FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mame Bonsai...
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Oi Ratto, oi pessoal,

Acho que faz todo o sentido usar, para um Concurso de Mame, a estrutura do I Concurso por Fotografia!
Todos o acertos já são conhecidos e, eventuais falhas, seriam mais facilmente corrigidas, uma vez que já são conhecidas!

Quanto aos critérios e medidas a serem adotados para os mames, há poucos meses a Cissa fez vários contatos com associações (não sei quais), visando conhecer o que é mais utilizado.
Talvez um comitê técnico possa avaliar estes resultados e efetuar eventuais ajustes, visando o cultivo de mame no Brasil.

Vamos ver no que dá esse assunto! Rolling Eyes Very Happy

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Stumm
Visitante

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Charles

É uma boa idéia.
Vamos esperar uma posição dos responsáveis pelo Concurso de fotografia.

Pedro
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual informação poderemos considerar como a mais correta, a citada pelo Mário ou a defendida pelo Pedro Stumm:

Mário A G Leal escreveu:

"shito" ou "keshitsubu" (algo como "carregado na ponta dos dedos")
altura entre 5 e 7,5 cm - MICRO-BONSAI

"mame" (que pode ser carregado na palma da mão)
altura entre 5 e 15 cm - MINI-BONSAI

Observação Importante: genericamente, na literatura técnica estrangeira os DOIS tipos acima podem ser tratados de "shohin", ou "bonsai miniatura"

Pedro Stumm escreveu:
Grande Mário
Na minha opinião, desde que se tenha um regulamento pré definido, tudo bem.
Mas não podemos misturar os Mame com os Shohin. São coisas distintas. Formas de cultivo diferente. Até com avaliações diferentes.
Uma idéia para conferir o tamanho da planta, seria a inscrição de duas fotos, uma só o bonsai e outra com um objeto ao lado, pré definido e uniforme: régua, pilha, etc.
Um abraço
Pedro

Prevalecendo a informação dada pelo Mário, acho que seria interessante um consurso de Shohin, dividido em duas categorias. Fica registrada minha sugestão.

Caso prevaleça a informação do Pedro, gostaria de saber, se possível, quais são essas diferenças.

Há alguns meses, a Cissa comentou n'outro tópico sobre a definição dos tamanhos de bonsai nessa categoria:

Cissa escreveu:
Olá pessoal,

A definição de padrão de tamanho é importante apenas para exposições e concursos.
E para quem ainda não sabe, eu estou fazendo uma pesquisa a nivel nacional, com todos o grandes bonsaistas e Associações de bonsai, sobre os padrões de tamanhos que eles utilizam, sendo que até agora, por quase unanimidade o resultado está sendo:

Shohin - abaixo de 25cm da borda do vaso ao topo da árvore
Mini-bonsai - entre 7 a 10 cm da borda do vaso ao topo da árvore
Mame - 7 cm ou menos da borda do vaso ao topo da árvore

Abração
Cecilia

Em outras palavras: todo bonsai abaixo de 25 cm de altura é considerado Shohin.

Um abração,

Sergivaldo

Editado pela última vez por Sergivaldo em Seg Out 24, 2005 12:58 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Charles,

Pois é, a Cissa no passado estava fazendo este levantamento, mas acredito que seja muito difícil chegarmos a um consenso no momento........
Temos que ter um parâmetro, ou seja, iremos eleger uma classificação dos tamanhos de outros países como Japão, EUA e Europa, para depois deste primeiro concurso irmos criando os nossas próprias regras, não é mesmo ?

Um abraço,
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 11:18 am    Assunto: Responder com citação

Caro Sergivaldo,

Tudo bem ?
Creio que a única diferença seria que os Mame cabem de 3 a 4 na palma da mão. No mais acredito que a Cissa tenha utilizado dos parâmetros orientais.

Um abraço,
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2005 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ratto, tudo bem?

As vezes me perco neste mar de mensagens e não vi sua resposta antes.

É isso mesmo, a Cissa defendia os critérios e medidas orientais, mais pelo fato de se tratar do "berço do bonsa" e, portanto, supostamente com mais conhecimento de causa.

Nesta mesma ocasião surgiu o comentário de que a medida se faria a partir da borda do vaso, sob o argumento de preservar a saude da planta, eventualmente recebendo um vaso um pouco mais profundo.

Também concordo que dificilmente haverá consenso sobre os critérios. Ao mesmo tempo tempo, não devemos "reinventar a roda" e sim, adotar como referência um padrão já existente.

Se surgirem 3 padrões, exemplo Japão, EUA e Europa, sugiro votação para elegermos um deles para ser adotado no concurso.

Depois de realizado o concurso, poderiam ser ouvidos os participantes, verificando os pontos fortes e fracos da regras e discutir eventuais ajustes, aí sim adaptando-as à nossa realidade (Brasil).

Abraço,
Charles
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

To so subindo este topico aqui para saber como andam as coisas do Campeonato de Mame Bonsai. O que falta? O que precisamos ainda? Obrigado pessoal.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Stumm
Visitante

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2005 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Ílex
Só está faltando saber se nós, Brasil, queremos a regra de medida valendo da borda do vaso ou com o vaso todo. Que tal um referendo público? hehehe
Também o pessoal do Concurso de Fotografia ainda não se manifestou que vão querer fazer mais este concurso.
Um abraço
Pedro
Jonatã Fernandes Leite

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 11:47 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal! Very Happy
Sou novo aqui, já entrei em contato com a Angela pois moramos perto, moro em São Gonçalo; parece que conheço quase todos vcs há um tempão pois já li a seu("s") respeito muitas vezes. Acho ótima essa idéia de concurso por foto de mame e concordo com os pontos abordados pelo nosso amigo MARIO, (1) porque toda essa cultura veio lá de fora mesmo, e adoramos ela, (2) porque, como disse o nosso colega Charles, contando com o vaso limitaria muito a altura do vaso, então dificultaria para a planta, mas acho que as regras de proporção tem que ser respeitadas e, portanto, talvez uma regra mais adaptada a nosso pais, como já foi dito, sem desconsiderar as outras, e assim fazendo uma, ou duas ou três categorias dentro da mesma classificação. Question O que acham?
Eu tenho muito que aprender, não posso dizer que tenho um bonsai, nem mesmo um mame, mas as vezes tenho tantas idéias e ninguém para ouvi-las, então desculpem se falei alguma besteira, é conversando que se vai refinando a si mesmo não?
Me apresentarei mais tarde no 'quem sou eu?'.
Abraço.
SAMI KHOZAM
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2005 7:31 am    Assunto: Responder com citação

Amigos e amigas
Estive fora do ar, um raio destruiu computador, modem.....
Estamos de volta, acho que o forum ja tem uma comissao
julgadora. Devemos colocar logo as regras, tanto faz um caminho
ou outro, sera igual pra todos. O mame que eu ia fotografa-lo,
depois de tanta discucao, ja cresceu, vou ter que fazer outro.
A proposito, nao surgiu mais nem um patrocinador(....)
Pessoal que produz alguma coisa, o momente eh este.
Abracos
Sami
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2005 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sami,

Vamos correr nao é amigo, tambem acho que ja temos uma comissão, temos que por em pratica tudo em mente agora. Vamos esperar mais citações. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
Página 5 de 5

Ir para: