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ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira de 16 anos - Atualizado 27/12/2010
30.12.2011
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Donegá
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MensagemEnviada: Qui Out 01, 2009 5:07 pm    Assunto: Olá amigos, fotos mais recentes Pitangueira de 16 anos Responder com citação

Olá Amigos,

Vejam as fotos mais recentes de minha Pitangueira. POR FAVOR OPINEM E DÊEM SUGESTÕES SOBRE PODAS E ESTILOS QUE PODEM UTILIZADOS.

16/09/2009




Hoje 01.10.2009








Vamos lá amigos, preciso de ajuda p/ transformá-la em um belo bonsai.
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MensagemEnviada: Sex Out 02, 2009 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

ola, é isso ai agora tem que comessar a aramar e definir o estilo. Muitas desfolhas ajuda muito para almentar a ramificação.


boa sorte...
t+.
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nickyfury
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MensagemEnviada: Dom Out 04, 2009 10:54 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Sua planta apresenta ótima brotação, o que é um excelente sinal de recuperação. Isso permite, tambem, que voce corte os galhos antigos, na lateral do tronco, e forme uma estrutura mais compacta e interessante com as novas brotações. Depois que cortar os galhos laterais antigos, aplique pasta cicatrizante nos cortes e cubra com papel alumínio. Isso propicia uma cicatrização mais rápida. Very Happy

Como o tronco da planta segue uma linha meio curva, sugiro vc reduzir a altura dele um pouco, cortando em cunha. Com as novas brotações da planta, selecione os galhos mais bem posicionados, eliminando os demais, o que irá favorecer o engrossamento dos principais. Very Happy

Galhos mais grossos favorecem o trabalho com arame, que permitirão a voce conduzir e educar sua planta no estilo Hokidashi, a meu ver o mais indicado. Vc terá então um bonsai de tamanho adequado, num estilo interessante. Nessa fase, portanto, em que está sua planta, é aconselhável ainda mante-la onde está, até que toda a estruturação esteja formada. Very Happy
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MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Esta é a situação atual da planta, idéias serão bem vindas.









Abraços.
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MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 4:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Proceda a uma desfolha completa, fotografe e poste novamente a imagem da planta nessas condições. Assim, fica mais fácil indicar algum caminho no sentido de estilização. Shocked

Para desfolhar, use uma tesoura fina, cortando no pecíolo (talinho), de forma a preservar a saída de novas brotações. Não há nenhum incoveniente de fazer desfolha agora, no verão. A planta está saudável, e em pouco tempo recupera todo o vigor, com a vantagem de emitir novas brotações em pontos mais interessantes, inclusive. Very Happy
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MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Gde nickyfury,

Valeu a dica, vou proceder desta maneira que indicou.

Gde abraço.
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MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

Segue fotos de desfolha feita na Pitangueira na data de ontem p/ melhor visualização da planta, conforme indicação do amigo nickyfury e tb 2 fotos do nebari qdo foi feita uma troca parcial do substrato antigo, por um substrato mais drenante.












Fico no aguardo da opinião dos amigos.

Abraços.
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MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 7:39 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, com a desfolha, podemos perceber que há muitos galhos brotando no mesmo ponto. Sugiro ao nobre colega selecionar os melhores, isto é, aqueles com lenho mais firme e que esteja melhor posicionado dentro da estrutura, cortando fora o excedente. Ao fazer isso, vc evita que no ponto surja nódulos, que comprometem o tronco, causando um engrossamento ou calosidade que, ou afina o ponto ou engrossa, de qualquer maneira prejudicando o visual do tronco, tirando-lhe a conicidade.

Na sequencia, reduza o comprimento do galho selecionado, deixando-o com a metade do tamanho atual. Com isso, vc irá favorecer novas brotações, principalmente dupla, na extremidade do galho, melhorando sua futura armação (palmar, para densificar).

Na parte superior noto que há galhos grossos em demasia. Vc terá que escolher um deles para ser o novo ápice, aumentando a area de conicidade, eliminando todos os demais, pois eles comprometem o futuro da planta. No caso, selecione os mais bem posicionados e corte todos até ficarem com uns tres dedos de comprimento apenas. Novas brotações virão, possibilitando que vc possa formar novos galhos a paritr delas, com a grossura adequada ao ponto onde brotarem.

Isso se prende ao fato de que os galhos inferiores é que devem ter grossura maior que os superiores e não o contrário. No primeiro terço do tronco, na parte chamada tachiagari, há um galho longo. Costuma-se manter esse galho na qualidade de "galho de sacrificio", pois ele, ao crescer e se fortificar, puxa o engrossamento do tronco, aumentando seu diametro enquanto a planta se desenvolve.

Na sua planta, contudo, não há por que mante=lo nessa posição com essa finalidade, vez que o tronco possui uma boa caracteristica de engrossamento desde a base até determinado ponto do ápice (a ser corrigido, conforme indiquei acima). Então sugiro cortar fora, sob risco dele estar subtraindo nutrinentes necessários para as outras partes mais importantes de sua planta, principalmente na fase de recuperação.

O raizame da planta apresenta duas caracteristicas de nebari radial, quando o ideal é apenas uma. Mas se vc cortar o tronco imediatamente abaixo da primeira base radial, a planta poderá não resistir e morrer. Então, o melhor, é manter o raizame inferior, ocultando-o abaixo do solo, enquanto trabalha na formação, visando o engrossamento, do nebari aparente, que está muito bonito e interessante.

Esse tipo de defeito decorre do fato de não termos o hábito de cortar fora a raiz pivotante no inicio da formação da planta, isto é, quando não passa de uma mudinha recem germinada. Essa técnica, que em japones recebe o nome de sashiki, é muito usada nos pinheiros. Ao não ser adotada, incorre nesse grafe defeito, que, dependendo da espécie com que se trabalha, inclusive pinheiros, pode ser fatal se for realizada na pré maturidade da planta, como agora.

Como as raizes do nebari superior terão efeito meramente decorativo, vc pode encurtá=las um pouco, cortando todas, de maneira a permitir que fiquem mais curtas e melhor visualizadas. Não podem ser retiradas, pois se vc manter apenas as inferiores, o tronco afunila para baixo, o que acarreta grave e incontornavel defeito. Melhor manter e fazer como escrevi.

Após selecionar os galhos mais bem posicionados, cortando fora o excedente (lembrando que, para um bonsai o pouco representa muito, então o minimo de galhos é que é o ideal), vc corta esses, reduzindo seu comprimento pela metade. Como o tronco tem um ligeiro movimento, é justo então aramar os galhos e dar-lhes um movimento levemente sinuoso lateralmente, para que se harmonizem com o tronco. Fique atento para retirar o arame tão logo note que começa a marcar. Isso não significa que o galho irá adquirir o movimento pretendido, mas que talvez vc tenha que repetir a aramação para a fixação ideal, quantas vezes forem necessárias.

Nas áreas onde há grandes cicatrizes, vc pode observar que a casca começa a formar uma calosidade, visando abarcar e cobrir a cicatriz. Para que isso ocorra de maneira correta e mais rapidamente, porém, é necessário proceder a uma leve retirada da capa superior da calosidade, usando uma lamina bem afiada. Após essa retirada de material, vc aplica pasta cicatrizante no local.

Fazendo dessa forma, a intervalos regulares, a cicatrização ocorre de maneira uniforme e sem deixar que, ao fechar totalmente o corte, o tronco fique com aquela protuberancia acentuada, enfeiando o tronco.

