Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 4:49 pm Assunto: Caliandra IKADABUKI |
|
|
Amigos, mais uma caliandra. Adoro esta espécie.
Esta foi coletada no interior do Rio Grande do Sul, a beira de um riacho de pedras. Achei interessante a naturalidade dos troncos interligados pela mesma raiz.
A planta já recuperada. 1 ano depois da coleta.
Planta aramada em março deste ano:
Dezembro de 2010 – O galho que ficou na horizontal não me agradou, ficou força e não natural. Assim, optei por levantá-lo um pouco. Poda para estimular a formação dos galhos secundários e terciários.
10 dias depois, já rebrotada:
Esta, num vaso bem baixo ou mesmo numa laje vai ficar bem legal.
O que vocês acham?
No meu blog tem mais fotos:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-estilo-ikadabuki-balsa/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Lucas_PdF
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 9:40 pm Assunto: |
|
|
as caliandras são lindas, a sua esta indo para este caminho , o trabalho esta indo bem, boa sorte ! _________________ "Apenas quando não houver mais peixes no mar, animais na fauna e árvores nas florestas é que o homem aprenderá que não se come dinheiro" |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 11:30 pm Assunto: |
|
|
Ricardo... PARABÈNS! excelente desenvolvimento e em 10 dias uma rebrota dessas é de tirar o chapéu!
Na minha humilde opniao o galho da esquerda nao me agrada muito, acho q ainda parece um pouco artificial...
UM FELIZ NATAL !!!!
Abraços
Pedro. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 11:43 pm Assunto: |
|
|
Se ele aparecesse bem na basa seria ótimo, será que não da para fazer uma espécie de enxerto??? Ou então corta-lo fora e esperar por uma brotação na base, para desenvolver e virar outro tronco.
Abraços ;D _________________ Planta! Vai que pega...
Editado pela última vez por Pedro Catarin em Dom Dez 26, 2010 3:48 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 11:22 pm Assunto: |
|
|
Lucas, obrigado.
Drop13, valeu. É, aquele galho tá estranho, acho que vou encurtá-lo na metade e esperar por novas brotações. Feliz Ntatal pra você também.
Pedro, não sei se caliandra aceita enxerto, então nã quero arriscar cortar fora e não conseguir brotações bem colocadas e a planta ficar "vazia" ali. Valeu. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Dez 26, 2010 11:11 am Assunto: bonsai |
|
|
O inusitado e diferente em um bonsai é que o destaca dos demais. Por isso, eu manteria o galho lateral como está, ou então o transformaria num jin, desde a base, mas mantendo toda sua estrutura atual, para contrastar.
Como opção de vaso, uma laje com bordas bem baixas (confeccionada é claro), ou um vaso oval, em cor que ralce o brilho das folhas e a beleza das flores, como um azul marinho ou creme.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 30 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 1:36 pm Assunto: |
|
|
Sabias palavras do nicky.Uma vez eu vi um tópico de uma guajuvira do arzivenko que por ser toda diferentona acabou por destaca-la.
Eu entao, manteria o galho como esta . No futuro, se nao lhe agradar mesmo depois de mais ramificado e estilizado corte-o e faça entao o jin/shari.
abraço
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:11 pm Assunto: |
|
|
Grande Ricardo, eu apenas reduziria um pouco o tamanho desse galho.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 9:45 pm Assunto: |
|
|
Fala aew amigão...
Mais um belo trabalho e registro!!!
Também pensei em encurtar o galho em questão  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 9:49 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, tem uma MP pra vc desde 21/12.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 31, 2010 2:02 am Assunto: |
|
|
Elio, já respondi faz tempo também. O que será que houve. Envie novamente pra testarmos. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 31, 2010 2:13 am Assunto: |
|
|
Pessoal, parece ansiedade de iniciante mas estou louco pra colocar esta planta já num vaso de bonsai. Trouxe ela pra casa: até domingo posto ela na casa nova!!!! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
|