Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 9:22 pm Assunto: Como se trabalhar com Manga? [germinação da semente] |
|
|
Olá pessoal, estamos com várias mangas aqui em casa e gostaria de fazer um bonsai disso.
Tenho conhecimento de suas grandes folhas e que talvez seja meio complicado para reduzí-las, além do pouco número de exemplares desse vegetal.
De qualquer modo, gostaria de saber se há alguma dica para a germinação a semente e do tipo de solo em que se deve plantá-la.
Obrigado desde já! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 2:27 am Assunto: |
|
|
Guilherme, fazer germinar e facinho mesmo, agora se vc tem como ter acesso a arvore, ou a mangueira, se tiver varias melhor ainda, porque existem algumas especies que ja tem por natureza as folhas menores, o que pode lhe render bons resultados num futuro.
Apos a germinacao, no ano seguinte, faca um transplante e corte a raiz pivotante, deixe engrossar um pouco depois pode baixo pra ter uma copa mais baixa. no mais manda ficha que da certo garoto! _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 3:49 am Assunto: |
|
|
RAPAZ, infelizmente não concordo com o Marcio nesse ponto.
é demorado dificil de estilizar ramificar e reduzir folhas.
bom, eu tentei ha algum tempo e acredito que não vale a pena, mas é só a minha opinião... acredito tambem que buscar especies mais conhecidas facilita muito pois já a literatura, exemplos e não ha o risco de passar raiva na estilisação.
sorry,
entretanto ainda cultivo algumas especies "exoticas", como cajá, flamboian falso pal brasil e algumas que nem o nome sei... mas não me proponho mais a tentar nada de muito diferente é raro achar algo que seja satisfatorio.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 10:07 am Assunto: |
|
|
Obrigado, Marcio!
Usar terra pobre facilitará o processo?
Devo plantar logo em escorredor?
Filipe, não tem problema ^_^
Na verdade, o que quero é justo trabalhar com espécies diferentes, fugindo dos padrões ;D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 12:01 pm Assunto: |
|
|
tem segredo tira a poupa e planta em qualquer solo vai germinar rapidinho
mais para um bom desenvolvimento um solo com mais drenagem. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 12:13 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Leandro!
Se eu realizar uma escarificação no caroço, facilitará o processo? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 11:30 pm Assunto: |
|
|
Realize escarificação.
Agora vamos ver o que vai dar ;D
De qualquer modo, ainda tem um monte de mangas aqui em casa >xD _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 2:25 pm Assunto: |
|
|
Beleza!
Valeu, Filipe! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 4:02 pm Assunto: |
|
|
creio que não tem a necessidade da escarificação mais eu fiz aqui foi cortar um pouco do pelo e um pouco da casca nas lateral nasceu rapidinho |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 4:57 pm Assunto: |
|
|
Ah, beleza!
Eu cortei no lado oposto ao embrião e estou mantendo um algodão por cima para manter a semente úmida.
Leandro, em que posição você plantou a semente? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 5:45 pm Assunto: |
|
|
lembro não
mais acho que voi o lado que cortei para cima. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 5:47 pm Assunto: |
|
|
^^" OK.
A minha está "deitada" no solo, mas com a parte do embrião recoberta pela terra. Vamo ver no que vai dar  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 5:49 pm Assunto: |
|
|
tem muito segredo nao
hoje passando perto de uma casa o povo tinha amuntuado as mangas que cairam e a maioria ja esta germinando |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 5:51 pm Assunto: |
|
|
Dóh!
Também tem um monte aqui. Se as duas ue plantei não pegarem, ainda terei outras opções...  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|