Para finalizar, faltou vc indicar qual a frente que escolheu para sua planta. Além disso, faltou fotos da lateral da planta, mostrando o grau de inclinação do movimento do tronco para tras, que deverá ser corrigido ao proceder a um envase futuro, inclinando a planta em direção contrária ao do movimento. Para a próxima sessão de fotos, após as intervenções sugeridas, caso vc decida aceitá=las, é claro, sugiro ao nobre colega selecionar quatro lados, marcando-os no tambor com papel branco, por exemplo, e fotografar a planta cada vez por um desses quatro lados. Assim, fica mais fácil determinar o tipo de inclinação atual, o futuro e qual a melhor frente, se por ventura vc não tiver escolhido a melhor, é claro. Wink
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MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 12:24 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

Qto ao nebari concordo completamente em sua observção, mas isso se deve ao fato de que a planta inicialmente foi plantada apenas cm árvore frutifera por meu pai, sem intenção de bonsai futuro. Em minhas mudas mais jovens procuro reduzir ao máximo a raiz pivotante, acho que o mais indicado é seguir realmente o vc mencionou deixando as raizes superiores apenas cm efeito estético. Se ñ for abusar d+ essa é uma dúvida que sempre tenho, qual a melhor forma de podar raízes já formadas visando que sua cicatrização ñ fique feia e dê um bom resultado estético? Veja que as raízes superiores saem de forma quase horizontal e qdo vemos plantas já formadas, essas dão a impressão de entrarem no solo em sentido de ângulo, ou seja, até certo ponto vêm em horizontal e depois descem em vertical.

Outra coisa que me deixou na dúvida foi qto ao comprimento do tronco em relação a seu diâmetro, mas tive medo de podar novamente mais baixo e ñ surgirem brotações adequadas a formação de uma copa mais baixa. Seria aconselhável aguardar novas brotações e verificar se existem brotações mais baixas p/ começar a formação da copa mais baixa?

Se ñ for lhe pedir d+, vou tirar novas fotos de ângulos (lados) diferentes marcando-os com papel numerado p/ que possa me orientar quais galhos seriam os mais adequados. Seria possível? Essa é uma de minhas grandes dificuldades, encontrar um caminho e galhos certos p/ estilizar a planta.
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MensagemEnviada: Sáb Jan 01, 2011 10:17 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, a melhor maneira de fazer um bom trabalho com as raízes atuais, visando apenas usá-las esteticamente, é proceder a um corte em todas, reduzindo seu comprimento. Esse corte deve ter um formato aproximado com a letra "U", e ficará com a parte exposta voltada para baixo. Very Happy

Lembre-se de aplicar um bom selante no corte, para evitar o acesso de agentes nocivos que possam vir a causar o podredume na raiz. Shocked

O corte nesse formato geralmente é realizado com vistas a formação de um nebari radial completo e o "U" fica com a parte exposta voltada para cima, sendo aplicado pasta selante apenas no centro, e nas pontas é aplicado hormonio enraizante, cobrindo-se a area em torno com musgo esfagno. Isso estimula as brotações de raízes laterais na area do corte, que poderão ser devidamente selecionadas para a formação futura do nebari.

Como as raizes dessa planta estão num patamar mais baixo, o nebari atual, superior, terá efeito apenas estético. Por esse motivo é que indico o corte em "U" voltado para baixo, sem estimulante para raizes na extremidade cdo corte. Claro que, se vc quiser, poderá então fazer isso. Essa variante permitiria que, com novas raizes capilares a partir das raizes superiores, poderia vc cortar o tronco logo abaixaixo do ponto de saida dessas raizes, eliminando completamente a parte inferior, corrigindo o tronco.

Entretanto, esse trabalho é muito demorado. Seria preciso repeti-lo a intervalos de tempo, para que todas as raizes radiais superiores emitissem raizes capilares em quantidade razoável, que permitisse continuar a manutenção da planta, e, apenas ao cabo dessa formação estar completa e bem vigorosa é que poderia, finalmente, cortar fora o tronco logo abaixo dessas raizes, eliminando as raizes inferiores e procedendo a correção indicada.

Deixo a seu critério a escolha entre as duas opções, então. Afinal, a planta é sua e apenas vc é que terá todo o trabalho. No caso de optar pelo corte em "U", com a face do corte exposta para baixo, visando romar um novo patamar de raizes capilares, acredito que o tempo necessario para isso ficaria em torno de 3 a 5 anos, com uma boa rega e boa adubação. Um vez a cada ano e meio, deveria ser repetido o processo de indução de raízes, caso se verifique que ele não estivesse completo, em cada uma das raizes, enterrando tudo novamente.

