Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 8:04 pm Assunto: alporque em limao |
|
|
hj fiz um alporque em um limoeiro.
queria saber quanto tempo vai demora para inraizar...
fiz tirando casca em forma de anel.
estamos no verao.foi uma boa opçao fazer um alporque nessas alturas |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 27 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 8:54 pm Assunto: |
|
|
Bruno, o tempo de enraizamento de alporques sempre é variável, mesmo que seja com uma mesma espécie. Muitas vezes fazemos na mesma árvore vários alporques no mesmo dia, com a mesma técnica, tudo igual, no entando alguns enraizam na metade ou o dobro do tempo do que outros...
Mas o limoeiro deve enraizar em uns 60 dias...mas é bom ir dando uma olhada e esperar estar bem enraizado e só então retirar...
abraço
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 2:44 pm Assunto: |
|
|
então dá certo?
sempre ouvi dizer que cítricos "precisam" de um cavalo.... |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 4:39 pm Assunto: |
|
|
Precisam de um cavalo em caso de enxerto, que é outra técnica. E ainda assim não necessariamente um cavalo como normalmente se usa. Pois pode se enxertar um cítrico sobre outro...
No caso de alporque funciona muito bem. Já fiz também em pomelo com pleno sucesso, só um pouco mais demorado do que o limoeiro. um colega nosso tirou alporque de limoeiro em 45 dias...
abraço
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 11:23 pm Assunto: |
|
|
FW Maciel escreveu: | então dá certo?
sempre ouvi dizer que cítricos "precisam" de um cavalo.... |
Cavalo?????????
podem me explicar o que é isso? fiquei curioso e não entendo nada de enxertia.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 11:39 pm Assunto: |
|
|
Técnica de enxertia.
É como você pegar um broto, se não me engano, chamado de "cavaleiro", e colocar em uma planta, chamada de "cavalo" cortado a casca dessa. É realmente um enxerto
Mas o próprio Elio pode falar mais sobre isso... Eu não tenho muita certeza do que afirmo aqui... ^_^" _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 10:44 am Assunto: |
|
|
Mcdonald, existem muitas formas de se fazer enxertia, de uma planta em outra, mas sempre que sejam plantas com afinidades...
Para não me alongar sobre isso, pesquise no google Técnicas de enxertia.
Mas sempre que se faz um enxerto, a planta que recebe a gema, ou galho, ou parte da outra é chamado de "cavalo".
Para a enxertia em escala comercial, são usados "cavalos" selecionados por sua rusticidez, facilidade de enraizamento, capacidade de resistência a pragas de solo, enfim, coisas do gênero. Cada espécie tem seu Cavalo compatível.
Também se pode usar uma planta qualquer como cavalo... Só a título de curiosidade: Tenho no meu sítio um pessegueiro, no qual, quando ainda era pequeno escolhi um galho e enxertei um pêssego de outra espécie e com frutificação mais tardia. Resultado: na mesma árovre tem um galho que os furtos são de um tipo e amadurecem em novembro e no outro galho é um pêssego bem diferente e amadurece em dezembro...
Também tenho um Kiwi que é "macho" e enxertei nele um galho fêmea. Este galho produz frutos, o outro é polinizador...
Mas como disse, se quiser se aprofundar no assunto na pesquisa sobre enxertia, vais encontrar muita coisa.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 11:04 am Assunto: |
|
|
Gostei dessa do Kiwi! ;D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 7:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
Se o pessoal quiser se aprofundar mais nas informações sobre enxertia, como suas variações por exemplo, consultem o site do Atelier, onde o bonsaista Geraldo Inocêncio, da Bonsai Morrinhos, faz excelente apologia sobre tão empolgante tema. Ele é mestre nessa area, a meu ver.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|