente no chão. Eles realmente não brotam muito bem na parte inferior da planta, mas ainda assim, brotam.
Não só vou lhe dar um conselho, como vou fazer um pedido. Não enfei a lâmina da tesou na terra!
Quanto à planta, deixa ela quieta e vamos ver onde é que brotará.
Vamos em frente, com fé! |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 22, 2010 3:57 pm Assunto: |
|
|
nenhuma dica/projeção?
bom pelo menos aprendi que nao se deve colocar a tesoura de poda com a lamina na terra. hehhehehehe |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 4:22 pm Assunto: |
|
|
Moreno, vou dar um palpite baseado em algumas experiências bem e outras mal sucedidas com yamadori de buxus. Não sei se serve de regra, nem tampouco até que ponto serve para todas as regiões. Repito, são experimentos próprios e de colegas:
Vários exemplares onde foi feita poda muito drástica, mesmo tendo obtido brotações num primeiro momento, posteriormente vieram a óbito, sem razão aparente. Galhos podados curtos também secaram. Deduzindo-se daí que a planta não gosta de poda drástica no yamadori.
De outra parte plantas retiradas em yamadori e replantadas com boa parte da folhagem e posteriormente sendo retiradas aos poucos, a cada 4-6 meses e somente depois de terem brotado mais para baixo, sobreviveram e cresceram bem, sem apresentar problemas. Aparentemente a maneira mais segura de se baixar a brotação e chegar a ter brotação muito próxima do tronco, inclusive, é ir retirando de cima para baixo em intervalos longos e sempre após brotado mais abaixo. Ou seja, vai se baixando a planta em camadas.
O que mais deu certo para mim foi mais ou menos assim: Podei mais curto metade dos galhos, deixando os demais sem podar, quando os curtos brotaram e os brotos já tinham uns 5-8 cm, podei o restante ainda mais baixo do que os anteriores, esperando e obtendo a mesma brotação. E assim sucessivamente até ter planta com brotações bem baixas.
No mais sua planta tem muitas possibildiades. É um belo material. Pena que sou péssimo em projeções. Espero que alguém se anime...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 8:12 pm Assunto: |
|
|
Boa noite colega.
Tb tenho um buxus para yamadori... mas so vou fazer daki um mes.
mas por fim
da uma olhada nesse video aki
http://www.youtube.com/watch?v=yxVkFfmnexE
e já vai olhando os subsequentes. estra é a primeira parte de 10
é do carlos tramujas mechendo em um buxus mt lindo. ele fala em aguma momento q o buxus estava sendo preparado a um bom tempo para akele momento.
no video ele da o tempo exato
maso q o Elio falou leva em conta, e vai abaixando a planta como ele falou.. em camadas e deixe ele esquecido por um bom tempo (1 ano + -) no vaso para se adaptar ao stress do yamadi.
buxus são mt temperamentais.. 1 dia tão lindos no outro dia secos =/
abraços |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 22, 2010 9:53 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio, valeu pelas dicas!!
tenho um outro buxus que foi tirado da mesma cerca viva a uns 4 anos..
eu podei ele bem em baixo logo no começo e acabou por secar varios galhos mesmo...
fiquei afastado por algusn anos do bonsai e agora que voltei ele ainda estava na mesma bacia,,, com oque sobrou podei um pouco e reenvasei..
vou tirar fotos amanha e postarei..
Vhalverruth! valeu pelo video!
abraço galera |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 5:58 pm Assunto: |
|
|
'Tive o prazer de acompanhar ao vivo esta estilização do Carlos Tramujas mostrada no vídeo, este ano no Encontro das Associações do RS, em Novo Hamburgo. Foi um trabalho de quase um dia inteiro. E ele tinha ainda um assistente... De fato como citado pelo colega, esta planta esteve sendo preparada e esperando 7 anos após o yamadori para ser trabalhada definitivamente. O buxus precisa disso: recuperação a cada intervenção. Valeu Vhalveruth por localizar e trazer este vídeo.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 6:19 pm Assunto: |
|
|
Moreno, concordo plenamente com o que os colegas disseram.
Enfatizo ainda, como fazem apenas 2 meses do yamadori, novas intervenções eu faria só na primavera de 2011.
Ah, isso é tempo bastante para estudá-lo, né!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 7:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
O negócio é ter paciência, muita paciência, para aguardar o momento certo de fazer o melhor. As dicas fornecidas pelo Elio são, de longe, o melhor caminho para reduzir a altura das brotações. O que se pode adiantar, no caso, é a adubação. Se tiver dois meses nessa bacia, está mais que na hora então de dar inicio a isso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 8:23 pm Assunto: |
|
|
Colega, acho q vc esta mais do q bem encaminhado neh?
Elio Luis Secchi. sinto inveja de vc por poder ver este trabalho ao vivo...
já vi os videos umas 4 vezes. |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 21, 2010 6:46 pm Assunto: |
|
|
Galera, atualizando..
fiquei com medo dessa estoria de buxinho ser temperamental..
mas acho que ta td certo, as brotaçoes estao intensas.. rebaixei um pouco o verde pra ramificar mais..
cortei um pouco dos galhos que nao iam ser usados tb...
no momento ta assim...
2011.jan 2 por morenopavezzi, no Flickr[/img]
2011.jan 1 por morenopavezzi, no Flickr[/img]
[/img]
Editado pela última vez por Moreno em Seg Fev 28, 2011 9:52 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 21, 2010 8:08 pm Assunto: |
|
|
bonito !! tem um aqui no meu prédio que daria um yamadori sensasional ! mas vou teq saber dos outros moradores oq achariam se ele virasse um bonsai rsrsrsrr
abraços boa sorte1 |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 21, 2010 8:16 pm Assunto: |
|
|
entao galera,,,
vamos la...
duas coisas nao me agradam nesse buxus,,
- primeiro o prolongamento do tronco bem no meio, ereto e tal, pensei em fazer um Jin, ou memso tirar td e trabalhar uma madeira morta onde sai esse pedaço da planta...
q acham??
- Segundo seria o galho fininho da direita,, com verde apenas na ponta, deixei ele assim pra ver se brotava mais perto do tyronco mas parece que nao vai nao..
sera que tiro? ou vai fazer falta?
abraçao! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 9:30 pm Assunto: |
|
|
Moreno, dá para fotografar o outro lado?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|