|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MOTTA
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 9:18 pm Assunto: Sugestão para está Bougainvillea. Atualizada em 13-03-2011. |
|
|
Prezados foristas, boa noite.
Eis algumas fotos da boug que adquiri a uns 10 meses atrás.
Essas fotos foram tiradas a uns 5 meses atrás. Hoje a boug está com a copa mais compacta, pois fiz uma poda no início da primavera e multiplicaram as ramificação entre os galhos...
Mas a pplanta está bastante saudavel e com uma robustez excelente.
O tronco é grosso e a distãncia entre o substrato e os primeiros galhos é de 20 cm mais ou menos.
Minha planta é bem interessante com enorme potencial, mas me falta destreza, ferramentas e técnicas para deixá-la uma planta vistosa e miniaturizada.
Gostaria de sugestão e quem sabe uma ajuda pessoal para desenvolve-la como um bonsai.
[img]http://www.flickr.com/photos/52430960@N04/4830542747/[/img]
[img]http://www.flickr.com/photos/52430960@N04/4831143106/in/photostream/[/img]
[img]http://www.flickr.com/photos/52430960@N04/4831130496/in/photostream/[/img]
[img]http://www.flickr.com/photos/52430960@N04/4831117352/in/photostream/[/img]
[img]http://www.flickr.com/photos/52430960@N04/4830489517/in/photostream/[/img]
[img]http://www.flickr.com/photos/52430960@N04/4831088844/in/photostream/[/img]
Bom, vou tirar fotos recentes e as apresento a vocês.
Espero que encontre um caminho para trabalhar esta planta.
Um forte abraço.
Motta
Editado pela última vez por MOTTA em Dom Mar 13, 2011 4:28 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 9:23 pm Assunto: |
|
|
....[/url][/list][/list][/code][/quote]
Editado pela última vez por MOTTA em Dom Jan 16, 2011 9:43 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 9:23 pm Assunto: |
|
|
Não sei pq as fotos não estão indo... que pena... |
|
|
 |
MOTTA
|
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 9:27 pm Assunto: |
|
|
Bom, desculpem pelo excesso de post... mas é que não consegui postar as fotos para praticidade dos fosistas... mas acima está o link com acesso as fotos.
Vejam e deem sugestão. |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 9:50 pm Assunto: |
|
|
... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 9:54 pm Assunto: |
|
|
Acabei de ver...
Na parte das dicas e sujestões, não poderei te ajudar muito, ainda não tenho tanta experiencia para plantas grandes...
Mas tenho algumas perguntas...
Depois de feito o yamadori, quanto tempo você a deixou sem sol direto?
Quantas horas de sol direto ela pega agora?
Quais outros cuidados gerais (rega, adubação, substrato...) você está tendo com ela?
Ficarei feliz se conseguir me passar essas informações.
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 10:05 pm Assunto: |
|
|
Bom, adquiri a boug numa florália... Já estava plantada e com aspecto de descuido... A coloquei à meia sombra no início.
Hoje ela está num lugar que recebe o sol da manhã e parte da tarde... Uso torta de mamona com farinha de osso.
No início da primavera fiz uma adubação com menos intervalo de tempo... e atualmente a cada mês e meio, com farinha de osso e torta de mamona.
No verão estou regando duas vezes ao dia... pela manhã e pela tarde.
O substrato é terra com barro, não sei precisar as porcentagem... mas acredito que está com a drenagem não muito boa... Talvez seja hora de replantá-la.
Bom, é isso. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 10:20 pm Assunto: |
|
|
U.U Valeu, ajudou bastante! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 7:04 pm Assunto: |
|
|
Ajuda com as fotos...
tem um material bem legal pra trabalhar =D |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 7:12 pm Assunto: |
|
|
Obrigado...
Espero sugestões... |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 8:29 pm Assunto: |
|
|
Meu, mas que monstrão de Bouganvillea ! Tem quantos cm de tronco?
