Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 8:17 pm Assunto: |
|
|
Eu costumo desfolhar as jabus nesta época. Acho que seria interessante realizá-la. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 9:03 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Joao. Pra poder ter uma noçao melhor da estrutura =D |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 48 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 10:48 am Assunto: |
|
|
Flavio... eu tenho uma jabuticabeira na minha sala... e ela teve muito problema com isso. Não é o adubo, pois eu não adubava! Só resolvi o problema retirando as partes modificadas... muitas vezes retirando o galho todo. Hoje ainda aparece umas folhinhas assim, mas quando começa a queimar a pontinha, já tiro a folha.
Não sei o que pode ser, mas se for ferrugem" só cortando fora e não deixando nenhuma folhinaha/galho no vaso, sobre a terra, pois contamina. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 6:22 pm Assunto: |
|
|
Julio Morosky Filho,
vc disse que tem uma jabuticabeira na sua sala? Dentro de casa? Quais as condições de cultivo? Sempre esteve em ambiente fechado? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 6:26 pm Assunto: |
|
|
Desfolhada.
Estou na dúvida do que cortar e o que deixar.
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 11:02 pm Assunto: |
|
|
Todos os galhos secundários e terciários, que não se bifurcam nos primeiro centímetros devem ser podados mais curtos para produzirem novos ramos e bifurcações. Ressalta os olhos principalmente aqueles da direita, que saem fora do desenho da planta. Se fosse minha faria isto, rs! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 7:08 am Assunto: |
|
|
Flávio, é isso mesmo. Moro em um apartamento no 14º andar e tenho uma jabuticabeira na minha sala de estar. A sala tem vidro do teto ao chão, mas não tem varando (terraço, como chamam alguns). O sol varia de acordo com a época do ano. Ela pega o sol da manhã. Nesta época o sol bate menos, mas normalmente de 7 às 11 tem algum sol passando pela janela.
Ela está muito bem, até produz alguns frutos, só não deu muitos porque fui reduzindo o tamanho dela, até chagar à metade do que tinha antes, para que a copa não encostasse no teto e para que pegasse mais sol. Este ano acho que deve produzir mais, pois prometi não fazer nenhuma poda até o ano que vem, quando farei seu reenvase.
Minha primeira postagem no fórum foi sobre ela: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11669&highlight=julio+morosky
Abração. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 8:15 am Assunto: |
|
|
Julio,
interessante saber que vc cultiva uma jabu na sala.
Aqui venta muito e o sol é forte. Ja pensei em colocar dentro do ap, mas fico com medo de perder a planta.
Como está sua jabuticabeira hoje? Coloca uma foto. Vc ja fez um bonsai dela?
Tem pouca informação sobre as jabuticabeiras que são cultivadas dentro de casa. A maioria acha que se fizermos isso, ela vai morrer. A sua, pelo contrário, até frutificou... qual o segredo?
Vc poderia informar os cuidados com ela? Vc borrifa a folhagem sempre? Como vc cuida dela? |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 1:08 pm Assunto: |
|
|
Flávio, já combinei com minha mulher que não vamos fazer um bonsai dela. Vou dar uma arrumada na copa, mas não vou cortar nadinha dela neste ano.
Nunca tive maiores cuidados. Exceto quando ela estava com colchonilhas, só recebeu água até meados do ano passado. Este ano que coloquei uma porção de adubo (osmocote) para ela. De resto, tento coloca-la no lugar que pega sol por mais tempo. Só pega o sol da manhã.
Assim que for possível posto uma foto dela. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
|