Ao mesmo tempo, os novos galhos selecionados poderiam estar sendo formados, sem nenhum problema. Busca-se a formação de galhos primarios, inicialmente, de preferencia os mais bem posicionados ao longo do tronco e na parte apical. Com eles estabelecidos e formados, parte-se para a ramificação lateral deles, visando o formato palmar, o que possibilita o aumento da densificação.

Mas nada de por o carro na frente dos bois. Vamos aguardar a nova sessão fotográfica para analisar melhor o tronco e a saída dos galhos, visando selecionar os mais bem posicionados, ou, então, o que cortar fora, buscando formação com novas brotações. Very Happy
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MensagemEnviada: Dom Jan 02, 2011 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

Seguem novas fotos numeradas conforme solicitado. Qto ao corte em "U", me desculpe mas ñ entendi, poderia fazer um rabisco até mesmo com o Paint Brush nas fotos do nebari, desculpe a amolação.






Veja que a frente 1 e a 4 ñ mostram a curvatura do tronco, seria possível usar uma delas crinado assim um chokan, ou o mais indicado seria mesmo aproveitar a curvatura sem criar uma ilusão de ótica p/ quem olhasse de frente (sendo a frente escolhida a 1 ou a 4)?

Nicky, nem sei cm agradecer a ajuda até aqui.

Valeu amigo.
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MensagemEnviada: Seg Jan 03, 2011 7:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, analisando detidamente as quatro ultimas fotos, considerei que a de numero tres é que apresenta uma boa possibilidade de trabalho, mas no caso, voce teria que cortar o tronco na altura da linha vermelha, iniciando um novo ápice com um dos dois galhos que nascem perto desse ponto de corte. Shocked




Com isso, a planta deverá ser inclinada para a direita, um pouco, para ficar mais ereta. O tronco possui uma ótima conicidade desde a base até esse ponto. O corte irá ficar oculto, pois a medida que novas brotações surgirem, elas poderão cobrir o corte, pois a copa geralmente deve ser arredondada, caracterizando uma arvore mais antiga. Very Happy

Fica uma planta mais baixa, é verdade, mas com mais impacto visual, depois de bem cheia de folhagem e com uma boa estrutura de galhos formando a parte aerea, do que se vc preferir manter toda a planta para um chokan. Bem, isso na minha humilde opinião iria render um trabalho mais técnico, com um tachiagari bem robusto, boa conicidade e possibilidades maiores de trabalho. Um hokidachi de primeira linha, o que realça nessa espécie, que a meu ver não retornaria bem com um chokan. Rolling Eyes

Guardadas as devidas proporções, vez que sua planta irá resultar num hokidachi mais alto, a formação estrutural todavia ficará parecida com a dessa planta, principalmente na parte da copa arredondada:



Quanto ao corte da raiz em forma de "U", fiz um desenho, canhestro até por demais, afinal sou melhor palpiteiro que desenhista, por mais que eu queira. Desenhar num papel é até facil, dificil é usar o velho Paint para isso, mas, vá lá, apenas como orientação:



O corte ficou para cima, como está na ilustração. Mas, ao inverter o desenho, o corte fica voltado para baixo. Shocked Bem, espero que os esclarecimentos possam orientá-lo adequadamente. Shocked
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MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Fala ai Marcião.... hehehe.... já vi esta planta ao vivo.. buniiiiiita demais da conta.....


Feliz ano novo meu véi...
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MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Nicky ñ tenho cm agradecer pelas orientações, vou aguardar mais alguns dias p/ ver a resposta a desfolha e dar início aos trabalhos. Conforme a evolução vou postando as fotos p/ ir acompanhando.

Fala Mc, realmente fica mais bonita ao vivo, o fotógrafo ñ ajuda, rsrsrs. E aí cara sumiu? Recebeu a msg de ano novo?


Abraços.
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MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Sumi mesmo.. Passei o reveillon em Florianópolis, fui de moto... irado véi essa viagem.... mas agora é trampar e trampar, hehehehehe
recebi sua msg sim.. só não respondi pq tava sem crédito....
tudo de bom pra vc e toda sua família pra esse 2011
abração
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