FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Palmatum
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pedromottaa

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 3:30 pm    Assunto: Acer Palmatum Responder com citação

Além da caliandra branca que postei anteriormente, também comprei uma caliandra vermelha e esse acer palmatum que estou mais na dúvida ainda quanto ao que fazer com ele. Me ajudem com ele também por favor.

[/img]http://pt.fotoalbum.eu/images1/201012/167689/566096/00000001.jpg[img][/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 5:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Não há muito a fazer com seu acer. Vc pode aramar com um arame grosso de cobre e tentar dar um leve movimento ao tronco, para melhorar o visual dele, que é reto por demais. Outra opção é transplantar para um balde ou bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, para que a planta possa se desenvolver melhor, emitindo mais galhos e em locais mais bem posicionados, que permitam a voce selecionar os melhores e formar com eles uma boa estruturação aerea. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
pedromottaa

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Não acha que ela está muito grande nao?? Ela é bem alta.. Não seria melhor diminuir o tamanho dela antes disso não??
Obrigado pela dica
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, complicada a situação desta planta...O que é esta parte esbranquiçada? Foi retirada toda a casca dali? Você já comprou a planta assim? Se já comprou assim creio que poderia e deveria ter optado por outra planta. A sugestão do amigo Nicky está correta porque seria a forma de dar uma turbinada nela, fazer crescer, tentar cicatrizar este local, coisa que só acontecerá com crescimento vigoroso. Você tem toda a razão quanto a altura, mas se cortar agora vai atrasar ainda mais o crescimento e recuperação da planta... Depois de 1-2 anos, no início da primavera, faça uma poda drástica acima de uma gema a uns 10-12 cm do solo. Com o broto mais alto que sair você fará a continuidade do tronco, aramando para cima e dando sinuosidade. Outra sugestão, poderia agora ou no futuro fazer um alporque logo acima de onde termina o descascamento e ali retirar uma muda possivelmente com melhor qualidade do que a própria planta... No caso deste alporque, usando a primeira foto, o galho que sai a direita seria a continuidade do tronco desta futura muda... O corte drástico da planta mãe ficaria para uma intervenção futura de qualquer maneira...

abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 11:58 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Uma solução inusitada para uma planta inusitada como essa, poderia ser a transformação do tronco num tronco reptante, que caracteriza a formação de uma floresta a partir de um tronco de arvore caída. Shocked

Não é algo simples de ser feito, mas é possível e exequível, sem duvida nenhuma. Para isso, vc deverá retirar parte da casca, expondo o lenho duro da madeira. Mas isso deve ser feito em cortes sistematizados, em que apenas uma "janela" é aberta, com um bom espaçamento entre uma e outra. Em seguida, inclina o tronco até encostar o ápice no solo, prendendo bem essa extremidade, bem como acondicionando as raízes todas num lado só, claro que o lado mais favorável. Shocked

Na sequencia, os galhos que estiverem na parte inferior do tronco caído, são retirados, cortando rente ao tronco. Os da parte superior são aramados, recebendo leves movimentos sinuosos, pois serão com eles que as novas arvores serão formadas. Very Happy

Nas "janelas" abertas no tronco, aplica-se solução contendo hormonio enraizante, encostando depois um pouco de musgo, para favorecer a emissão de novas raízes nessa parte do tronco. Faça isso em todas as janelas, bem como nos pontos onde cortou rente os galhinhos retirados.. Very Happy

Esse tipo de trabalho pode parecer dificil e complicado, mas como tudo mais em bonsai é apenas uma questão de ter visão futura do trabalho, bem como paciência em realiza-lo. Very Happy

Esse estilo recebe o nome de IKADABUKI:

[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2008/12/noe_31_groot.jpg?w=450&h=319[/img]

Bem, eis uma sugestão interessante. Pense nela com carinho, pois a considerar o estado atual de sua planta, creio que é a unica possibilidade com chance de sucesso a vista. Mas o prazo para construção, claro, é bem demorado. Mas o resultado, se bem feito, magnifico. Com a vantagem adicional de haver raros bonsai cultivados nesse estilo atualmente. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 12:01 pm    Assunto: Pergunta Responder com citação

Desculpem a intervenção, mas tenho um acer bem parecido, tive que transplantalo a cerca de 30 dias e ele tbm é muito alto, gostaria de saber se ele duporta um alporque, e se devo colocar o arame para forçar as brotações na parte inferior, o meu ja esta na bacia com os devidos furos.
Atenciosamante.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 12:13 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Como foi transplantado recentemente (30 dias), aconselho voce aguardar um ano, pelo menos, cuidando de iniciar adubação organica a partir de agora, mantendo uma rega estável (sem encharcar em demasia). Com isso, sua planta terá uma boa recuperação, sendo que ao final, vc poderá então dar inicio a seleção de galhos bem posicionados, e aramar com maior tranquilidade.

Os galhos dos aceres, quando aramados e educados com movimentos sinuosos, costumam brotar com bastante vigor em todo o galho. Isso favorece a seleção de galhos laterais, visando formar uma estrutura em forma de palma de mão, ramificação lateral. Na sequencia, busca-se a formação lateral com vistas a estabelecer o que se chama de ramificação fina. Ela é que possibilita, por sua vez, a densificação da planta. Very Happy

Então, tenha paciência e aguarde o momento certo de trabalhar com a planta. Very Happy

Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado nickyfury, realmente não tinha a intenção de mecher, mas como tenho o habito de ler o forum como fonte de aprendizado, achei que eu estava perdendo tempo, mas quando alguem mais experiente nos auxilia diminui muito as possibilidades de erros.
Muito obrigado tbm ao pedromottaa, pelo uso do seu acer e boa sorte com ele.
Atenciosamente
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
pedromottaa

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

Eu comprei esta planta em um site, mas a foto que eu escolhi nao era essa, provavelmente veio errado, eu escolhi uma bem menor e sem essa parte branca ai no troco principal... Vou começar fazendo as dicas que me deram... Vou postando aki fotos da evolução(ou não) dela...rsrs
Obrigado a todos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: