FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bougainvillea Kengai
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafa

MensagemEnviada: Ter Dez 21, 2010 1:15 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pessoal pelas opiniões. Continuem opinando.
Nikkei, foi justamente o que visualizei quando vi essa planta no viveiro.
Angela, retirei um pouco a terra e olhei o nebari. Como falei anteriormente, visualizei um cascata, ainda não trabalhei nela. Tem muitos galhos excedentes. Tenho que podá-los e definir um estilo para iniciar a aramação. Muito obrigado.
Rafa

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 11:36 am    Assunto: Responder com citação

Realizei a poda e aramei, inicialmente, foi o que visualizei. Deixei o primeiro galho da esquerda, admitindo a primeira foto como a frente, como galho de sacrifício, para ganhar mais conicidade e acelerar o engrossamento do tronco. Penso em formar um Kengai ou Han-Kengai, visualizando de cima um formato de "S". Obrigado e opiniões são sempre bem-vindas.

Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 11:52 am    Assunto: Responder com citação

Muito bem Rafa. Eu colocaria ela num vaso grande, mas não centralizada devido à cascata. Sem podar nada de raízes também, apesar de não ser a melhor época...
Outra opção é colocar no vaso grande sem mexer no torrão, mas não vejo muita vantagem...
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 12:09 pm    Assunto: Responder com citação

Na primeira foto, acho que seria mais adequado, o sengundo galho da cascata (o que vai em direção ao vaso), ser direcionado para frente, deve ficar melhor futuramente.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 5:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Considerando o visual inicial de sua planta, creio que vc realizou um ótimo trabalho de estilização com ela. No caminho que pretende seguir, meu conselho é substituir o vaso atual pelo balde que está embaixo. Ele propicia uma melhor area de desenvolvimento para sua planta. Como substrato, use apenas areia grossa de rio, sem peneirar, Bioplant e caco ceramico. Very Happy

Lembrando que o balde terá que ser bem perfurado na lateral mais baixa (uns quatro dedos desde a base) e no fundo, para favorecer uma boa drenagem. Para favorecer um bom cultivo e formação estrutural dentro do seu planejamento, incline o balde para a esquerda, isto é, para o lado contrário ao do galho principal do estilo. Com isso, a planta continuará a desenvolver-se naturalmente, como se estivesse plantada da maneira correta a que está acostumada a desenvolver-se.

Mantendo a posição atual, o desenvolvimento dentro do estilo pretendido fica comprometido, vez que os galhos tendem a crescer verticalmente. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafa

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Nikkei, pensei em trocar o vaso, mas achei melhor esperar o outono/inverno. Quanto ao galho citado, estou querendo variar um pouco e colocá-lo na direção oposta ao principal, como falei anteriormente, que o conjunto visto de cima fique parecendo um S. Não sei se vai ficar harmônico, mas, se não agradar depois de visualizar com folhagem eu corrijo. Obrigado.

Nicky, muito obrigado pelo elogio, espero ser merecedor dele, vindo de você que é um grande conhecedor da arte, é uma honra e estimulante para um iniciante como eu. Como falei para o Nikkei, pensei em substituir o vaso, mas fiquei com receio devido a época. Sei que o galho principal desenvolverá melhor inclinando o vaso, no entanto, não seria prejudicial para o galho secundário, no qual pretendo guiá-lo na direção contrária ao principal? Obrigado
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Gostei da dica do Nick em inclinar o balde. Depois que falou pareceu obvio, mas não tinha pensado nisso. Very Happy
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rafa, olhei, olhei e olhei a planta desfolhada e no meu ponto de vista, pelas novas fotos, levando em consideração a 1ª foto, eu formaria a cascata com o galho da esquerda e eliminava dos demais.
Explico: o tronco sobre muito reto e este galho seria o mais baixo, diminuindo assim esta sensação de tronco reto. Aramando com um arame bem grosso você poderá dar movimentos sinuosos ao galho da cascata.
Também inclinaria a planta para a esquerda para acentuar a queda.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 2:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Se vc usar o balde, como eu sugeri, não há problema nenhum em fazer o replantio agora. Inclusive por que o balde irá requerer mais substrato, então forre o fundo com caco ceramico apenas, uns tres dedos, acrescente areia grossa, uns dois dedos, deposite a planta com todo o torrão, sem mexer, e acrescente mais areia grossa, para finalizar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Rafa

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, eu errei na foto em não colocar nenhum referencial para servir como escala, mas, esse tronco que sobe reto que você fala tem aproximadamente 10 cm. Então, quando ela engrossar um pouco mais e quando, no reenvase, eu inclinar a planta, creio que não ficará com o aspecto tão reto assim. Obrigado.
Nicky, valeu pela dica,vou realizar o replantio. Obrigado.
Rafa

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2011 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, estou atualizando essa bouga. Mudei um pouco a estilização, espero está no caminho certo. Qualquer dica ou sugestão serão bem-vindas. Abraços.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: