FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaleia projeções futuras
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 4:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Walter Pall, em artigo traduzido, salientou basicamente que, na natureza, arvores como uma jabu com jin ou shari não sobreviveriam. Ou seja, nega a existencia de algo que, comprovadamente, existe na nossa natureza.

Para ele, é antinatural fazer trabalhos de madera morta em especies como a jabu, vez que tal coisa só pode existir em junipero e algumas variedades de pinheiro. O Valdir, aliás, condena até mesmo em pinus, apesar de ser tão comum nas fotos que vemos nas revistas estrangeiras (a mais recente, que adquiri é a Bonsai Actual, espanhola).

Arvores da espécie mirtáceas, estão sendo sempre apresentadas no site Sidiao, mas nunca apresentam shari ou jin. Talvez porque naqueles países asiáticos elas não sejam nativas de lá, como o são aqui, e portanto, foram todas desenvolvidas sempre a partir de viveiros, não sofrendo ação climática como em nosso país acontece ocorrer, bem como danos causados por animais e mesmo o homem. É comum em grandes plantações existentes em fazendas, em que seu crescimento ocorre sem nenhum tipo de controle.

Veja exemplares que eu fotografei em uma fazenda próxima da cidade goiana de Alexania:

Arvore com frutos pipocando por todo o tronco morto:

Bem, como se vê, na natureza nacional um jin e varios shari convivem bem em plantas razoavelmente antigas, sem nenhum problema.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2010 12:13 am    Assunto: Responder com citação

intaum NIckyfury,

eu discordo do Walter, rrsrss
ele subestima o poder de adaptação da naturesa, essa imagem ilustra bem isso!

até pela prova fotografica!
Porem reforça meu ponto de vista, o fato do jim esta sendo consumido pelo tempo e possivelmente ira, em um futoro não distante, fazer parte do imenso urô que da forma ao tronco dessa jabu.
não generalizando para todas as mirtaceas, mas ao menos a jabu, acho q não fica natural com jim, entre outras especies a jabuticabeira eu prefiro trabalhar madeira morta apenas usando-se de urôs e sharis.

Porem estou no campo das suposições enquanto vc mostra o fato em si. Mas mesmo assim achei que pra efeito didatico seria interessante expor meu ponto de vista no intuito de apreveitar da sua vasta experiencia e conhecimento do assunto.

resumindo meu comentario em uma pergunta, a seu ver, seria recomendavel especificamente usar-se de jim na estrura de uma jabuticabeira?!

vlw brother

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai

Editado pela última vez por Filipe Henrique em Ter Nov 02, 2010 11:08 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2010 10:46 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Filipe, na natureza, tanto o shari como o jin em uma jabu são ocorrencias naturais, como mostram as fotos que apresentei acima. No entanto, não tratadas de maneira correta, com proteção impermeabilizante, seja na forma de um verniz seja com a aplicação constante de calda sulfocalcica ou similar, essa exposição, ao longo dos anos, sofrendo ação deleutéria da incremência climática ou danosa por parte de insetos e mesmo do homem, acabará por detonar a arvore por completo.

No entanto, em um bonsai, que recebe os cuidados diários de manutenção e prevenção, bem como a aplicação reiterada de produtos protetores, tal dano pode ser detido, de forma a que um bonsai de jabu, com essas caracteristicas, iria resistir por muitos e muitos anos mais que sua irmã na natureza. Isso é mais que certo.

Em relação ao jin, concordo em parte com suas colocações. Afinal, numa jabu, por mais que possa ocorrer na natureza, um galho ou varios galhos secos e mortos, com o tempo acabam se deteriorando de tal maneira que qualquer chuvinha ou ave irá acabar por quebrar o galho irreparavelmente. Por isso, em um bonsai, o galho terá que ser drasticamente reduzido em seu comprimento, tornando-se quando muito apenas um toquinho e mais nada.

Nos juniperos é impactante vermos galhos e troncos esculpidos em explendorosas formas curvilineas. O jin e o shari são, de certa forma, naturais nessa espécie. Mas o mesmo não ocorre na jabu, onde sua presença é rara e as vezes até incomum. Por isso digo que um galho de jabu, todo seco, como num junipero, não existe nem pode ser mantido em um bonsai, sob o risco de ficar antinatural. Mas um toquinho de galho, porem, ainda poderá ser mantido, vez ou outra, sem que pareça destoado ou contra a natureza da planta, pois sua ocorrencia, amiude é vista em arvores grandes de jabu que crescem nos campos.

