FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O inicio na arte e outras divagações... MRV
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 16, 2010 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Ferias chegando, é hora de conferir se tudo esta OK com a irrigação.

Após muito tempo desligado, hj fiz um teste com meu sistema de irrigação. Tá funcionando direitinho, porem a evolução é continua e já estou planejando umas melhorias, como por exemplo uma linha elevada, com pelo menos um microaspersor para que o ficus e o sarandi plantados no PVC (para alongar as raizes) recebam agua também...

Ai vai algumas fotinhas de agora, quem sabe inspira algum amigo...

Sistema funcionando, da esquerda para a direita: Pitanga na bacia, pitanga no escorredor, ficus no escorredor e sarandi na bacia, não aparece a Romã e a macieira direto na terra da megamamadeira e as estacas... Notem a lona plastica separando o que é substrato super nutritivo da mamadeira do restante da floreira...

Zoom no microaspersor e modo "camera lenta"

PETs com Gicinea e Acer, vazinhos com Acer, PVC com Sarandi e Ficus...

Penso em fazer um novo circuito com tubos de PVC verde (para agua quente) então em um ponto proximo ao inicio eu coloco um T e um pedaço de cano de PVC "subindo" ate pouco acima dos vazos de PVC com um tampão e um aspersor para regar estes vazos mais altos.

Para a ligação com a mangueira eu uso um niple com rosca externa de 20mm e coloco um engate rapido para mangueira da linha jardim tramontina...

Abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal!!!
Nesta atualização, surpresas, novidades e duvida...

Duvida!!
O que é isso nascendo em meio as raizes da Pitanga? Será um broto dela mesmo?

Surpresa!!! eu tive esta grata surpresa, julgava o meu ficus cobaia morto, porem hoje ao raspar um pouco com a unha, eis a surpresa!!! Verdinho, tanto o toco quanto a parte de cima, que foram separados no alporque.

E o toco

E a novidade!! Substitui a mangueira por um PVC verde no sistema de irrigação e adicionei um "ramal" elevado para permitir uma melhor distribuição também nos vazos altos.

Nova instalação junto a parede

Novo sistema de engate rapido para a mangueira

Novo "ramal" elevado..

Abs

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba Marcio.. ta ficando perito na arte dos aspersores heim.. muito bom mesmo. facilita bastante a irrigação... To precisando também fazer um pra mim...... poderia me dar algumas dicas?
abração
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Muito legal Márcio, como não terei férias neste verão espero poder instalar um sistema automático.
Se puderes me passar mais detalhes de como funciona o seu, eu agradeço.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:20 am    Assunto: Responder com citação

Buenas...
McDonald, Ricardo e demais amigos...

Em primeiro lugar quero dizer que sempre fui meio metido a professor pardal, então para esse sistema apenas uni o util ao agradável!!!!

Uma coisa importante a se dizer logo de inicio é que este sistema que vou descrever é o adequado para as minhas necessidades, que como vocês acompanham nas fotos, não é lá grande coisa. Porem a base para este sistema é a mesma tanto para um circuito pequeno como o meu ou para um patio enorme como o do Arz, por exemplo.

Eu mudei para o PVC verde por pura questão estetica, e por ser um circuito pequeno não encarece tanto, ele funciona exatamente da mesma maneira com as mangueiras, porem devemos sempre procurar por materiais de qualidade, este é o segredo. Hoje já encontramos na linha Tramontina Jardim curvas, niples, "T", tampões para mangueiras, coisas que antes só existiam para PVC.

Vamos ao meu projeto, depois é só adaptar a necessidade de cada um.

2 Un - Engate Rapido Macho para Mangueira
2 Un - Engate Rapido Femea para Mangueira
6 Mt - Mangueira para Jardin
4 Mt - Tubo de PVC para agua quente 20mm (verde)
1 Un - Joelho PVC verde
1 Un - Curva 45° PVC verde
1 Un - T PVC verde
2 Un - Caps PVC verde
4 Un - Microaspersor "bailarina"
1 Un - Timer mecanico Tramontina

Furadeira
Broca 4mm
Lixa
Dois filhos
Polar
Cola PVC

Bueno.

Como o meu circuito fica na floreira de uma janela do AP (megamamadeira) o formato dele vai ser um "L" de 1,80 mts por 30cm. Em uma das pontas vai um CAP encerrando o circuito e na outra vai o engate rapido macho, iniciando o circuito.

O que fiz foi simplesmente ir colando os canos e curvas ate formar o L nas medidas necessarias, na parte de 30cm eu coloque um T e um "ramal" para cima, afim e ter um aspersor acima dos vazos altos.
Depois eu coloquei no lugar e assinalei o melhor local para os aspersores com base na posição dos escorredores, bacias e plantas direto no solo.
Furei com a furadeira, broca um pouco menos que a rosca dos aspersores, depois é só parafusar os aspersores...

Por outro lado, dentro do balcão do meu banheiro eu instalei uma torneira (gambiarra) e de lá sai a mangueira que tem um engate rapido na ponta. No dia a dia eu só conecto a mangueira no circuito e abro a torneira, deixo uns 10 minutos...
quando eu viajo eu coloco o timer mecanico da tramontina na torneira, e programo para 15 minutos ao final do dia (é o tempo minimo)...

Bem simples.

Vamos as imagens, que explicam melhor.

Inicio do circuito, com o T e o engate rapido

Engate rapido

T

Joelho

Aspersor "bailarina" parafusado no furo do CAP.

Detalhe do CAP

Final do circuito, ele é fixado ao solo com estaquinhas de barraca

Detalhe da gambiarra dentro do armario, e o engate rapido na ponta da mangueira

Final da linha elevada

Detalhe da bailarina dançando, ainda no sistema velho... Molha muito bem.

Abs a todos

Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 03, 2011 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu véi... hehehe.. copiei tudo... vou ter um trabalhinho no próximo feriadão.....
abrass
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2011 9:35 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal
Ontem sai com meu filho em um mato aqui próximo para pegar umas minhocas, para o minhocario dele...
Na trilha encontrei algumas pequenas arvores cortadas, provavelmente alguem que passou ali com uma foice ou facão e deu uma "limpada" na trilha... Algo muito duvidoso por sinal, já que havia algumas arvores do calibre de uma lata de cerveja cortadas.

Bueno, como eu estava com a enxada para pegar as minhocas, acabei pegando uma planta, destas cortadas, que estava bem no meio da trilha. Provavelmente seria pisada em breve.

Peguei com o maior torrão que consegui preservar, coloquei em uma bacia para ela se recuperar, preenchi o espaço que sobrou na bacia com areia de construção. Estou regando com tiamina. Ela encontra-se no mesmo estado em que coletei.

Alguem sabe o que é???

Abs a todos!!!!!!

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2011 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Mais uma aquisição. Minha primeira Caliandra.

Fiz a coleta em frente a casa do meu sogro. A concessionária de energia elétrica estava substituindo um poste velho, e na escavação para o novo poste esta mudinha seria arrancada...
Fui mais rápido que eles!!!! ahahah

Diminui a altura de todos os ramos e fiz uma limpeza próximo ao Nebari, de onde saiam varios brotos inúteis para o propósito.

O interessante é que esta planta parece na verdade ser duas, porem em algum ponto elas se encostaram e fundiram-se. Vou esperar a sua recuperação para separa-la.

Aos amigos conhecedores da espécie. Favor identificar a sub-espécie, para assim eu poder estuda-la mais a fundo. (Edit: Pode ser a Calliandra brevipes?)

Detalhe da limpeza e da "emenda" das duas plantas.

Emenda

Limpando, este substrato é o próprio torrão, estava chovendo no momento da coleta. Completei com areia.

Escala...

Folha fechada.

No outro dia, folha aberta

Planta Irma.

Aguardo ajuda.
Abs

Anderson Murilo

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 1:31 am    Assunto: Responder com citação

vai dar um belo bonsai esta caliandra, é minha planta preferida, tom com algumas mudinhas, quando achar uma legal por ai vou fazer um alporque.
te sugiro dar uma olhada nas caliandras do ricardo paiva, (ricardopaiva.wordpress.com) quem sabe tira alguma idéia de la

um abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Márcio, é a Calliandra brevipes, sim. O ideal seria podá-la bem baixinha.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 3:25 pm    Assunto: Responder com citação

Opa!!!

Anderson. Tô dando uma devorada básica no blog do Ricardo, e por aqui tb... eheheh

Grande Elio...

Ela era bem mais alta, cortei uns 2 terços. Não quis cortar mais com medo de perder ela. Preferi esperar a recuperação para depois dar mais uma poda. Com certeza da maneira que está, não vai ficar...!!!!!!

Abs

Anderson Murilo

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

é isso ai !!! quando eu tiver algo parecido com a caliandra 4 do ricardo já vou estar bem contente, essa planta tem uma beleza ímpar, sem contar a sensibilidade de fechar sua folhas a noite e abri-lás pela manhã.
faz um favor pra gente vai colocando as fotos conforme a evolução dessa caliandra para acompanharmos e aprender um pouco mais.

um abraço
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 7:32 am    Assunto: Responder com citação

Vou abrir um tópico para ela....

Abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Horario de Verão acabado, março, abril chegando... E junto com eles o Minuano, que quando bate do Sul congela tudo por aqui...

Tenho que trazer as plantas que estavam fora para dentro, porem a patroa, que é quem manda por aqui, não estava muito feliz com bacias, escorredores, canos e vazos novamente espalhados por toda sacada, em cima da mesa, em cima da lava roupas...

Então aproveitando o horario de almoço na usina, e utilizando a oficina que tem lá na manutenção fiz esse balcãozinho... As coisas ficam em ordem e pegam sol das 10:00 ate o anoitecer, protegidas do frio, geada e vento pelos vidros da sacada. Lá na outra janela era frente Sul, nesta é frente Norte. Lá fora ficou só a Roma que esta plantada no solo e desenvolvendo muito, não quis mexer nela, quando a geada chegar cubro com sombrite.

Abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 07, 2011 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Hoje a tarde coletei uma Azaléia em frente a casa do meu sogro. No canteiro central há diversas arvores e flores. O pessoal não cuida muito, essa azaléia estava uma moita enorme, para chegar ate a base dela foi precisa uma ajudinha do facão. O tronco principal deve ter uns 20 anos, e ao redor dele existem varios brotos. Acredito que de sementes que cairam ou outro modo de propagação natural. Peguei um destes "secudarios".

Já em casa:

O substrato é uns 40% do torrão original peneirado e 60% de caco de telha, aqui em processo de "moagem".

Já podada:

Bem mais limpa, há duas plantas...

Separadas, a da esquerda foi para um vazo, e a da direita para o escorredor.

Já no escorredor...

Sem o galho seco lateral.

Abs

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Página 6 de 8

Ir para: