Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 12:41 pm Assunto: Dúvida sobre Duranta |
|
|
Plantei, recentemente, umas sementinhas de duranta de uma planta que achei aqui no préido, mas li uma coisa interessante num site...
Citação: | Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante à seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes, já que estas podem originar pingos-de-ouro e violeteiras. Requer podas de formação e manutenção freqüentes, utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois os ramos podem ser espinhentos. |
Alguém poderia me explicar isso...? Quer dizer que uma variação genética pode facilmente prouzir uma planta de outra espécie?  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 2:43 pm Assunto: |
|
|
Citação: | * ome Científico: Duranta repens aurea
* Nome Popular: Pingo-de-ouro, duranta, violeteira-dourada, violeteira
* Família: Verbenaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Brasil
* Ciclo de Vida: Perene
Este arbusto de folhas douradas surgiu através de uma mutação da violeteira. Sua popularização foi um verdadeiro fenômeno no paisagismo brasileiro. O pingo-de-ouro, ao contrário de outros arbustos tradicionais, tem um crescimento muito rápido, o que aliado à sua coloração exuberante foram os grandes responsáveis pela sua larga utilização. É uma planta excelente para topiaria, principalmente para os iniciantes. Além disso presta-se como bordadura, cerca viva, renque e até mesmo para a formação de bonsai.
Não é indicada para jardins de baixa manutenção, pois exige podas mais frequentes que outros arbustos. Quando não podado produz pequenas flores arroxeadas, róseas ou brancas e frutos esféricos, pequenos e amarelos, além disso suas folhas perdem um pouco a tonalidade dourada.
Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante à seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes, já que estas podem originar pingos-de-ouro e violeteiras. Requer podas de formação e manutenção freqüentes, utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois os ramos podem ser espinhentos.
Autor: Raquel Patro |
praticamente em todas as culturas hoje em dia envolve genética.
Orquídeas, flores, plantas, arroz, feijão, soja, milho e muitas outras |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 2:44 pm Assunto: |
|
|
se é facilmente eu não sei |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 3:20 pm Assunto: |
|
|
Eu já plantei umas sementinhas de pingo-de-ouro/duranta...
É simples, ponha na terra e regue, mas enterre o "fruto" inteiro, pois, para a plantinha se desenvolver, aquela casca que proteje a semente tem que antes apodrecer, por isso demora um pouco (30/40 dias).
Sobre fazer uma nova planta a partir de estacas, como seria? Posso pegar uma estaca lenhosa das médias (3/5 cm de circunferência) e faazer como todas as outras estacas? Garrafa PET, hormonio e areia...?
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 3:42 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Sobre fazer uma nova planta a partir de estacas, como seria? Posso pegar uma estaca lenhosa das médias (3/5 cm de circunferência) e faazer como todas as outras estacas? Garrafa PET, hormonio e areia...? |
ja vi o pessoal aqui do viveiro da empresa onde trabalho fazendo eles pegam os galhos nao lenhoso. prepara o saquinho com terra, areia e esterco enterra a metade do galho costuma pegar bastante.
creio que mais grossa seria mais viável uma alporquia. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 4:04 pm Assunto: |
|
|
Aaa, que droga...
Tentarei fazer um teste em breve, se der certo aviso a vocês neste mesmo tópico.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 4:06 pm Assunto: |
|
|
AS estacas pegam fácil. Mais ou menso como as primaveras. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 4:07 pm Assunto: |
|
|
Então isso quer dizer que consigo com estacas grandes?
Mais ou menos como aquelas que mostrei no tópico do meu primeiro yamadori?
Se for, é amanhã mesmo que irei para a rua procurar por uma vítima...
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 5:07 pm Assunto: |
|
|
nunca deve se usar estacas muito grades pedro use sempre uma medida mediana... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 5:16 pm Assunto: |
|
|
Vi isso aqui em um dos tópicos do fórum: http://www.soldeamor.com/faca_facil/jardim_estacas.htm
É uma boa página sobre como fazer estacas. Vou me arrumar para fazer uma agora mesmo, antes que comece a chover.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 5:30 pm Assunto: |
|
|
Estaca de duranta precisa ir para a estufa, mesmo no frio de 30°C daqui de Recife? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 5:57 pm Assunto: |
|
|
a estufa serve nao so para temperatura mais tbm para umidade do substrato _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 6:03 pm Assunto: |
|
|
Entendo... Obrigado, neiluis!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

|
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 6:21 pm Assunto: |
|
|
Ok, ok, então posso fazer uma estaca de 3/6 cm de expessura no máximo?
Da altura de um lápis ou um poucquinho maior?
Se der, amanhã passo o dia fora de casa...
|
|
 |
|