Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 10:35 am Assunto: Yamadori de Jabuticabeira Híbrida |
|
|
Comprei esta jabuticabeira, que estava plantada num barril, e anteriormente foi retirada da terra. Não tive que cortar a raíz pivodante desta vez. Só as laterais, e por não ter cortado muitas raízes decidi colocar neste vaso. Lavei as raízes, retirando quase que completamente o solo anterior, que estava compactado.
O problema desta planta é que 1 dia após a retirada, o caule descascou demais próximo à base, onde antes havia terra. Isso nunca aconteceu com outras jabus. Seria desidratação? Ou é algo normal?
Também estou na dúvida se devo cortar ou não aquele tronco mais curto do meio e deixar apenas 1 ápice com a bifurcação e assim melhorar a conicidade.
O musgo na superfície ajuda ou atrapalha neste momento de recuperação?
Mas a preocupação agora é em manter a planta viva. Vou manter na sombra até iniciar brotação, e regar com vitamina 1 vez por semana.
Medidas:
Altura: 38 cm
Base: 8 cm
Vaso 32 cm
 |
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 10:42 am Assunto: |
|
|
Muita sombra não. Da só uma olhada nesse post do NickFuri http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16770 Fala bem dessa espécie e sobre essa questão do sol. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 12:19 pm Assunto: |
|
|
Nosso experiente Nick recomenda deixar no sol e sem precisar adicionar tiamina nas regas futuras. O musgo em geral não tem problema, só que ele diminui a passagem da água ao regar a planta.
Agora eu deixaria como está, aguarde as brotações e depois escolhe os galhos que permanecerão.  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 2:05 pm Assunto: |
|
|
Então devo colocar a planta ao sol, certo.
Mesmo neste caso, que foi trocada toda a terra anterior?
Tenho 2 opcoes aqui. Ou no parapeito com sol até as 10h, mas com muitos ventos, ou dentro do ap, perto da janela, com sol depois das 16 h.
Nesta última opção, o vaso de ceramica esquenta bastante, nao prejudicaria as raízes? |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 30 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sex Dez 31, 2010 12:53 am Assunto: |
|
|
flavio, muito bacana as medidas da jabu..e ela ser hibrida.
Se minha retiraria um pouco do musgo para deixar a terra ''respirar'' melhor
As duas opçoes sao validas, porem me agrada a primeira, de deixar no sol até as 10.
E a respeito do descascar da base acho que é normal, as minhas tambem estao descascando agora.
(me corrijam se falei besteira)
abraço |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Jan 01, 2011 10:24 am Assunto: |
|
|
Exemplar muito bom você tem. Para brotações e começar a ramificar não seria a bom colocar agora no vaso pois o processo demora mais. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 1:31 pm Assunto: |
|
|
Acho que vou colocar ao sol, da manhã, mesmo com muito vento aqui.
Ainda não coloquei porque foi retirado todo o solo anterior, achei que seria um risco pra planta, tomar sol, chuva e ventos fortes.
Sempre ouvi dizer que jabuticabeira não suporta ventos fortes, pior ainda após um transplante... não sei.
E pra piorar, este período de chuvas, dentro de casa, pelo menos, tenho como controlar a quantidade de água.
Mas estou na dúvida e acho que vou colocar pra fora mesmo antes das brotações e ver o que acontece. |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 4:03 pm Assunto: |
|
|
Põe no sol. Por conta do vento no parapeito da janela vc vai ter que cuidar mais na rega mas não é nada demais...
Quanto a descamação do tronco, não esquenta, isso é normal em toda jabuticaba. Quando elas crescem e engrossam elas soltam a casca, não se preocupe. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 7:12 pm Assunto: |
|
|
Mas essa coisa de expor ao sol vale para todas as plantas ou isso é uma particularidade das jabuticabeiras? vlw |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 20, 2011 9:52 pm Assunto: |
|
|
A recuperação desta planta está sendo fantástica. Melhor do que os outros 5 yamadores que já fiz até hoje e que deixei na sombra por um longo período após ser podada. Esta não, assim que iniciou os primeiros brotos, já coloquei ao sol. Folhas pequenas, e resistindo bem ao sol das 8 as 14 horas.
Creio que o melhor a fazer, como disse o NickFuri, é colocar ao sol assim que for envasada.
Mas estou tendo problemas sérios com queimadura nas folhas dos yamadores que ficaram por muito tempo na sombra e que tem folhas grandes. Não sei como solucionar. Talvez na desfolha isto melhore. Retirei estas do sol, e coloquei no sombrite por medo de perder as plantas.
Como deve ser feita a próxima poda neste jabu?
Podar no primeiro ou segundo par de folhas de todos os galhos?
Ou podar ja com a triangulação, deixando os galhos de baixo maiores?
Qual o tempo ideal para recuperação. Lembrando que nao foi feita a poda na raíz pivodante, só nas laterais, mais grossas.
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 12:24 am Assunto: |
|
|
deixa estes brotos fortalecerem e engrossarem mais... daqui uns 8 meses vc procede com uma desfolha nela _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|