FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaleia Grandinha - yamadori
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 21, 2010 7:16 pm    Assunto: Azaleia Grandinha - yamadori Responder com citação

Galera!!!

confesso que fiquei com inveja de uns topicos de yamadori
gigante que vi aqui no forum, especialmente aquela pitanguinha do Arz... Laughing

entao me deparei com essa azaleinha na cidade do meu avô...
casa abandonada e td mais, e nao deu outra..

quando vi o tamanho da "sapata" da minina quase que desisti, mas tava bem armado, enxadão, cavadeira bruta e machado, e a arma secreta, vozinho de 76 anos, que diga-se de passagem é um Touro e guenta muito mais que eu nessas pegadas. hehehe

bom, demorou menos até que pensavamos, algo em torno de 3 horas, fui colocar na caixa de madeira que tinha feito e nao coube... e acabei plantando ela no chão denovo,

ach que vai descansar do stress ai até o proximo inverno... ai vai para uma caixa de treinamento..

bom eis a monstrinha

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 21, 2010 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

tens um belo material para trabalhar ai

www.espacobonsai.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 21, 2010 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

belo e grande neiluis, rss

o torrao e esse tronco sairam pesando quase 100 kilos, rsss
vou ter que diminuir isso em breve ..
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 21, 2010 11:34 pm    Assunto: Responder com citação

QUe achado, Moreno.
Material de 1ª. Deve ser muito velha, a rugosidade do tronco não deixa dúvidas. Parabéns.
Não esqueça de registrar com fotos o desenvolvimento dela.
Agora é sobra e água fresca.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 21, 2010 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Caçarola Moreno...... vou visitar mais vezes este tópico para acompanhar... poste mais fotos pra gente ver...
abraço
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 10:47 am    Assunto: Responder com citação

é galera, mal posso esperar o inverno pra poder mandar ela pra uma caixa de treinamento,,
enquanto isso ta ai tranquilinha descansando..

assim que for desenvolvendo posto fotos..
abração a todos!
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 11:34 am    Assunto: Responder com citação

Shocked Belíssimo material, ainda mais por ser uma azaléia. Parabéns Very Happy Very Happy
Vamos acompanhar a evolução desta planta, que promete!
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Pretende deixar ela com que altura?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

entao thiago, nao pensei nisso direito ainda nao..

a base do tronco tem quase 30 cm, e o nebari quase 50cm..

Se for fazer pela proporção dos 6 daria 1,80mts ., oque é muito na minha opinião. Vou tentar ver se consigo algo em torno de 1,20, aa 1,30mts

acho que ficaria legal...
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom material Moreno, já pensou em trabalhar ela deitada? Eu tentaria simular uma árvore que foi atingida por uma tempestade e caiu, e então rebrotou na base, muito trabalho em madeira morta.

Grande abraço Very Happy
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 5:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Moreno, enquanto essa bruta se recupera da baldeação, e vc prepara o futuro pouso dela, aconselho ir adquirindo umas mudinhas de azalea satsuki, para mais tarde fazer uns enxertos na sua planta. Ela possui uma ótima base, com um excelente nebari a meu ver. O ideal, então, será reduzir sua altura, talvez cortando uns dois dedos acima da vigorosa brotação que aparece no meio do tronco. Very Happy

Para não perder muito, poderá fazer um alporque nesse local, aproveitando o restante do tronco num shohin. No caso da azalea, para a alporquia funcionar melhor, é interessante enxertar na base do tronco, uns dois dedos onde irá cortar, com mudas novas, envasadas. Não se retira a muda do vaso, mas dá um jeito de manter o vaso na altura, para que o enxerto ocorra normalmente. O ideal é fazer uns tres ou quatro. As raízes das plantas enxertadas, então, é que irão alimentar o tronco cortado pelo alporque. Very Happy

Com a base mais baixa, e usando enxertia, poderá conseguir uma planta que produza flores de cores variadas. Lembrando que, no caso, o ideal é que as azaleas satsuki a serem utilizadas sejam da espécie que produza flores simples, não dobradas. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

iai Nicky!

entao amigao, gostei da ideia, mas o problema vai ser conseguir essas mudas de satsuky aqui na regiao de maringá...

uma pergunta..
sera que cortanto ali pra cima da brotaçao nao vai ser muito diferente o diametro do tronco que termina para a nova seçao do tronco que sera educado?
lembrando que naquela parte o tronco tem em torno de 15 cm de diametro...

eu nao tirei mais pra baixo porque achei a conicidade que ele tem natural... oque acha??
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 2:17 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Se em Maringá não tiver satsuki, compre pela net, na loja O bonsai ou na Nipon, que é um pessoal garantido, bem como garantidos o material à venda por eles. Very Happy

Em relação ao corte, eu faria sim. O ideal é trabalhar com uma boa base, formando uma boa conicidade antes da area sugerida por mim, para o corte. O movimento inclinado da parte superior não está em harmonia com a base da planta. Dada a grossura, não há como corrigir isso, a não ser que vc opte por matar tudo e fazer um shari ou jin nessa parte, num trabalho bem meticuloso de madeira morta. Rolling Eyes

Por isso, acho que a primeira sugestão que escrevi é o melhor caminho. Claro que, para melhorar a conicidade, vc terá que retirar um pouco da madeira, afinando essa parte, de maneira a obter algo mais harmonico com o restante do tronco. Mas isso é mais simples de ser conseguido. Wink

Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 4:21 pm    Assunto: Responder com citação

entendi nicky,,

só uma coisa, nesse seu ponto de vista a frente seria a foto que aparece o corte maior ou nao?

Sobre a madeira morta.. acha que combina com azaleia? nao me lembro de ver em nenhum exemplar...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 8:25 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Moreno, a melhor frente costuma ser a que apresenta a maior base, a meu ver. Claro que o nebari é sempre um forte fator a ser considerado nessa equação, mas uma base bem larga é um grande atrativo. Apesar disso, gostei muito da frente mostrada na segunda foto. Apenas vc, que tem acesso a todos os lados é quem poderá julgar qual a melhor frente a ser explorada.

Lembrando que o grande corte é isso hoje, mas amanhã pode ser um lindo shari, explorado em todo o seu potencial, o que permitirá alavancar uma frente em que ele esteja presente. Como se diz, é tudo questão de ponto de vista. Wink

O melhor, é aguardar a recuperação plena, executar os trabalhos dentro das minhas sugestões, caso queira é claro, e ir formando com calma a estruturação aerea. Não tenha pressa em definir a frente, apenas em preencher os espaços vazios e propiciar condições para que a planta se estabeleça bem. Wink

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: