Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lenio Nascimento
Registrado: 15/08/10 Idade: 42 Mensagens: 71 Localização: Paracatu-MG
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 9:09 am Assunto: raiz Pivotante |
|
|
Olá, amigos na arte!
tenho uma dúvida, e quem sabe vc's que estão a mais tempo na arte poderiam me ajudar.
O que é mesmo essa raiz pivontante? todos as plantas têem ela.
É ela a responsável pelo crescimento da planta.
tenho também, outra dúvida em qual seria o momento certo de passar a planta para o vaso de bonsai, já que após retirar +-2/3 das raizes tenho que voltar a planta para um vaso grande.
meus caros, obrigado pela atenção.
Seu amigo no bonsai.
LENIO NASCIMENTO. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 11:25 am Assunto: |
|
|
Olá Lenio....
Pelo o pouco que aprendi aqui no forum, percebo q o pessoal usa a técnica escorredor x mamadeira para dar uma engrossada no tronco e já começar a trabalhar a planta com podas e aramações, depois ela vai para o treinamento em uma bacia, para já ir trabalhando tb o nebari dela para depois de finalizada as podas e aramações ir para o vaso de bonsai. Algumas vezes mesmo no vaso de bonsai a planta precisa de um refinamento por isso é aramado, podado ou tracionado no vaso final, mas geralmente é só refinamento mesmo...
quanto a raiz pivotante, na natureza devido ao porte das árvores, elas precisam de uma sustentação contra os ventos, por isso criam a raiz pivotante, o ideal é tirar ela logo no começo para já ir trabalhando o nebari q é um dos principais atrativos nos bonsais. Mas não esqueça de passar uma pasta cicatrizante na hora da poda pq vc corre o risco de ter apodrecimento nas raizes......
espero ter ajudado.....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Lenio Nascimento
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 4:34 pm Assunto: raiz pivotante |
|
|
Mc,
obrigado pelas dicas.
Sucesso e boa sorta na arte.
Pessoal,
Mais alguém que refinar mais o assunto?
abraços,
LENIO NASCIMENTO |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 7:00 pm Assunto: |
|
|
Lenio, complementando o que o Mcdonald disse:
1. Pivotante é uma raíz que desce vertical ao tronco, característica das plantas dicotiledôneas, plantas cuja semente são formadas de duas partes (cotilédones). Ex.: Cítricos
Ao transplantar pode cortá-la desde que haja outras raízes final laterais. Caso não haja muitas raízes finas, tem que cortar a pivotante parcialmente e deixar para o proximo transplante para cortá-la definitivamente.
2. As plantas monocotiledôneas não possuem a pivotante (ex.: azaleia) e sim tem raízes fasciculadas (tipo aranha)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lenio Nascimento
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 4:15 pm Assunto: raiz pivotante |
|
|
Mc/Elio,
Obrigado pela aula.
Foi muito significante todas as duas explicações, vejo que sanou minha dúvida.
Abraços,
LENIO NASCIMENTO |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 8:58 pm Assunto: |
|
|
^_^ Bom ver que o Lenio foi bem esclarecido.
Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida minha também: em que ponto exatamente a raiz pivotante deve ser cortada?
Obrigado. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 3:43 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, se há raízes laterais finas suficientes, corte a pivotante o mais próximo da base da tronco. Extirpá-la totalmente.
Não esqueça de passar um selante na ferida.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 3:44 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelo esclarecimento, Elio! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|