Acho que existe a possibilidade de um grande trabalho com madeira morta, mas vai precisar com certeza de uma retífica. Qual é o seu projeto para esta árvore em relação ao estilo?
Bonito exemplar.
Abraços |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 7:25 am Assunto: |
|
|
Bom dia.
Recebi, a tempo atrás, uma sugestão que me pareceu interesante, mas ainda não a executei.
Trata-se efetuar um corte em bisel nos dois eixos principais e, em seguida, replanta-la com uma inclinação de 35º...
Nesta sugestão não me foi dada nenhuma orientação quanto aos galhos que crescem abundantemente... e como eu disse acima, a foto é de uns 5 meses atrás. Hoje a boug está mais mostruosa ainda; com a copa mais compacta e densa.
Cara eu tenho uma mini retífica.. mas acho que, pelo tamanho do tronco, não daria conta.
Mas mesmo assim continuo recebendo sugestões e, coletivamente gostaria de fazer um excelente trabalho nesta planta que é fantástica.
Assim que tiver um tempim vou tirar fotos novas.
Abreço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 8:35 am Assunto: bonsai |
|
|
Mota, sua planta parece saudável, considerando as excelentes brotações por todo o tronco.
Essa trepadeira gosta de cultivo a pleno sol, então sugiro que o nobre colega assim proceda, para ter um retorno com mais brotações e qualidade. Resta ainda que, a meu ver, o melhor substrato para uma boa inicialização deve constar de areia e caco ceramico, somente. Nesse meio, a planta desenvolve um bom sistema de raízes, o que certamente irá redundar em mais saúde para a parte aerea, permitindo qualquer tipol de trabalho de formação.
Em relação a planta: falta a ela um bom desenho de trabalho. A imensa quantidade de galhos, porém, atrapalha um pouco uma melhor visualização para definir o que cortar fora e o que manter. Aconselho o nobre colega a eliminar, desde já, alguns desses galhos. Corte fora, por exemplo, os galhos que estão na junção do tronco, isto é, na forquilha.
Esses galhos na forquilha não terão nenhuma finalidade em qualquer desenho ou projeção para um futuro trabalho de estilização. Selecione dois galhos em cada posição do tronco, e corte fora o excesso. Com isso, consegue-se uma limpeza geral no tronco, aumentando a visualização dele, que é muito importante nesse primeiro momento.
Escolha uma bacia plastica grande, com uma altura entre 15 a 20 cim. Faça furos em toda a volta, bem como no fundo, para favorecer uma boa aeração nas raízes. Coloque no fundo da bacia uma primeira camada de material ceramico, cubra em seguida com areia grossa de rio sem peneirar misturada com mais caco ceramico. Deposite então as raízes da planta, com cuidado, mantendo as capilares. Em seguida, cubra com mais areia misturada com material ceramico até verificar que a planta está bem firme.
Para fixar o tronco, fure as laterais da bacia na parte superior (quatro furos nas bordas, em pontos distintos). Usando um barbante grosso de algodão, amarre o tronco, impedindo que com a ação de ventos ou chuvas fortes, ele se mova. Pode usar, tambem, pedaços de madeira tipo vigota ou similar na base, para manter a planta estabilizada na bacia. Em seguida, regue abundantemente, cuidando então de manter o substrato sempre umido, porém não encharcado.
Após essa primeira poda de limpeza e replantio, tire novas fotos, para podermos enfim analisar melhor sua planta e emitir opiniões mais interessantes sobre uma boa estruturação aerea com que trabalhar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
MOTTA
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 9:05 am Assunto: |
|
|
Prezado nickyfury, bom dia.
Achei precisa a sua intervenção.
Farei o seguinte: vou tirar umas fotos essa semana , da planta como se encontra, e em seguida vou posta-las para vcs apreciarem.
Vou esperar alguns dias para ver os comentários e em seguida executar as sugestões aqui postadas.
Muito obrigado.
Motta. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|