|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Brigoni 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: Novo Hamburgo-RS
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 8:59 pm Assunto: Celtis aguardando ajuda |
|
|
Olá, por favor, me ajudem com essa Celtis!
Após aramagem e um bom desenvolvimento (foto 1) realizei uma desfolha e realizei uma poda inicial (foto 2). Após iniciar nova brotação “não resisti” acabei passando recentemente para um vaso (fiz errado né???, mas recém reenvasei e não posso retornar agora), mesmo no vaso ela está se desenvolvendo rápido. Bom, gostaria ajuda dos amigos para continuar a estilização. Acho que assim que possível devo reduzir as raízes para eliminar o “morrinho” ; melhorar a poda... Que galhos eliminar, Que desenho realizar? Conto com todos e desculpem o amadorismo.
(foto 1 - após primeiras aramagens e desenvolvimento)
(2 poda + desfolha)
(3)
(4)
(5)
Todas as críticas, opinioes e sugestões serao bem vindas...
E novamente desculpem o amadorismo
Abraço a todos |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 9:18 pm Assunto: |
|
|
Brigoni, com calma e com tempo a gente vai pegando o jeito... Tens aí um bom começo. A planta já tem uma boa seleção dos galhos principais e estão bem conduzidos. Tem alguns problemas que estão mais relacionados ao próprio material em si do que ao trabalho realizado. O tronco inicia totalmente ereto e depois tem um movimento brusco, é uma questão difícil de solucionar, mas pode ser escondida de alguma forma no futuro. Como a planta foi reenvasada há pouco tempo, é preferível não fazer intervenções drásticas agora, mas apenas podas pequenas ... Logo em seguida seria interessante refazer a aramção que está um pouco confusa. Aproveitar para melhor posicionar os pequenos galhos da forma de uma mão espalmada... E também uma melhor triangulação da copa.
Parabéns pelo trabalho feito até aqui. Pois para quem se diz com tanto amadorismo, o trabalho está muito bom.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 9:55 pm Assunto: |
|
|
Elio, muito obrigado pela atençao, uma verdadeira aula.
Vou esperar um pouco e aramar os pequenos galhos. Quando você diz "...mão espalmada" seria verticalizá-los??? Você acha que devo reduzir um pouco mais os galhos?
Realmente tens total razão o tronco muda drasticamente, será um desafio solucionar.
Novamente obrigado pela atençao dedicada.
Abraço |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 3:34 pm Assunto: |
|
|
Brigoni, estamos aí para ajudar, dentro de nossas limitações... Não verticalizar os galhos, ao contrário, quando falo em mão espalmada, a palma da mão voltada para cima com os dedos abertos. Cada galho que sai do tronco formará um patamar, com os pequenos ramos espalhados na horizontal e os novos brotos e folhas naturalmente se voltarão para cima forrando o patamar estabelecido pelos galhos...
Qualquer dúvida, segue perguntando, sem stress...
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 4:40 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Agora entendi... assim que a Celtis se recuperar irei fazer e postar para olhares.
Quanto ao local que ela está plantada, achas que pode permanecer? (está desenvolvendo bem) ou me aconselhas a reenvasar num recepiente maior daqui uns 6 meses??
Muito obrigado
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 5:47 pm Assunto: |
|
|
Brigoni, meu xará já deu todas as dicas. O que será dificil conviver é com esse tronco reto. Se me permite, eu tinha um pithecellobium do mesmo jeito. Resolvi com um alporque.
Veja esse tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16659&highlight=
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 6:53 pm Assunto: |
|
|
Elio, ótima idéia!!! Adorei o tópico, posso copiar?; mas vou guardar a parte que sobrar!!! hehehe
Vou fazer o alporque, quando vc acha que posso fazer??
Elio e Elio Luis, espero nao estar abusando mas queria mais umas dicas!
Fiz um dezenho: qual opçao voces acham melhor 1 ou 2(cortando o galho demarcado de vermelho), por favor qual a sua opinião?
Muito Obrigado
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 9:16 pm Assunto: |
|
|
Na minha opinião faça o alporque na marca 1. Já aproveita o primeiro movimento de tronco...
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 9:33 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio,
Eu gostaria de fazer um "pouquinho" mais abaixo do 1, mas teria que cortar o galho do local.
Nao sei se esse galho nao irá atrapalhar o alporque.
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 9:43 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o meu xará (ele sabe tudo!).
Não dá para fazer o alporque um pouco mais abaixo porque ao retirar o galho ficará um lapso de casca, onde não brotará raízes. Com isso vc já terá um novo nebari com defeito.
Quanto à época, eu não tenho Celtis e não saberia dizer mas, creio que seja uma planta de rápido enraizamento assim, faria já! Isso para retirar ainda antes do final do verão.
Alguém pode dar uma ajuda aí nessa questão?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 8:48 am Assunto: |
|
|
Devagar com os elogios, meu xará! Bem menos... Estamos naquela inclemente briga entre o aprender e ensinar... O bom é que estas duas coisas acontecem simultaneamente rsrsrrsrs.
Brigoni, muito importante o que meu xará colocou quanto ao local do alporque... Porque é necessário que na parte de cima do anel de casca retirado, fique com casca todo ao redor do galho, pelos motivos já ditos aqui pelo outro Elio (eu nunca sei quem é o outro de nós dois...rsrsrs)
Quanto a época, também não tenho experiência específica com esta espécie, mas para nós sulistas a melhor época de alporque é sempre primavera-verão. Mas se estou lembrado no início do tópico o amigo disse ter replantado ela recentemente. Neste caso, eu aconselharia esperar para fazer o alporque porque as novas raizes ainda estão se restabelecendo e o corte para o alporque interrompe o fluxo inverso de seiva o que poderia comprometer a vida da planta...
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 10:26 am Assunto: |
|
|
Amigos Elio"S", Recebi uma verdadeira aula de voces!!
Segundo o que pesquisei voces estao certos, a Celtis estaria na época ideal, mas realmente faz só 1 mes que reenvasei entao terei que esperar. ela já está com bastante brotaçao, mas vou deixar para fevereiro ou março que ainda sao épocas bastante quentes aqui em Novo Hamburgo. O que acham?
Ao procurar material sobre a Celtis na internet achei essa entrevista do Rock Júnior e gostaria de compartilhar com os amigos (achei bastante interessante), espero que gostem...
http://aidobonsai.wordpress.com/2010/12/11/bonsaista-rock-junior/
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 1:17 pm Assunto: bonsai |
|
|
Conquanto os nobres Elio e Elio Luis tenham opinado com propiedade sobre uma ótima possibilidade de trabalho com sua planta, eu ouso contestar, sugerindo que a mantenha como está, visando apenas melhorar a estruturação aerea, bem como o nebari.
A correta planificação dos galhos primários, descrita pelo grande Elio Luis como sendo similar a palma da mão aberta, com os dedos separados, é o melhor recurso visual que podemos ter em mente, ao priorizar um trabalho nesse sentido. Mas, apenas para ilustrar e fornecer mais subsidio a que voce alcance uma meta adequada, eis algumas imagens colhidas na net:
Esta primeira imagem apresenta os galhos primários e sua continuidade possível. Seguindo esse exemplo, vc poderá em pouco tempo preencher de maneira correta os galhos, com ramificações finas, o que redunda em novas folhages com que densificar sua planta:
Nesta outra imagem, vc pode analisar detidamente a maneira correta de formar os galhos secundários, terciários e ramificação fina, tanto através de aramação quanto de poda. A imagem da esquerda aponta o caminho errado:
Como bem colocado, a parte superior do tronco possui uma curvatura inusual com o tronco reto, mas isso não constitui um erro muito grave, pois pode ser oculto com a correta formação de uma copa arredondada, o que irá, afinal de contas, redundar num ótimo apoio para um hokidachi estilizado da maneira correta.
A celtis apresenta um bom desenvolvimento, com ótimo e rápido retorno de engrossamento de tronco quando plantada no chão. Mais demorado, porém, considerando o cultivo no vaso. Entretanto, eu considero que a grossura do tronco está bem, para dar continuidade ao cultivo nesse recipiente atual. As intervenções, agora, serão primeiro nos galhos e por ultimo na raiz, visando melhorar o nebari, deixando-o mais radial.
Os galhos pedem um corte em seu comprimento, reduzindo-os. Com isso, as novas brotações que virão permitirão adotar o trabalho de condução identificado na primeira imagem mostrada aqui. O arame deve ser retirado, pois não exerce nenhuma função que melhore a qualidade de sua planta. Após cortar, porém, vc deve aramar novamente, inclusive usando tração, para forçar os galhos a uma posição um pouco mais voltada para baixo.
Os galhos superiores, que formam a copa, devem ser deixados livres, para engrossar a base da copa e seus galhos laterais. Oportunamente, volte a eles então, cortando-os curtos, para que emitam novas brotações que possibilitem o trabalho de construção arredondada da copa.
Por ultimo e não menos importante: quando estiver com uma estrutura inicial nos galhos primarios devidamente reconduzida, poderá então ajustar o nebari. Ele pede uma alporquia baixa para que possa ser formado outro sistema radicular, visando a correção do nebari com as novas raízes emitidas no alporque.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 3:21 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Querido amigos, por ser principiante, no início eu não estava enxergando opções para continuar o trabalho.
Estou bastante feliz ao enxergar não uma, mas duas opções maravilhosas para dar continuidade ao trabalho.
Levando em consideração que devo aprimorar muito minha técnica de aramar e de guiar através de poda, resolvi trabalhar com muita paciência, aramando novamente, preparando melhor todos os seus galhos e se no futuro for pertinente farei a o alporque.
Assim que aramar postarei fotos para acompanharem comigo o desenvolvimento.
Amigos Elio e Elio Luis muito obrigado pelas aulas, pela atenção e pela paciência.
Amigo Nickyfury , também agradeço a aula e a maravilhosa ilustração.
Obrigado e Abraço a todos |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 11:16 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Amigos,
Realizei uma nova intervenção na minha planta. Tentei seguir as orientações postadas.
Nickyfury, conforme tuas sugestões reduzi os galhos, pois eram muito compridos, sem uma adequada ramificação e deixei a copa livre.
Pela falta de experiência fiquei em dúvida se o procedimento ficou adequado.
Por favor, analizem o resultado. Todas as crítica e sugestões serão muito bem vindas para meu aprendizado.
Abraço a todos
[img][/img][img][/img]

Editado pela última vez por Brigoni em Qui Jan 13, 2011 5:56 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|