Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
viniciusvardiero

Registrado: 29/12/10 Idade: 48 Mensagens: 12 Localização: Maceió-AL
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 6:58 pm Assunto: Acer Deshojo que se mudou pra Maceió |
|
|
Pessoal,
Eu sou um pré-iniciante. rsrsrs! Só tenho 3 plantas: um buxinho, um ficus yamadori (que ainda não brotou) e um Acer Deshojo de 15 anos.
Este último foi comprado no site ideal bonsai por falta de informação, pois, depois de uns dias, descobri que ele não se aclimatiza bem aqui no nordeste.
Chegou em Maceió depois de 9 dias, mesmo eu tendo escolhido o SEDEX.
90% das folhas estavam queimadas e o vaso, quebrado. A umidade do substrato estava muito bom, mas a caixa deixou o ambiente extremamente abafado.
O cuidado e a atenção do pessoal do ideal bonsai foi sensacional em todos os momentos e me prometeram mandar outro vaso.
De qualquer forma, fiquei muito preocupado com a árvore, por ser um dos aceres mais sensíveis.
Procedi a desfolha parcial, retirando as folhas mais secas e deixando as que estavam em melhor estado. Fiz a desfolha seguindo os ensinamentos de Carlos Tramujas, com uma tesoura de poda, cortando no meio do pecíolo. Isso foi excelente, pois incentivou uma rápida brotação das gemas logo abaixo.
Atualmente, o acer está protegido do sol forte e dos ventos (aos quais foi inadvertidamente submetido assim que chegou) do lado de dentro da minha sala, recebendo o sol no início da manhã. Isso evitou que as folhas continuassem queimando.
Bom, eu vou continuar com o Bonsai aqui em Maceió e me preocupo com o seu período de dormência. Com a pouca oscilação de temperatura no nordeste durante o ano, é impossível ele adormecer naturalmente.
Eu andei pesquisando sobre os métodos artificiais de se induzir a dormência em plantas temperadas e vou fazer o que for preciso. Ainda tenho tempo de planejar tudo certinho.
Os meus planos são geladeira e ácido abscísico (ABA).
O primeiro já é conhecido do pessoal daqui, pois acho que eu li aqui mesmo. Agora, o ABA, não. Nunca li nada a respeito de se usá-lo para fazer plantas entrarem em dormência, mas é exatamente isso o que ele faz: dormência de gemas, raízes, caule e sementes e queda das folhas na transição entre outono e inverno. Conversei com uma professora de uma Universidade do sul do País pelo Facebook que se disponibilizou a me ajudar nas dosagens e formas de aplicação.
Resumindo, vou diminuir a temperatura na geladeira e entrar com o fito-hormônio durante as regas. Alguém já ouviu algo a respeito ou é uma tentativa inédita?
Valeu, galera! aguardo sugestões!
Vinícius Vardiero
Editado pela última vez por viniciusvardiero em Qua Dez 29, 2010 7:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
viniciusvardiero

|
|
|
 |
viniciusvardiero

|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 7:24 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
viniciusvardiero

|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 7:58 pm Assunto: |
|
|
Com o musgo que mantinha a umidade do substrato durante a viagem. Reparem também no vaso.
Estado geral das folhas quando chegou.
Depois da desfolha parcial (ainda havia folhas bem danificadas)
Árvore no outono
Novas brotações. Isso é lindo de ver.
 |
|
|
 |
rabelo1
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 11:13 am Assunto: |
|
|
Olha esse site ai ele explica como fazer uma árvore entrar em dormencia artificialmente www.evergreengardenworks.com/dormancy.htm .Mas as árvores não perdem as folhas só por causa da temperatura, sim a tmeperatura faz parte mas o principal são as horas que a árvore recebe de insolação, então podemos dizer que é uma mistura de baixas temperaturas e da posição da terra.
Outras coisas que deveria saber sobre o deshojo é que ele (como vc já disse é bem sensivel) é um acer de montanha diferente da variedade comum do palmatum que é da planicie então ele precisa das sua interferencias no outono e no inverno muito bem definidas além da primavera. |
|
|
 |
viniciusvardiero

|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 1:48 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Rabelo.
Eu sei é que estou com um grande pepino nas mãos.
Eu estou mantendo o acer em um ambiente interno, mas com incidência solar direta no início da manhã e indireta durante o resto do dia. O sol do nordeste, assim que a planta chegou, acabou de queimar as folhas que não estavam tão debilitadas.
Entrei no site que vc recomendou. Eu tenho um pouco de medo de deixar o acer no escuro total, dentro da geladeira, mas o pessoal do site diz que não tem problema.
Ainda estou bem inclinado ao uso do ácido abscísico (ABA) para induzir a dormência, juntamente com a geladeira, pois não creio que possa conseguir temperaturas abaixo de 4 graus Célcius na mesma.
Então, creio que será assim: pulverização com anti-fúngico no final do outono, regas com solução de ABA e frigobar por 6 meses. Deixa o bichinho dormir! Tomara que durma.
Abraços e obrigado.
Vinícius Vardiero
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 2:35 pm Assunto: |
|
|
Vinicius,
não sei se entendi; mas a dormência induzida seria para que ele descansasse no verão e "acordasse" no inverno?
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 4:34 pm Assunto: |
|
|
eu to aqui meio boiando não entendi o que quer fazer
 |
|
|
 |
viniciusvardiero

|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 4:52 pm Assunto: |
|
|
É o seguinte, Edson e Leandro,
Os aceres têm que entrar em dormência no inverno. Se isso não acontecer (como é o caso de Maceió, devido a falta de uma estação realmente fria), eles continuam brotando até um período de 2 anos. Depois disso eles entram em dormência independente da época do ano e da temperatura devido à falta de energia. Quase 100% deles não retornam dessa dormência e morrem.
Eu pretendo induzir artificialmente a dormência no meu acer, deixando ele na geladeira pos 6 semanas, no inverno. O problema é que mesmo com esta medida, ele pode não entrar em dormência, pois não creio que consiga manter a temperatura da geladeira a menos de 40F ou cerca de 4 a 5 graus Celsius. Pra não ter erro no processo, estou pensando em borrifar a árvore com um fito-hormônio chamado ácido abscísico, que é um dos responsáveis pela dormência de vegetais. Não sei se vai dar certo, nem sei se vou encontrar o bendito do hormônio pra comprar. Vamos ver.
Se alguém tiver alguma experiência no assunto, aceito ajudas!! rsrsrs!!!
Abraços
Vinícius |
|
|
 |
viniciusvardiero

|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 4:54 pm Assunto: |
|
|
Só pra deixar claro, galera: pretendo fazer isso no inverno. |
|
|
 |
rabelo1
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 7:30 pm Assunto: |
|
|
Olha quando as plantas estão no inverno não nesecitam de luz pq estão sem folhas e como o ar da geladeira é seco é bom deixar dentro de um saco plastico e continuar regando mas só quando a terra estiver seca esse tipo de indução a dormecia artificial é bem dificil por isso não é recomendado a iniciantes mas tenho fé que vc consegue
AH E AS PLANTAS SÓ VÃO PARA A GELADEIRA QUANDO ESTIVEREM DORMENTES.
NO OUTONO SÓ SE BOTA NA GELADEIRA NA HORA DE SIMULAR A NOITE
Editado pela última vez por rabelo1 em Sex Dez 31, 2010 12:23 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
rabelo1
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 7:33 pm Assunto: |
|
|
No época do outono basta diminuir a incidencia diaria toda semana vc diminui algum tempo de insolação e bota ela na geladeira a noite para ir pensando que já é outono acho que usar o acido vai queimar as raízes pelo que liá o ABA serve para ir "queimando as folhas aos poucos só no inverno podem ficar sem iluminação sola olha e vc pode deixa na geladeira por 1000 hora ou 2 meses isso já é o suficiente
OLHA VINICIUS AS GELADEIRA FUNCIONAM SIM A 40F SIM BASTA BOTAR NO MÁXIMO AI O CONGELADOR VAI TRABALHAR MAIS RÁPIDO E ESFRIAR MAIS AINDA O CLIMA NA GELADEIRA! |
|
|
 |
viniciusvardiero

|
Enviada: Sex Dez 31, 2010 4:33 pm Assunto: |
|
|
Eu tô animado com o processo!!!
Valeu, Rabelo! |
|
|
 |
rabelo1
|
Enviada: Sáb Jan 01, 2011 6:41 pm Assunto: |
|
|
Vinicius poste as fotos do seu bonsai assim poderemos acompanhar e dar algumas dicas a mais! |
|
|
 |
viniciusvardiero

|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 5:39 pm Assunto: Atualização |
|
|
Pessoal,
Esse é o Acer com novas folhas após a desfolha feita há mais ou menos 15 dias atrás.
Abraços.
Vinícius Vardiero |
|
|
 |
|