Mas, por razóes óbvias, não poderá tambem ser mais de um toquinho. Nada de vários toquinhos ao longo do tronco, pois ai sim estaríamos forçando demais a barra, ultrapassando o senso do comum e invadindo o senso do ridículo, a meu ver. O bonsai de jabu apresenta características tais que a aplicação de técnicas de madeira morta, em forma de um pequeno shari ou um unico jin bem curto, não irá destoar nem caracterizar algo tão incomum assim. Mas ultrapassar essa limitação, causaria não só estranheza, mas resultaria num bonsai muito artificial, por melhor boavontade que tenha tido, inicialmente, seu proprietário e cultivador. Rolling Eyes

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2010 11:11 am    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

Comprendida a explicação, espero que a energia criativa se manifeste livremente nos meus proximos trabalhos! Very Happy Very Happy Very Happy

não vejo mais de forma radical a questão do jim quanto antes!

obrigado!

abraços

abração pessoal

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2010 4:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Filipe, apenas para arrematar o que eu escrevi acima, veja esse exemplar, obtido justamente na area em que se encontra o material anteriormente apresentado. Repare no shari existente no tronco bem como a extensão dele na parte superior:

O shari inferior poderia até ser confundido com um Uro, mas para isso, teria que ser apenas um buraco, menos extensivo aliás, como se apresenta agora:

Veja essa parte em detalhe. O material interno é extremamente rigido, duro, sem nenhum sinal de dano fisico ou podridão iminente:

A parte superior apresenta um shari entranhado com madeira de lenho verde, viva portanto e muito saudável aliás:

Recentemente cortei fora as brotações inferiores, reduzindo o comprimento das superiores, elegendo o galho que aparece crescendo reto, nessa ultima foto, para ser o galho apical com que irei formar uma estruturação aerea primária. Parte da ramificação do galho à frente, será baixada, podendo tambem vir a se tornar a base da planta, caso opte por eliminar o galho principal. De qualquer maneira, o futuro dessa planta é tornar-se um literati de jabu, com shari e tudo. Wink

Dougb2010
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Buenas galera do forum!!!!!

To postando as fotos atualizadas, apos desfolha indicada pelos amigos.

As fotos mostram a intensa brotação.

No momento so estou utilizando adubação forte, se alguem tiver algum orientação, modificação favor postar, será muito bem recebida

Obrigado a todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Dougb2010,
se vc desfolha a planta e faz uma adubação rica em nitrogenio, vc tera dois problemas em geral mas no seu caso será apenas um;
vc vai criar entrenos mais longos, dificultando a estruração aerea diminuindo as opções de galhos.
oq é um problema mas que não lhe aflinge agora, é o fato das folhas virem maiores, mas isso é pra depois q a planta estiver em vaso de bonsai.

Nick, só agora vi sua postagem,
complewtou bem seu ponto de vista, expetacular seu achado!
nuss, muito elegante a planta já é e pelo que entendi do seu projeto acredito que sera ainda mais elegante esse bonsai!

seria muito legal pra nos acompanharmos o desenvolvimento dessa planta em um topico criado só pra ela...

divide esse trabalho seu ai com agente pow, fica escondendo o ouro!
rsrs
brincadeira... Very Happy Very Happy

abraços

abração pessoal

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 7:03 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Filipe, meu chapa, não escondo "ouro" não, mesmo porque só tenho chumbo por aqui. Laughing Laughing Laughing Dentro das possibilidades, e apenas para contrariar, é que posto algumas plantinhas que tenho, para exemplificar que existem outras possibilidades, além daquelas imaginadas pela galera teimosa que temos no forum. Laughing Laughing Laughing

Dougb, a poda que vc fez ficou boa. Para ficar ainda melhor, vc deveria ter encurtado mais os galhos, deixando apenas um par de folhas o mais próximo possível do tronco. Com isso, vc iria conseguir ramificação fina, isto é, a partir do par de folhas, novas brotações iriam dar ensejo a novas brotações (geralmente sai um monte no mesmo ponto, mas retira-se todas deixando apenas duas).

Essas brotações permitem a formação estrutural ramificada lateralmente. Observe isso como se fosse a sua mão aberta, com os dedos afastados: traduz bem um galho de uma arvore, na natureza, visto da perspectiva de quem está no solo, embaixo, olhando para cima. Very Happy

Além disso tudo, acredito que o nobre colega tenha mantido galhos em excesso, podendo excluir alguns, sem nenhum prejuízo para a planta.

Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Bom trabalho. Assim como o Nick disse, escolha galhos mais bem posicionados e retire os outros. Recentemente o Élio me fez a mesma referência sobre uma planta minha e por teimosia minha demorei a fazê-lo: muitos galhos parece ficar melhor no começo, pois já parece mais "cheinha", mas para o futuro fica melhor com menos galhos e vai permitir engrossar e trabalhar melhor a planta, vai ficar mais bonita Very Happy Very Happy
Walter Pall

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 5:41 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Walter Pall, em artigo traduzido, salientou basicamente que, na natureza, arvores como uma jabu com jin ou shari não sobreviveriam. Ou seja, nega a existencia de algo que, comprovadamente, existe na nossa natureza.

How come you make such silly statements about me. I say exactly the contrary since 30 years!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Pozzana

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 1:37 pm    Assunto: Responder com citação

Corrigindo o amigo Nickfury, Mirtácea é a família, não é espécie.

ps: É mesmo o Walter Pall que se manifestou neste tópico?
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que sim (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=2565), mas deu medo esse último comentário dele..

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Pergunto aos moderadores se é alguém brincando de Walter Paul?? Question
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Segundo o Arzivenko, comprovado por email, é o próprio Walter Pall.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Walter Pall

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

Sure I am the real one. I am angry because I am quoted totally wrong.

WP
http://walter-pall.de
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: