Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 2:43 pm Assunto: Transplante de Jasmim - Mexendo com o torrão õ_Ó |
|
|
Olá, gostaria de um esclarecimento, porque acho que fiz uma besteira.. ^^"
Agora pela manhã, transplantei... quer dizer, fiz a manutenção e um antigo transplante realizado em um jasmim meu. Foi, realmente, um re-transplante.
Essa é uma foto a planta e quando a comprei. Hoje só está um pouco maiorzinha...
Ele veio com um substrato e argila e, no primeiro transplante para um escorredor, mantive o substrato original, adicionando apenas areia pobre e pedras ao redor.
Após observar durante algum tempo, fiquei notando que o substrato original estava ocupando muito espaço no escorredor e tive a vontade de tirá-lo.
No transplante de hoje, decidi retirar o torrão, mas pelo menos não lavei as raízes... Usei substrato de pedriscos + areia.
Mas.. estou meio arrependido... ._.
Será que assim vou matar a planta..? ._.° _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 3:35 pm Assunto: |
|
|
Pelo que entendi não podou as raízes, certo? Não é a melhor época para este procedimento, mas acho que não deva morrer. Sombra e água fresca para ela _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 3:38 pm Assunto: |
|
|
Certo, não podei as raízes.
Obrigado, Nikkei!
Agora me sinto mais aliviado... ^^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 7:55 pm Assunto: |
|
|
Eh, se não mexeu na raiz fica sussa, se tiver um enraizador por aí também ajuda na recuperação.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 8:16 pm Assunto: |
|
|
^^ Não tenho enraizador, mas tudo bem...
Obrigado, Pedro!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 11:21 pm Assunto: |
|
|
Vitamina B1.... sai baratinho... compra na farmácia o genérico chamado beneum. sai menos q 10,00 e dura muuuuuuuuuuuito. dá pra fazer um comprimido para 750ml de água.... vem uns 30 eu acho...
abrass _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 11:22 pm Assunto: |
|
|
Ah, beleza!
Valeu, Mc! =D
Vou procurar por aqui!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 4:59 pm Assunto: |
|
|
Mc, e como se dá a aplicação da vitamina na planta, estando ela já plantada?
Seria algo semelhante a uma rega com a vitamina? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 5:42 pm Assunto: |
|
|
no caso quando se faz transplante é sempre bom colocar a tiamina
no seu caso que nao mecheu na raiz não tem que colocar. mais seria bom.... so fazer uma rega normal ( tritura 1 comprimido em 750ml de agua )
se for fazer estacas vc coloca elas de molho na solução por uns 30 minutos e depois agoa o substrato com o resto que sobrar.
no caso de transplante que vc poda raiz faz a mesma coisa poda e coloca a planta dentro de uma bacia com a tiamina uns 30 minutos planta de novo e molha como o resto que sobrar. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 5:48 pm Assunto: |
|
|
Ah, legal! Valeu, Leandro! =D
Acabei de comprar o Beneum. Vieram 30 comprimidos..
Agora não tem quem me segure... _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 6:33 pm Assunto: |
|
|
750ml foram suficientes para regar o jasmim até vazar (pedriscos ultra-drenantes - a água vaza rápido ^^"), colocar uma estaca de Ficus e Pitanga de molho e ainda sobrar para mais tarde >xD
Leandro, devo continuar regando o Jasmim com a solução ou uma só vez já basta? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 7:19 pm Assunto: |
|
|
creio que ja basta
agora estaca de pitanta não tenha muitas esperanças não costuma pegar de estaca.... mais não custa nada tentar so seu tempo... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 7:22 pm Assunto: |
|
|
OK, pode deixar!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 11:15 pm Assunto: |
|
|
Guilherme...
seguinte... já que aguou com tiamina beleza...mas não adianta vc continuar aguando de agora em diante...
quando fizer poda nas raizes aí sim vc usa a tiamina. tritura 2 comprimidos e coloca numa bacia grande com bastante água... mistura bem e mergulha o vaso todo lá. deixa por 5 minutos e pronto... não precisa mais nada... só regar normalmente... se for estaquia ai é um para 750ml....
abrass _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 11:07 am Assunto: |
|
|
Entendo... OK!
Você tem uma proporção mais exata, no caso de usar 2 comprimidos e um balde? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|