 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André Luiz Santos 2.o PASSO


Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 4:50 pm Assunto: >>Trabalhando uma Acerola bruta<< |
|
|
Eu nunca tive interesse em fazer Bonsai de Acerola, via que meus amigos não conseguiam formar uma bonita copa e aparecia muita praga...só de imaginar que no meu viveiro o sol da as caras muito rápido!...nem pensar em bonsai dessa espécie.
Umas semanas atrás, minha tia e minha avó inventaram de cortar fora os pés de acerola da casa de cada uma...pow...deu dó...ai decidi começar a trabalhar as plantas como Bonsai, uma Acerola eu tirei logo do chão, a mulekada tava subindo no muro da minha avó pra tirar acerola e estavam deixando a coroa doida!, reduzi ele para um toco, tirei e dei de presente pra um amigo...mas ate agora ele não veio buscar!.E a outra Acerola eu usei umas técnicas mais avançadas, trabalhei com ela ainda enraizada no chão, motivo: Por ter muita madeira pra tirar e ter em mãos somente talhadeira e marreta pra esculpir o tronco, eu precisaria dela bem firme pra agüentar as pancadas.
Seguem as fotos e uma breve explicação do que foi e será feito ainda:
Aqui a planta após eu intervir...estava tomando altos golpes de facão!rs
No primeiro dia de trabalho deixei ela assim:
Uma semana depois voltei ás atividades:
Este galho foi dividido em duas partes:
No centro do tronco acumulou bastante folhas, fez tipo uma alporquia natural...criou raízes...minhocas...etc, embora não tenha sido minha intenção um galho que tirei saiu com raízes...ai plantei ele:
TALHADEIRA EM AÇÃO!
O Nebari esta interessante também:
Eu realizei ate agora o trabalho grosso na madeira, tenho que esperar as brotações e decidir o que fica e o que sai, e continuar com o trabalho de madeira morta e fazer o acabamento com a retifica manual...mas isso depois que eu tirar ela do chão.
Correções a serem feitas ainda....
Pessoal, como falei no inicio do tópico, eu não tenho conhecimento do cultivo dessa espécie, quem tiver dicas...vão ser muito validas!.E depois que vierem as brotações eu vou postar novas fotos, e gostaria da sugestão de quem tiver idéias dos tipos de copa que podem ser formadas, conto com vocês amigos!
Áh!!! essa outra acerola é a que dei pra um amigo nosso aqui do fórum, e ate agora ele num veio buscar...tem um mês já...a desculpa dele é morar 70Km longe da minha casa
 _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Editado pela última vez por André Luiz Santos em Sáb Fev 12, 2011 9:53 pm; num total de 3 vezes |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO


Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 6:52 pm Assunto: |
|
|
Nuooss! Ajá braço ^^
Ela tem um ótimo futuro cara, vai ficar linda mesmo, bem frondosa e "forte".
Dicas:
Continue mexendo um pouco mais nela, mas cuidado para não fazer muita madeira morta. Seria interessante se você pegasse um galho que esteja mais cumprido e nele realizar um bom trabalho de madeira morta, retirando toda a casca da parte da ponta, fincando depois com uma grande copa e um galho morto saindo do centro.
Conchonilhas, lagartas, caramujos, pulgôes, larvinhas, etc, adoram acerola, ela é uma planta bem "vúlneravel" mas, com umas olhadas diárias e bastante cuidado você conseguirá mante-la sempre saudável.
Não desanime com isso dos seus amigos não conseguirem uma boa copa com ela, nada que um pouco de trabalho e paciência não resolvam.
Insísta bastante nela, ficará um trabalho lindo!
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 8:26 pm Assunto: |
|
|
grande Andre!
POW, VC FICA FALANDO ASSIM MAS NEIM DIZ QUE EU TE LIGUEI DE DENTRO DO CARRO PRA IR AI BUSCAR A PLANTA E VC IA BATER PREGO EM PEDRA IGUAL CALANGO NÉ!?!
DEPOSI A mocinha passou mal....
ai que não deu mesmo pra ir!
mas eu VOU!
RS
essa semana não vai dar pra ir ai pois tenho 3 trabalhos pra entregar essa semana, e alem disso, tem duas pessoas trabalhando aqui em casa pra almentar a area destinada aos bonsai e resolver o problema da infiltração consequencia do maluco que vos fala inventar de fazer um viveiro de plantas na laje... rsrsrs e o pior com as proprias mãos!
agora resolvi chamar os proficionais pra resolver a infiltração e expandir a area do viveiro que vai passar de 20 m² pra 40² ! hehehe
quanto a planta, não sei se me fiz intender na conversa por msn ou se foi coincidencia... mas pensava em algo desse tipo mesmo!
acho que um bom caminho agora é ir queimando com um pequeno "maçarico" pra identificar os veios naturais da madeira e acentuar eles com a retifica... o grosso na minha opnião ficou muito bem feito!
tambem acho que seria interessante escolher um apce mais alto e um mais baixo ao trabalhar o mais baixo pode ser usado jins, sempre curtos e um pouco discretos pra não perder naturalidade, mas isso pode ser feito mais pra frente no vaso de bonsai quando fica mais facil visualisar esse tipo de acabamento.
ao contrario do que mostra a experiencia dos seus amigos, não é dificil formar a capa da acerola... ela e bem tranquila de ramificar e cresce bem rapido!
não entendo a dificuldade deles. deve ser algum substrato improprio ou condição de luminosidade... falha humana..rsrsrsrs
quanto aos cuidados de cultivo, procure postangens do geraldo inocencio na busca interna do forum, ele tem otimas postagens e as plantas dele gozam de otima saude e são um espetaculo de floração e frutificação!
eu tenho usado nas minhas basicamente 50% de cacos de argila expandida e 50% de casca de pinus... elas tem respondido bem.
mas não tanto quanto outras dos amigos aqui do forum, uso esse substrato por restrinçao pratica... não consigo outros componentes que compoem o substrato dos amigos!
tento compesar a falta de materia organica na adubação e não tem dado problemas.,.. alias ao diminuir a materia organica das plantas, reduzi tb as pragas, minhas acerolas tem boa saude e brotação!
no mais, parabens pela planta e pelo belo trablaho feito até agora.
quando eu for ai, semana que vem, vou levar um saco da argila pra vc experimentar e ver qual é!
vlw brother... _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO


Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 9:37 pm Assunto: |
|
|
Pedro Catarin, E te invejo cara, quem me dera eu com 13 anos praticando Bonsai e tendo fontes de informações como esse fórum...imagino você com 25 anos...cada Bonsai fino você vai ter e sem falar no nivel de conhecimento, que hoje já é bem apurado.Valeu pelas dicas meu brother!!!
Abraço!
Filipe, Hoje apareceram uns piolhos nas brotações de tua Acerola, ai tive que passar água de sabão de coco...ela ta me dando trabalho cara!rs
Valeu pelas dicas,vou procurar o Geraldo aki, e eu tinha sacado as suas idéia no msn sim, foi bom ter trocado idéia com vc aquele dia, me deu uma incentivada a voltar a trabalhar ela, lembro que falou pra fazer igual as primaveras que tenho aqui.
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 9:49 pm Assunto: |
|
|
vigi...
o merito é só seu brother!
ficou muito alem do que eu havia imaginado!
desculpa a demora ai brother... vamo resolver isso no sabado!?
qq vc acha??
a acerola e a buga yamadory e agente pode aproveitar e tirar sua acerola do chão tb, qq vc acha!?
quanto aos piolhos, vc rega com mangueira certo?!
ao regar é bom da um jato de agua forte aberto tipo um leque, fica mais dificil deles se fixarem e reproduzirem... aqui vez por outra ainda aparecem piolhos e pulgoes mas as joaninhas estão sempre de prontidão... numa semana piolho na outra joaninha e na 3ª semana sumiram os dois!
rs
se não achar os posts do geraldo, fala que eu sei mais ou menos como procurar....
vlw brother!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO


Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 10:11 pm Assunto: |
|
|
Estamos quites então André porque também te invejo ;D
Seu espaço, suas plantas são lindas, nossa cara, se eu tivesse um lugar como esse estaria no céu!
Abraços e boa sorte com sua nova filha! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO


Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 10:35 pm Assunto: |
|
|
Filipe, sabado se eu ñ for trabalhar a gente marca, é que peguei uma parada de 30 dias e começa dia 9, e a respeito de regar a Acerola...eu ainda ñ molhei desde quando tirei...muita chuva!,ate dei um jato d'água mas tinha muito bixo e fiquei com medo os qubrer os brotinhos, estão muito frágeis e a terra ta enxarcada!...esquenta não muleki...ta em boas mãos,rsrs _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
Voltar ao topo |
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO


Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sáb Jan 08, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
7 dias depois...já começa a brotação. Beleeeza!!!
Promete...
 _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 7:55 pm Assunto: |
|
|
Puxa André. Um senhooooor tronco e nebari lindo. Não esqueça de fotografar quando fizer o yamadori!!  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO


Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 8:55 pm Assunto: |
|
|
Nooos, vai fica uma coisa loca hein?!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 9:05 pm Assunto: |
|
|
carah,
fica dificil até pra escolher uma frente, fciou espetacular de todos os angulos!
a visita enrrolada ta enrrolada eim, vou acabar perdendo minha acerola depois q ela acabar cativando vc!
foi em cima da hora que meu pai avisou que estava aqui e me chamou pra comer uma rabada na casa do meu tio, regada muita cerveja.. como não bebia a muito tempo, acordei ruim pacas, mais de 2 horas da tarde!
rs
to aqui até agora enrrolado no trabalho da psicologa que me contratou pra fazer umas analises de questionarios..
não nego, sou meio enrrolado, mas cumpro oq falo, vou passar ai pra gente por sua acerola no vaso e buscar a minha, se ainda for minha né?!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO


Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 9:34 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100, pode deixar que vou postar cada etapa aqui, vai me ajudar a ter as sugestões de vocês.
Filipe Filipe esquenta não cara, uma hora rola.
Pedrinho meu xapa, tomara que sim...vamos compartilhando ela aqui!vlw. _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
Voltar ao topo |
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO


Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 9:53 pm Assunto: |
|
|
Infelizmente tive que retira-la do chão antes do tempo pretendido, devido as obras, mas ta valendO!...O lance agora é esperar ela se fixar bem na bacia, e continuar o trabalho de madeira morta, a incógnita que me segue é qual frente escolher, todos os lados tem alguma coisa interessante, quem sabe quando retornar aos trabalhos na madeira, surge uma luz!...mas para isso tenho que arrumar outra micro retífica, pois a minha pifou!
E claro...se algum amigo do Fórum mandar umas idéias seja quais forem...agradeço de coração.
Abraço a todos os amantes da Arte!
 _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO


Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 10:02 pm Assunto: |
|
|
SHOW DE BOLA ANDRÉ !!
Excelente achado e tenho certeza será um belo trabalho.
Parabéns !! _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO


Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 11:59 pm Assunto: |
|
|
que trabalheira em???
é nessas horas que vejo que não sou o único louco nesse mundo...srsrsrsr,
ta lindona tua arvore irmão...
abraço! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|