FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira yamadori brotações
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 6:22 pm    Assunto: Jabuticabeira yamadori brotações Responder com citação

Pessoal,adquiri essa jabuticabeira de yamadori a + ou - um mes e ela já está brotando...Smile
É minha primeira jabuticabeira,por isso,queria saber os cuidados que devo tomar com ela (poda,substrato,aramaçao,desfolha)e a opinião de voces...
Obs:essa outra planta no mesmo vaso é uma estaquia da parte de cima da mesma obtida através da poda.

Frente

Lado direiro

Atras

Lado esquerdo

Nebari e brotos

Aguardo opinioes

Abraços!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

deixa ela brotar
mais
ja vai tirando esses brotos que nasce na base da planta

"eu" Terias abaixado ela ainda mais... deixado uns 15 a 20cm
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 04, 2010 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando...

Olá Leandro,valeu pela sua opiniao.Ela está crescendo bem rápido...Smile
Alguém tem mais idéias pra ela?

Abraços!!!
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando...

Retirei os brotos de baixo,deixando apenas os superiores.Ainda não adubei,porem ela já cresceu bastante:

As folhas dela estão pequenas.Será que é falta de algum nutriente?

Abraços!!!
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

muito sol e torta de mamona.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Como essa é a minha primeira jabuticabeira,ainda tenho algumas duvidas:
Deixo crescer livremente,por enquanto?
Se não,como podar os novos brotos(acima de quantos pares de folhas)?
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Deixa crescer bastante a vontade, para iniciar a formação de galhos mais grossos. O galho cresce bem, engrossa, daí corta curto, cresce, corta e assim por diante. Como a jabuticabeira tem galhos bem maleáveis não precisa nem se preocupar com condução por enquanto, deixa brotar bastante
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Seguindo os conselhos do Nikkei sobre a poda, aqui vão as fotos atualizadas:

Antes:

Depois:

Valeu!!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 3:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Mateus, agora faça com essa jabu o mesmo que faço com as minhas: sento e espero elas se desenvolverem bem, emitindo brotações vigorosas, com galhos bem compridos e cheios de folhagem bem densa. Para garantir que ficarei apenas olhando e nada farei, trato de praticar a melhor arte, companheira inseparável e incansável de todo bonsaista que se preze: PACIÊNCIA. A nobre arte da paciência é a mãe natural da arte bonsai. Very Happy Very Happy

Enquanto voce pratica a nobre arte da paciência em relação a essa jabu, pode ir fazendo milhões de outras tarefas, como por exemplo, ir providenciando a próxima planta que irá trabalhar. É assim que funciona. Deixe "fluir"...... Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2011 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Ok nick, seguirei suas dicas... Very Happy

Aumentando a folhagem

Ate mais!!!
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2011 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

As folhas dela estão pequenas.Será que é falta de algum nutriente?

As folhas pequanas são normais nessa espécie de Jabu, a jabuticaba híbrida é que tem folhas maiores e frutifica mais rápido, essa espécie necessita de pelo menos 12 anos para frutificar...

Shocked
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Também estou preocupado com isso...
Mas acho que é por causa da espécie mesmo (jabuticabeira de cheiro,como diz minha avó) porque adubo ela com TM+FO.

Em relação a frutificação:
Obaaa!Daqui 10 anos teremos frutas!!! hehehe (brincadeiras á parte...)
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 1:40 am    Assunto: Responder com citação

Jabuticaba Sabará se não me engano, dez anos no mínimo, com as intervenções constantes, esse tempo aumenta um pouco, srrsrsrsr.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 7:53 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Hraphi, esclarendo um pouco essa informação: no mercado há muita enganação sobre o tempo que uma jabu leva para produzir sua primeira carga de frutos. É de conhecimento comum que a quantidade de agua e de sol contribui significativamente para a produção da planta. Quanto mais agua e mais insolação ela recebe, mais rápido seria então a primeira carga de frutos. Isso sem acrescentar o adubo, item importantissimo nesse ponto.

De qualquer maneira, é certo que uma jabuticabeira, originada a partir de semente, leve no mínimo doze anos para frutificar. Os grandes pomares de SP, visando o comércio regular, foram originados a partir da germinação selecionada de sementes, e só começaram a produzir a partir do 12.º ano, estabelecendo então a regra a respeito do menor tempo possível para a primeira frutificação. Os produtores compram mudas de quatro, cinco anos e esperam sete a oito anos para que a planta atinja a idade adulta e comece a produzir, por décadas.

A enxertia, embora não seja tão usual, é a forma mais rápida conhecida de se obter uma planta que produza em menor tempo de cultivo. A planta enxertada, isto é, o porta enxerto, tendo seis anos e frutificando, irá passar essas qualidades para a muda usada no enxerto, que por sua vez levará os mesmos seis anos para iniciar a frutificação.

Em condições adequadas e favoráveis de cultivo, decorrido o prazo corretamente analisado para emitir frutificação, a jabu dará inicio a esse processo por ocasião das chuvas, no meio da estação primaveril.

Conquanto então uma planta saudável e que receba adequadamente uma quantidade razoável de agua, exposta ao sol diariamente, o dia inteiro diga-se, possa levar até 12 anos para iniciar seu ciclo de frutificação, que irá se extender então para toda a vida util da planta, com cargas cada vez maiores de frutos, espalhados por todo o tronco, desde a base até o ápice, há que se levar em conta outro fator:

Para moldar um bonsai, por vezes cortamos, podamos, aramamos. Fornecemos nutrientes controladamente. Todas essas intervenções, repetidas vezes sem conta, na ânsia de formar uma planta que possa ser definida como um bonsai, esquecemos o principal: para frutificar, a planta deve ser deixada crescer livremente, não sofrendo podas nem nenhum tipo de intervenção.

Apenas, então, abandonando a planta à sua própria sorte, deixando-a desenvolver-se tranquilamente, ao menos nos doze ou quinze primeiros anos, é que ela irá retornar com frutificação, que será interrompida, se porventura agirmos de alguma forma, intervindo nela com o uso das técnicas transformadoras. Nisso, inclusive, está inserte o chamado yamadori, ou seja, a retirada do solo em que originalmente estava sendo cultivada a planta.

Aqui, há divergência: uma planta que estava produzindo no solo, retirada, quanto tempo irá levar para voltar a produzir? Creio que vale o mesmo que para o enxerto: se a planta retirada tiver mais de 15 anos, tomados os devidos cuidados e recuperando-se bem, o que pode ser percebido pelo reínicio do ciclo de crescimento e emissão de brotações em toda a planta. Então, tendo a planta 15 anos, levará exatamente 15 anos para voltar a produzir. Certo? Bem, pode ser que não seja exatamente assim, pois como frisei, uma planta recuperada só voltará a produzir novamente se a deixarmos em paz, isto é, se não executarmos nela nenhuma outra intervenção, deixando-a crescer e vegetar livremente, como acontecia quando se achava no solo.

Se, por outro lado, viermos a executar nela as intervenções que de praxe usamos proceder nas mudas que pretendemos formar bonsai, então pode esquecer. A frutificação não irá ocorrer, pelas mesmas razões expostas anterioremente. Ou, então, atrasar, até que a planta se sinta em condições ou adequadamente condicionada ao processo constante das alterações que realizamos nela.

Dez anos, 15, 20? dificil prever isso, com certeza, se considerarmos as informações acima. Por isso, quando me perguntam tal coisa, prefiro logo esclarecer que, ou optamos por ter um bonsai de jabu ou por ter uma jabu frutificando. São duas coisas distintas, que quanto antes o cultivador aprender a diferenciar, mas facilmente irá entender o que é, realmente, um bonsai.

E aos que insistem ainda em afirmar que há jabu vendidas em latas, em floriculturas Brasil afora, produzindo? Bem, como salientei, há muito comerciante desonesto por aí. Compre uma, e veja se a frutificação continua. Faça as intervenções para mudar a muda de uma simples planta para um bonsai, e espere que a frutificação continue. Mas espere sentado, que em pé, cansa. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 10:57 am    Assunto: Responder com citação

Poxa Nicky e eu ia justamente comprar uma Jabu dessas vendidas em latas já frutificando, para transformar em bonsai, já não vou mais, pois com as intervenções ela vai parar de produzir de todo jeito.Em Salvador vi umas lindas, carregadíssimas, R$ 80,00, achei até barato.
Vou esperar a minha de doze anos chegar a esse ponto um dia, mas com tantas intervenções temo que isso demore.O tamanho do vaso tb conta né?

Entretanto algumas plantas nem ligam pra intervenções e continuam a frutificar sempre, tenho uma mini romã aqui que eu podo, desfolho, transplanto e ela sempre responde com frutificações, a Amora que coletei "yamadori" logo depois das primeiras brotações se encheu de frutos e fica fazendo isso o tempo todo, basta eu desfolhar que ela já emite os novos brotos carregados de amorinhas e se deixar amadurecem normalmente. Até as estacas filhas dela tb, eu fico só retirando os frutos a cada intervenção para não roubar energia da planta enquanto formo a copa.

Então acredito que não é sempre, que uma planta recuperada só voltará a produzir novamente se a deixarmos em paz,e não executarmos nela nenhuma outra intervenção.
Olha a Jabuticabeira desse link abaixo por exemplo, o Salo, dono da planta, fez alporque, desfolhas , aramação e a jabuticabeira respondeu com frutos, vê se pode...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10193&postdays=0&postorder=asc&start=0

Agora uma pergunta Nicky. Tenho uma acerola de porte e idade consideráveis e quero fazê-la produzir sem enxertos, em uma bacia, como devo proceder? deixo ela crescer livre durante anos sem podas e a sol pleno? isso seria suficiente? e quanto a podas de raízes? teria que parar de fazê-las tb? A planta é a da foto abaixo...

Agradeço desde já a atenção, abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: