FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ar Condicionado
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2010 9:54 pm    Assunto: Ar Condicionado Responder com citação

Pessoal,

Mantenho minhas plantas numa pequena varanda dentro do meu quarto, o problema é que a noite ligo o ar condicionado e pelo jeito isso tem retardado o desenvolvimento das mesmas, retirando umidade inclusive.

Sempre dou uma molhada superficial no solo e borrifo as folhas a noite, pra diminuir os efeitos do ar condicionado, porem, gostaria de saber se alguém tem alguma dica.

Ja pensei tambem em simular uma estufa, mas tenho medo da propagação de fungos.

Algum conselho?

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2010 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olha não gosto de estufas, acho que o que você faz ajuda, mas se quer uma dica tente colocar uma folha de jornal molhada sobre o substrato, isto irá umidecer o mesmo, quanto as folhas infelizmente apenas pulverize água nelas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 1:35 am    Assunto: ajuda! Responder com citação

Mais alguma ideia ou sugestao?

O desenvolvimento eh extremamente lerdo...nao sei até que ponto é culpa realmente do ar condicionado. Fato é que minhas plantas nao estao desenvolvendo e nao sei bem o que fazer. Brotam pouco, os brotos nao se desenvolvem e acabam secando e morrendo. as folhas mais maduras vao ficando amareladas e caindo enquanto os brotos novos surgem mas desenvolvem muuuuuito lentamente.

Nao eh questao de ansiedade, pessoal, eh só que ja vi o desenvolvimento das especies que cultivo e no clima que vivo (fortaleza-ceará) sei que tem algo de errado.

Ah, mais uma questao sobre o ar condicionado: sobre a temperatura, acredito que o frio causado nao seja tao radical a ponto de prejudicar as plantas, imagino que nao chegue a 20 graus, em media. e sobre a "secura" do ar, eu sempre borrifo e dou uma leve molhada na superficie do substrato antes de dormir.

Enfim, me ajudem, o que pode ser?

Abracos e desde ja agradeco.

PS estou adubando corretamente e rego sempre no fim da tarde quando a terra está seca na parte de cima.
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 8:50 am    Assunto: Responder com citação

qual especie?

não tem nem um lugar fora do seu quarto que elas podem ficar?
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 2:29 pm    Assunto: Especies Responder com citação

Tenho Hibiscos, primaveras e jaboticaba.

Os jarros sao, na maioria, muito grandes, mas eu penso seriamente em transplantar para menores, justamente pra facilitar o transporte e coloca-las, a noite, fora do quarto.

Digo só a noite pq durante o dia os espacos que eu usaria para deixa-las sao usados.

Seria uma boa solucao? Muito melhor que a estufa com saco?

Abraço!
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 5:35 pm    Assunto: Especies Responder com citação

Desculpem, post repetido.
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

mais se durante o dia elas tem que pegar sol
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 3:28 am    Assunto: Responder com citação

durante o dia elas pegam sol na janela...numa boa. o problema eh mais a noite com o ar condicionado...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:24 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Vc não explica se reside em casa ou apartamento. Se for em casa, sugiro colocar suas plantas em recipientes menores, ou mesmo vasos de treinamento, mas menores que os atuais. Isso feito, coloque-as para tomar sol e chuva no exterior, sobre o telhado da casa. Muitos bonsaistas, inclusive aqui de Brasilia, usam desse recurso, justamente por falta de espaço.

O ar condicionado resseca as plantas, por mais que vc adicione agua, de que maneira for. Elas irão acabar por morrer e vc perderá seu investimento, seja monetário ou de trabalho. Melhor prevenir que remediar.

Se mora em apartamento, use a cobertura do prédio, então, para expor suas plantas e manter um cultivo regular. Evitará problemas incontornáveis e irrecuperáveis para suas plantas. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nelsonoliveira

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 4:11 am    Assunto: ola Responder com citação

Nick,

Antes de qualquer coisa, muito obrigado pela paciencia. Cara, moro em apartamento, penso que se colocar na cobertura ou mesmo num pequeno jardim que fica no terreo, as pessoam podem mexer, danificando as plantas ou até mesmo roubando-as (infelizmente eh uma possibilidade). fora isso vejo com bom olhos, sim, essa solucao.

No entanto vejo que as melhor solucao seria mesmo coloca-las em vasos menores e procurar um outro lugar da casa que pegue sol...

Enfim, agradeco pelas dicas, se alguem quizer acrescentar algo acho valido pois me ajudara alem de ajudar a outros que podem ter o mesmo problema. De resto, acho que nao tem mesmo outra solucao a nao ser tirar as plantas do meu quarto.

Obrigado mais uma vez.

Nelson
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: