FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola pega por estaquia??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
wesleybiologia

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 12:25 pm    Assunto: Acerola pega por estaquia?? Responder com citação

Eaew galera!!! Tem um pé de acerola em um terreno perto da minha casa, e um dos galhos estava quebrado, mas estava brotando, ai resolvi cortá-lo e ver c pega. Ele tem uns 3cm de diametro, e segui algumas dicas aqui do forum quanto o substrato e tals. Devo ter esperanças de brotamento????hahha....em breve posto algumas fotos....

Abraços e muitas energias positivas!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

uns falam que sim outros que não. Eu mesmo tentei 1 vez e não pegou.
vamos aguardar talvez com vc tenha melhores resultados....
vc plantou em areia grossa? é o melhor substrato para estaquias
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
wesleybiologia

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

humm...tendi.....ficarei na expectativa......eu usei areia grossa sim.... uns 90% de areia e 10% de terra.....nao tem nem 1 mes ainda....vamos ver!!!!

abraços e muitas energias positivas!!!!
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Oremos...
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 9:23 am    Assunto: provavelmente sim Responder com citação

eu fiz algumas mudas por estacas
eu deixo pouquíssimas folhas no galho e deixo de "molho" em água com enraizador por pelo menos uma semana, depois coloco na areia grossa sempre molhadinha

algumas ja começaram a apresentar raiz, bem pequena mas ta dando certo

boa sorte!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 16, 2011 12:51 am    Assunto: Responder com citação

e ae, wesley, novidades?

as minhas ainda estão com raiz muito finas e pequenas, não da pra tirar ainda...

e as suas, como estão?
wesleybiologia

MensagemEnviada: Seg Jan 17, 2011 1:15 am    Assunto: Responder com citação

entao cara.......na real eu nao sei direito.......eu a coloquei no vaso e deixei lah......aparentemente nao morreu nao, vou deixar mais uns 3 meses e vejo o q vira!!!hahahahaha

e parabens pelas suas....espero q fiquem boas em breve!!!!!

assim q eu criar vergonha na cara eu passo pro pc as fotos q tirei no meu cel e posto aqui!!!! hahahaha

abraço e muitas energias positivas!!!!
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 17, 2011 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

45 dias depois, essa estaca ta pequena mas eu fiz com algumas mais grossas q também não morreram, mas levarão mais tempo pra enraizar
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia,
ganhei um "pedaço" de acerola! e quero fazer estaquia...
o pedaço tem uns 50cm... penso em cortá-lo e tentar fazer umas 3 ou 4 estaquias de 15cm cada...
comprei benerva (vitamina B1) vou fazer a solução que encontrei aqui no forum e deixar ela, por enquanto seguindo o primeiro site que indico abaixo, tendo alguma sugestão melhor por vocês mudo de idéia facil facil =D

li aqui no forum varios falando q não conseguiram e alguns que conseguiram, pesquisando na net achei estes artigos:

1-
no site http://www.projetobonsai.com/2008/03/24/estacas/
vi este procedimento:
Fazer um corte diagonal no galho, removendo a “casca” do galho, deixando o “miolo” exposto, para que dali se formem as raízes.
Todas as folhas das partes do caule que forem enterradas devem ser arrancadas.
Pelo menos 1/3 do comprimento das estacas deve ser enterrado.

As folhas da parte superior do caule deverão ser cortadas em 1/3 ou metade de seu tamanho, para reduzir a desidratação da planta.
As estacas devem ser plantadas em um certo ângulo, assim como o corte feito para se formar as estacas.
Quando a espessura (diâmetro) da estaca for superior a 8mm, dois cortes deverão ser feitos em diagonal, formando uma ponta.

Antes de serem plantadas, as estacas podem ficar “de molho” em uma solução de hormônio enraizador, ou vitamina B1, por cerca de 12 horas.
A mistura de solo usada para a maioria das estacas é a mesma usada para mudas em formação (30% de areia grossa, 40% de terra vermelha e 30% de terra preta).
Deverão permanecer plantadas (e intocadas) por 12 meses, quando a muda já estará pronta para receber a primeira poda de galhos e raízes.

O cultivo de estacas não é uma técnica difícil de ser aplicada, basta que você faça as estacas em uma época de desenvolvimento acelerado da planta (evite o inverno, que é quando a maioria das plantas reduz seu crescimento), para obter um belo bonsai em um curto espaço de tempo.

2-
já neste artigo http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/aceroleira.htm
destaco esta parte que fala sobre fazer a estaquia usando substrato de areia:
"Pesquisas realizadas por Nascimento (1991) em casa de vegetação, utilizando estacas semilenhosas com folhas, medindo 15 a 20cm de comprimento e 3 a 6mm de diâmetro, coletadas antes da floração e plantadas em substrato de areia, possibilitaram um enraizamento da ordem de 50%, quando se utilizou o ácido indolbutírico em pó na concentração de 6.000ppm. Nos estudos levados a efeito pela Universidade Federal em Areias na Paraíba, nos quais se utilizaram estacas com 20cm de comprimento e diâmetros entre 4 e 8mm, plantadas sem folhas e num substrato de areia, houve o enraizamento de 45% das estacas quando se utilizou o ácido indolbutírico na concentração de 2.400ppm (Alves e outros, 1991)."

neste último artigo ele fala sobre "ácido indolbutírico na concentração de 2.400ppm" não faço a mínima idéia do que seja... mas só copiei aqui no forum por causa do substrato de areia mesmo...

abraços !!
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: