| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 1:55 pm Assunto: Varias durantas |
|
|
Pessoal, aqui post pequenas durantas que estou trabalhando e queria a opinião e sugestões de vocês:
Duranta_01
Duranta_02
Esta tem vários problemas:
- o tronco praticamente todo a mostra na frente, deixando ela meio "pelada"
- 2 galhos bem paralelos, bem na metade da altura da planta. Será que girando um fica de fundo e aí resolve?
Duranta_3
- elimino aquele galho baixo e fica um hokidashi maio alto?
- elimino todos os galhos e começo do zero?
- jogo no lixo? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 4:34 pm Assunto: |
|
|
Bem legal Ricardo a primeira eu gostei muito..
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 5:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, na minha humilde opinião, suas durantas estão todas bem encaminhadas. As alterações necessárias são mesmo as que vc aponta, não há outro caminho. A ultima planta, por exemplo, pede um corte dos dois galhos mais baixos, mantendo apenas a estrutura superior. Para compensar o vazio, vc sempre poderá aramar e baixar alguns dos galhos altos, tomando o cuidado de deixar alongar bem antes de proceder assim.
Minha sugestão seria no sentido de proceder a uma desfolha completa em todas as plantas, encurtar os galhos, lembrando de manter uma triangulação minima. Com isso, virão brotações laterais nos galhos podados, o que vc irá desenvolver, pois aqui o objetivo é formar uma estrutura palmar em cada galho. Isso significa algo como a sua mão aberta: os dedos são os galhinhos laterais dos galhos principais. Com eles curtos, as brotações ficarão mais próximas do tronco, aumentando a area de densicação.
Densificação se traduz por uma planta mais cheia, mais encorpada, com mais folhas. Lembrando que muitos galhos podem ser reposicionados, via aramação, mudando a posição de alguns preenche-se espaços vazios existentes, enquanto novos galhos não brotam para ocupar a posição.
Galhos antigos, mais grossos, as vezes não aceitam bem a aramação educacional ou correcional. Em virtude disso, muitas vezes é preferivel então cortar mais curto, aguardando novas brotações que facilitem a adoção de um melhor posicionamento do galho.
Como vc bem salientou, observe outros angulos de apresentação da frente. Fotografe a planta por vários angulos, para obter imagens de comparação e assim poder escolher a melhor. É um ótimo recurso de auxilio nesse ponto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 5:30 pm Assunto: Durantas |
|
|
Ola amigo Ricardo,como sempre nos brindando com lindos exemplares,vou fazer uma desfeita e dar uma sugestao se me permites na duranta dois tirava os dois primeiros galihos embaixo e formaria uma copinha e na terceira podaria o primeiro galinho da esquerda.
Abraços |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 12:13 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
| nickyfury escreveu: | Ricardo, na minha humilde opinião, suas durantas estão todas bem encaminhadas. As alterações necessárias são mesmo as que vc aponta, não há outro caminho. A ultima planta, por exemplo, pede um corte dos dois galhos mais baixos, mantendo apenas a estrutura superior. Para compensar o vazio, vc sempre poderá aramar e baixar alguns dos galhos altos, tomando o cuidado de deixar alongar bem antes de proceder assim.
Minha sugestão seria no sentido de proceder a uma desfolha completa em todas as plantas, encurtar os galhos, lembrando de manter uma triangulação minima. Com isso, virão brotações laterais nos galhos podados, o que vc irá desenvolver, pois aqui o objetivo é formar uma estrutura palmar em cada galho. Isso significa algo como a sua mão aberta: os dedos são os galhinhos laterais dos galhos principais. Com eles curtos, as brotações ficarão mais próximas do tronco, aumentando a area de densicação.
Densificação se traduz por uma planta mais cheia, mais encorpada, com mais folhas. Lembrando que muitos galhos podem ser reposicionados, via aramação, mudando a posição de alguns preenche-se espaços vazios existentes, enquanto novos galhos não brotam para ocupar a posição.
Galhos antigos, mais grossos, as vezes não aceitam bem a aramação educacional ou correcional. Em virtude disso, muitas vezes é preferivel então cortar mais curto, aguardando novas brotações que facilitem a adoção de um melhor posicionamento do galho.
Como vc bem salientou, observe outros angulos de apresentação da frente. Fotografe a planta por vários angulos, para obter imagens de comparação e assim poder escolher a melhor. É um ótimo recurso de auxilio nesse ponto.  |
Nick... no caso da duranta, existe uma época certa para a desfolha?
se sim qual?
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 1:08 pm Assunto: |
|
|
É Lutz, realmente a 1ª está mais agradável,
Boas observações Nickyfury. vou proceder estas podas como você sugeriu e volto a postar.
Valeu André, o caminho é por ai mesmo. Podas.
Mcdonald, não estando frio pode fazer em qualquer época. Claro que na primavera e verão ela vai responder mais rápido. Tenho durantas que já fiz 3 desfolhas num ano entre a primavera e o final do verão. Duranta é super resistente. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 11:23 pm Assunto: |
|
|
Mais uma dica muito importante anotada....... valeu pela aula ricardo.. acompanho seu blog... na verdade é uma das minhas inspirações....
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 11:25 pm Assunto: |
|
|
McDonald, valeu. Vamos aprendendo juntos. Pra mim, essa é a minha idéia sobre bonsai. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
|