Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 12:55 pm Assunto: uva pega por semente? |
|
|
sempre quando comprei uva guardava ah semente para faze um dia bonsai, mais a questão é que nunca vingaram. ai vem ah pergunta:
uva pega por semente?????
aqui em casa tem uma parreira depois de alguns anos ela finalmente deu dois cachos(aleluia)sera que vale apena tenta pega as sementes das uvas que cairam no chao? |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 4:38 pm Assunto: |
|
|
mais fácil fazer as estacas
agora em janeiro é a época da poda aproveita e faz umas estacas.
só estou esperando o vizinho fazer a poda da parreira dele pra mim pegar uns galhos. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 8:54 pm Assunto: |
|
|
Bruno, eventualmente algumas sementes da uva germinam. Também depende da origem da planta, se é natural ou alguma espécie híbrida, onde as sementes não germinam.
Mas o Leandro tem razão, é bem mais fácil fazer as mudas por estaca.
Só que a época para isso aqui no sul é no inverno, em julho/agosto, que é o nosso período de podas.
Leandro, o amigo esqueceu que mora em Goiás e o Bruno em Santa Catarina, isso em termos de época para as coisas muda muito...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 9:23 pm Assunto: |
|
|
eu sempre esqueço dessa parte |
|
|
 |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 12:49 pm Assunto: poise ja tive sorte de consegui uma uva por estaca |
|
|
quando meu pai corto as que estavam caindo pra a casa do visinho eu peguei uma pra min, mais oq fasso pra ela cresce mais ???
hj eu peguei algumas sementes de uva e vo planta!!! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 3:24 pm Assunto: |
|
|
O crescimento de qualquer planta é proporcional a possibilidade de desenvolvimento de raizes. Desta meneira em um pequeno vaso como este o crescimento sempre será mínimo.
O melhor local para um crescimento forte é plantar diretamente no chão. Para quem não tem onde plantar no chão a opção e a técnica do escorredor/mamadeira. Planta num escorredor e assim que as raizes quiserem começar a sair pelos furos coloca o escorredor em cima de uma bacia ou balde ou caixa, bem grande com terra bem adubada. As raizes sairão pelos furos do escorredor, tomando a "mamadeira" que está em baixo e terá um crescimento vigoroso, mas isso também somente ocorrerá até o ponto em que a mamadeira for tomada de raizes e ela já tenha sugado o alimento. Daí se deve replantar, ou furar a parte de baixo da mamadeira e colocar me baixo dela outra bacia com mais alimento.
Quanto as mudas volto a frisar a melhor opção por estacas...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 8:37 pm Assunto: |
|
|
Bom tópico!
Gostaria e frisar, também que, se não me engano, a uva prefere uma terra mais pobre. Lembro-me e ter ouvido isso na televisão há um tempo... _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
joziel
Registrado: 25/11/09 Idade: 40 Mensagens: 35 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sáb Jan 15, 2011 4:23 am Assunto: |
|
|
Bruno, eu plantei semente de uvas compradas no supermercado. Nasceu tantas que tive que arrancar algumas pra dar espaço. As sementes demoras para germicar, acho que uns 30 dias ou mais, mas quando germinam cresce rapido.
Tenho algumas que plantei a 6 meses e ja estao com uns 6 a 8 mm, mas adubei bastamte com TM+FO.
Abraço |
|
|
 |
|