|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 11:45 pm Assunto: Cascata que virou Moyogi |
|
|
Olá amigos, posto aqui a evolução de uma guajuvira que estava sendo treinada no estilo kengai (cascata) e que na última intervenção, por eu não estar satisfeito com a evolução da parte pendente da cascata e que mudei radicalmente o rumo, em apenas um toque de alicate, transformando em um moyogi. Não tenho fotos da planta inicial, começo já com um dos galhos da bifurcação aramado para baixo visando o estilo kengai...
Novembro de 2008
[/img]
Replantio na mesma data, poda e aramação
[/img]
Vista de cima
[/img]
Dezembro de 2009, deixado crescer a copa para ter mais opções de galhos para formação.
[/img]
Fevereiro de 2010, poda e aramação, formação da copa. Cascata não defoliada para forçar o crescimento dela. Foto mostra a planta já rebrotando com força. Não estou satisfeito com o pouco desenvolvimento do galho cascata. Após isso foi retirado o tracionamento e inclinado o vaso a fim da cascata ficar mais elevada para forçar o crescimento, mas o resultado ainda não foi satisfatório.
[/img]
Após vários trabalhos de poda, aramação e desfolha durante o ano, dezembro de 2010 a opção por abortar a cascata e ficar apenas com a copa num singelo moyogi. Na mesma posição da foto anterior, apenas foi cortado o galho esquerdo a partir do ponto onde começava a descer...
Reordenados e aramados uns poucos galhos, creio ter ficado a contento.
[/img]
Sugestões, opiniões, idéias de vaso, tudo é bemvindo...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 8:10 am Assunto: |
|
|
Parabéns pela ultima intervenção, acertou em cheio, acredito que um vaso redondo com bordas pequenas ia ficar show.
Minha humilde sugestão. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 8:32 am Assunto: |
|
|
pensei em algo assim, só que a cor ficou muito forte.
 _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 9:55 am Assunto: |
|
|
Olá Élio, como era você que conduzia a planta (e eu vi que foram 2 anos de treinamento) ninguém melhor que você mesmo para julgar o destino da Guaju, mais te confesso que estava me agradando bastante a cascata e já estava com uma estrutura secundária muito boa, na minha humilde opinião eu teria insistido um pouco mais, por outro lado ao efetuar a drástica mudança você conseguiu uma planta praticamente pronta e muito boa.
Grande abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 10:46 am Assunto: |
|
|
Ei Elio,
achei muito boa a intervenção!
as vezes acontece isso comigo tb, de ir guiando em um estilo e ver que se adequa melhor a outro!
acredito que acabou sendo uma vantagem a condução dela por um tempo como cascata, pois serviu de galho de sacrificil a parte estirpada conferindo um material robusto e compacto no final.
belo bonsai brother
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Rafa

Registrado: 05/04/08 Idade: 42 Mensagens: 74 Localização: Escada-PE
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 12:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio, muito boa sua intervenção, mas, como o Lutz falou, eu também teria insistido mais, quem sabe se vc tivesse inclinado o vaso desde o início da condução o resultado não teria sido outro. No entanto, ficou um belo moyogi, agora eu invistiria em engrossar um pouco o segundo galho,o da direita, pois a relação entre ele o primeiro está muito grande. Parabéns pelo lindo exemplar. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 12:52 pm Assunto: |
|
|
Gostei MUITO da verão moyogi da planta.
Pra mim valorizou muito mais o material. Ficou perfeita!
Gostei muito também da sinuosidade dos galhos e do tronco (muito elegante, por sinal ).
Me parece que tem um bom nebari, não?
Que tal escavar um pouco e postar novas fotos?
Parabéns pela lindíssima planta! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:45 pm Assunto: |
|
|
Grande xará, não raras vezes mudo de estilo de uma planta quando, apesar da persistência, noto que não é o estilo adequado para "aquela" planta.
Exatamente o que eu acho que vc notou com essa guajuvira.
Ficou nota 10...........xará!
Como o Newbe citou, será que não tem um bom nebari aí embaixo?
Parabéns, véio! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 4:21 pm Assunto: |
|
|
mostra !!!
mostra !!!
mostra !!!
 _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 8:32 pm Assunto: |
|
|
Amigos, de fato às vezes a gente sente em mudar de rumo uma planta. Mas neste caso pareceu estar muito "na cara". A cascata levaria ainda vários anos até estar a contento, enquanto assim a planta já ficou bem perto de finalizada. André agradeço a sugestão de vaso, preciso aprimorar um pouco mais esta informação até decidir. Lutz, na verdade antes dos dois anos que aqui é mostrado houveram outros 2 anos desde a planta bruta, então eu já estava com vontade de finalizar a planta e esta forma ocorreu isso, com bastante compactação. Xará e amigos, agradeço as palavras de apoio... Newbe, o nebari é meia boca, vou ter que ajeitar ele um pouco, agora não vou mostrar porque a planta foi mexida e ele está um pouco afundado para engrossar as raízes. Mais adiante em outra intervenção posso mostrar...
agradecimento e abraço a todos... _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 9:20 pm Assunto: |
|
|
É isso que me fascina nesta arte bonsai... Sempre haverá a possibilidade de mudanças e a obra nunca estará terminada!!!
Elio
Parabéns pelo belo trabalho realizado até agora  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 2:42 pm Assunto: |
|
|
Elio,
parabéns pela mudança; ficou ótima. Agora é só escolher um bom vaso!!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Dez 31, 2010 2:15 am Assunto: |
|
|
Grande Elio, só uma palavradefine este bonsai: ÁRVORE!!!!!!
Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 01, 2011 8:41 pm Assunto: |
|
|
Valeu Alexandre, é por aí mesmo. Bonsai arte viva e portanto sujeita a mudanças de rumo. Edson, pois continuo esperando para definir com precisão o vaso a utilizar, forma, cor, tamanho, borda, acabamento... quantas variáveis... E eu sou meio duro de orelha em termos de escolha de vaso, tenho muito a aprender...
Ricardo, de fato a idéia é esta, mostrar uma árvore em toda a sua magnitude, se chegarmos a isso teremos um belo bonsai...
Agradeço as considerações dos amigos.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|