Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 3:58 pm Assunto: Agora sim Jaboticaba me ajudem a dar forma - ATUALIZAÇÃO |
|
|
.Aqui estao as fotos de minha jabuticaba de varios angulos para que possam me ajudar a dar umestilo.Obrigado
Editado pela última vez por Andre Antoniazzi em Ter Jan 18, 2011 4:48 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 6:25 pm Assunto: |
|
|
Andre, partindo da segunda foto... eu vi isso.
Me perdoem os colegas foristas pela projeção "à lá" paint brush, mas é minha primeira tentativa.
Alexandre, tu que é o mestre; me corrige ai! hehehe!
Abraços.
 _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 9:57 am Assunto: |
|
|
Segue esta projeção que ficou ótima _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Kappenberg

Registrado: 18/03/10 Idade: 37 Mensagens: 67 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 10:19 am Assunto: |
|
|
Foristas,
Não seria bom termos fotos mais de longe para avaliarmos "para onde vão" os galhos que, segundo a projeção, serão cortados?
Abraços _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
De certo agradeceram-te a hospedagem.
Nem mesmo o infante no materno ventre
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam." |
|
|
 |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 3:31 pm Assunto: |
|
|
Olá, coloquei as indicacoes de corte seguindo esta maravilhosa planta. O que acham? Depois deixar crescer no minimo 1 ano e depois podar novamente. A planta do Andre é um pouco inclinada, mas... os galhos se parecem, no exemplo da planta, sao grossos até 2 x a altura do tronco.
Dá até pra fazer igualzinho ao exemplo e sair da monotonia se ele deixar o galho da esquerda mais longo. rsrs
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 10:34 pm Assunto: |
|
|
A projeção Renato indica um caminho tradicional de se fazer bonsai em estilo moyogi e como tal está muito boa. Digo caminho tradicional, porque nestes casos, escolhemos um galho que vai bifurcando e podamos sempre deixando apenas um como seguimento do tronco e visando conicidade. Desta poda drástica, espera-se brotação totalmente nova para fazer a estrutura dos galhos e um broto que sobe para fazer a continuação da planta e finalização do ápice. Então assim estaria OK.
Mas por tratar-se de jaboticaba é bem mais indicado um caminho de um hokidachi (vassoura) ou naturalistic, que é a característica natural desta planta. Neste caso a sugestão mostrada pelo flavio se torna uma opção melhor , em minha humilde opinião.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 10:50 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Elio, a projeção ficou em um estilo tradicional que combina mais com pinheiros. Até poderia ser um moyogi, mas com mais galhos e a copa mais cheia para ficar mais adequado à jabuticaba. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 16, 2010 9:09 am Assunto: |
|
|
Vivendo e aprendendo...
Obrigado pelas dicas e correção pessoal.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 07, 2010 6:21 pm Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Ola pessoal estao lembrando dela aqui esta minha jabuticabeira atualizada para suas considerações Gostaria de opinioes.
Abraços |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Dez 07, 2010 7:55 pm Assunto: |
|
|
Está indo bem hein...
Na minha opinião, de ajudante de iniciante, aquele galho central cansa as vistas. Acho pesado.
O que você acha dele? |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 8:24 am Assunto: |
|
|
Como as coisas mudam em 8 meses... agora entendo porque o moyogi não daria...
Como se aprende, tanto no forum, quanto na busca particular e convívio com os mais experientes!
Ela tá indo muito bem Antonio, não faria nada até a próxima primavera.
Deixa galhar bem e daqui um ano tu poda ela...
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 3:36 pm Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Ola amigos,Tiago tmb penso assim mas ainda devo deixar ela ate o ano que vem nao sei ainda conforme a opiniao do Renato depois que passei ela pra este vaso de treinamento o crescimento dela retardou muito ao ponto de que quase mudei ela pra o escorredor estou meio em duvida.Mas aceito opinioes a criticas pois so assim se aprende.
Abraços amigos e aos demais DEIXEM SUAS OPINIOES.  |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 4:42 pm Assunto: Jabuticaba - Atualizada em 18.01.2011 |
|
|
Ola pessoal esta é a atualização de minha jabuticaba para sua apreciação e suas dicas ou sugestoes.
.
.
.
.
Estamos abertos a dicas ou segestoes.
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 9:32 am Assunto: bonsai |
|
|
André, considerei como sendo a melhor frente a que é mostrada pela segunda foto. Nela, podemos ver um ótimo nebari, o tachiagari apresenta um bom movimento e uma base bem sólida e ampla, sendo que o tronco acima apresenta-se compacto, sem nenhum visual dos troncos que se cruzam como nas demais fotos.
Com a densificação, nessa frente que indico, as brotações trabalhadas iram aos poucos esconder os defeitos, propiciando uma estrutura aerea mais bonita e interessante. Lembrando que a amplitude da copa é tudo, no estilo Hokidachi, e deve ser incasavelmente buscada pelo cultivador, que visa formar sua planta nesse estilo.
Nessa frente, sua planta tem dois ótimos aspectos a favor, como o nebari e o tachiagari, faltando então apenas complementar com a formação estrutural da parte aerea. Minha recomendação, para melhorar isso é que, na primeira oportunidade, vc recorra a um transplante, escolhendo um bom vaso de treinamento, retangular e com bordas com no minimo 10cm de altura, para adequar o raizame a um espaço menor de confinamento e desenvolvimento, além de permitir um controle maior da estrutura a ser construída.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 10:01 am Assunto: Jabuticaba Atualizada |
|
|
Ola Nick como sempre suas dicas sao de grande valia tenho acompanhado todas nao so as minhas e obrigado por nos podermos contar com voce.Pois é o estilo que estive pensando pra ela era o hokidachi mas nao tinha levado em conta a segunda foto como frete que foi uma otima opção.Quanto ao vaso obrigado pela dica como aqui acho um absurdo o preço dos vasos resolvi entao fazer os meus ,sempre faço de cimento e agora estou treinando outra tecnica que em breve mostrarei aqui no forum.Obrigado pela sua dica vou postar umas fotos de uma primavera para que possa ver o que voce acha.
Abraços |
|
|
 |
|