FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ficus panda.(atualização)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2011 8:50 pm    Assunto: ficus panda.(atualização) Responder com citação

pessoal depois de eu voltar de ferias meu ficus retusa apresentou uma boa brotaçao , minha ideia e um myogi mas ainda estou em duvida com a conduçao de galhos será que alguêm pode me ajudar, agradecide desde já Very Happy

Editado pela última vez por gabriel strucker em Sex Maio 10, 2013 8:41 pm; num total de 3 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luciano Pessoa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2011 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Gabriel, não sou muito experiente e ainda não trabalhei um Ficus, mas se voce esta em dúvida, é uma boa aramar todos os galhos e depois decidir quais ficam. Assim voce não se arrepende de ter tirado um galho precipitadamente.
Espere o pessoal opinar
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marlon Fontoura
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2011 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Gabriel, deixe ele desenvolver um pouco mais, se vc fizesse uma desfolha agora, por exemplo, correria o risco de perder os galhos pois eles ainda estão novinhos. Apenas pode os brotos que por ventura venham sair no mesmo lugar onde exista um galho ou na mesma altura. Vá escolhendo os galhos que melhor corresponda ao estilo escolhido. Adube com farinha de osso e(ou) torta de mamona. Espero ter ajudado.

Cuidado para o arame não marcar...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2011 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, gabriel.
Você tem certeza que trata-se de um retusa?
Acredito ser o "green island".

Essa espécie dá frutos rapidamente.

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2011 5:40 pm    Assunto: Responder com citação

O gpsabino está certo, não é um retusa e sim um green island. E se não me engano também conhecido como ficus panda.
Se minha reduziria a altura dela pela metade.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2011 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

caros amigos quando comprei esse ficus o dono da loja disse ser um retusa vlw Very Happy
bruno matorizen
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 16, 2011 8:35 pm    Assunto: eu tava junto Responder com citação

eu tava de prova eu fui junto la loja e os tiuzinho falaram que era retusa,
gabriel fais como eu te falei hj fais uma copa meio triangulado(sabe que eu so ruim de dar ideia mais msm assim é bom ajuda rsrsrs
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2011 10:02 am    Assunto: " Responder com citação

É incrivel a quantidade de picaretas que se intitulam floristas e cultivadores, espalhados em quantas floriculturas existem Brasil afora, empurrando com a barriga as plantas que encalham em seu comércio. Geralmente, escolhem pessoas que desconhecem o que estão comprando, confundindo-as, como no caso do nobre colega. Twisted Evil Twisted Evil

Vender um ficus panda como sendo ficus retusa é absurdo. Como outro dia, aqui mesmo no forum, outro colega foi enganado: pagou caro por uma muda de liquidambar, vendida a ele como sendo acer burgerianum. Além dos vendedores de "mausai", ainda há os vendedores de "gato por lebre". Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Apesar do engano, relevo que o nobre colega acabou adquirindo um bom material de trabalho. Essa variedade de ficus é uma das minhas preferidas. Aceita bem podas radicais e formação em qualquer estilo. Deve ficar atento apenas quanto a aramação: o arame marca rápido, pois a casca é muito porosa e grossa, o que pode causar estrangulamento e perda de material, se não tirar a tempo. Shocked

Essa variedade de ficus tem um crescimento mais rápido que o retusa, principalmente nas raízes, o que proporciona ótimos trabalhos no estilo Ishi tsuki: raiz sobre rocha, ou planta sobre pedra. Fácil de ser construído, há diversas matérias no forum e no site do Atelier indicando como proceder para isso. Very Happy

Qualquer galhinho dessa variedade de ficus, quando cortado e enterrado na areia, rende novas plantas rapidinho, tambem. No chão ou na bacia, o tronco engrossa super rapido, permitindo formar lindos shohin com troncos robustos. Como o retusa, ele emite bastante raiz aerea, o que pode ser usado para engrossar o tronco ou criar um estilo diferenciado, mais interessante. Very Happy

Em relação a essa planta, eu sugiro o replantio numa bacia plastica maior, com altura de no minimo 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico, carvão vegetal, terra granulada e pedrisco. Nesse meio, com boa rega e adubação periódica, a planta irá crescer mais e se desenvolver rapidamente, permitindo sua condução em qualquer estilo que se queira aventurar. Very Happy

Apenas como exemplificação, veja um dos meus ficus panda:

Repare que a pedra, apesar de grande, é lisa, sem nenhum sulco ou reentrancia. Isso não impede que a raiz "abrace" a pedra:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2011 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

vlw ai nickfury , eu nao plantei numa bacia mas plantei num escorredor pra depois botar na mamadeira , em quanto o estilo claro que será um miogy mas em quanto a condução de galhos fasso uma copa triangular?. o método de estaquia dessa especie e muito boa ,enfiei uns galinhos na arreia e ja enraizaram!
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 11:47 am    Assunto: Responder com citação

fotos do ficus no escorredor. sera que devo dar uma melhorada no nebari?
já aproveitei e mudei o nome do topico.

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 6:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Deixe a planta quieta, agora, para ela se recuperar bem. Mas antes, corte esse galho grosso e longo bem rente ao tronco. Com isso, as brotações ficarão todas iguais, possibilitando a construção de uma estrutura aerea mais harmonica. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

vlw ai nicky
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2011 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

apartir de quantos dias depois do transplante eu posso comesar a adubar o ficus.?
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 10, 2013 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

depois de um longo tempo venho a postar a atualização do meu ficus

[url][/url]

[url][/url]
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: