|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 9:49 am Assunto: Duranta não mais varrida pelo vento...(atualizada) |
|
|
Gostaria da opnião de vocês nessa duranta =D
Antes:
Agora varrida pelo vento:

Editado pela última vez por Jonathan Richetti em Qua Fev 23, 2011 3:50 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 11:26 am Assunto: |
|
|
Ótima escolha de estilo, se encaixou muito bem ao nebary e ao tronco, agora é deixar formar melhor a copa.
Abraços!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 11:27 am Assunto: |
|
|
Olá Jonathan. Tem um bom material aí. Bonito nebari!
tome cuidado com a madeira morta para não apodrecer.
Se fosse fazer um fukinagashi, utilizaria este galho da direita como o principal e daí partiriam os galhos varridos pelo vento. O galho da esquerda faria um jin:
Considero que para uma duranta seja difícil manter no estilo fukinagashi, pois será difícil fazer com que as folhas permançam voltadas para a direção do vento. Não sei
Outra opção que enxerguei foi um han kengai, mais ou menos assim:
Abraço _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 11:29 am Assunto: |
|
|
Uuu... acabo comigo  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 11:34 am Assunto: |
|
|
Pedro, essa das folhas da duranta não combinarem com fukinagashi é coisa minha. Tenho ficus e duranta que já pensei em fazer neste estilo, e´pós muito pensar cheiguei a conclusão que não ficaria muito legal. Mas não tenho certeza porque nunca fiz  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 11:40 am Assunto: |
|
|
É verdade, já que as folhas, tecnicamente, crescem viradas para cima, não ficaria muito legal...
Mas será que não tem nenhuma técnica para "deitar" essas folhas??? _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 1:28 pm Assunto: |
|
|
Eu acho o tronco muito 'tranquilo' para seguir nesse estilo.
Veja na natureza essas arvores, como são bem castigadas no lado em que tomam o vento.
Também acredito que precisaria de um tronco mais sinuoso. Caso contrário parecerá que a árvore só sofreu ação do vento quando já estava adulta e forte.
O nebari alto assim não combina tanto. Como uma árvore com pouco apoio sobreviveria num clima de vento forte? ... Com raízes mal fixadas no solo ela voaria feito papel em vendaval.
...
http://4.bp.blogspot.com/_tOyeKL0_oYc/TD51g46oFqI/AAAAAAAAAjE/3qJQH3IkNjc/s1600/100_3872.jpg
Uma vez vi numa revista árvores castigadas pelo vento. Árvores velhas, bem velhas... Elas desenvolveram um nebari monstruoso do lado contrário ao vento (no caso da sua planta seria no lado direito de quem vê a foto). É como se elas, ao longo das décadas, fizessem um apoio para suportar tanto vento.
Achei muito interessante essa adaptação. Os galhos que tentaram desafiar o vento viraram jins, e que jins!
Bom, essa é a minha opinião, muito humilde, de iniciante... Eu não sou tão fã do estilo, então pra mim teria que ser uma material muito diferenciado para seguir nessa linha. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 5:49 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos, vou esperar ela se recuperar agora...e ver o que eu faço =D |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 8:23 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Tiago. Tanto a espécie como o nebari e o tachiagari ( raízes e início do tronco) não contribuem para o estilo Fukinagashi.
Minha sugestão é deixá-la crescer livremente, ramificando bem, para depois escolher o estilo, que, a meu ver, estará mais para um Hokidachi.
Mas, com jeito poderá ser, também, um Kengai, Ha-kengai ou Moyogi.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 10:14 am Assunto: bonsai |
|
|
Na verdade, considerando o excelente tachiagari e as raízes como estão, o melhor estilo é o NEAGARI:
[img]http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:RYwzj6cK8RUhHM:http://lorenzoasuservicio.50megs.com/imagbonsai/neagari.gif&t=1[/img]
Esse estilo foi muito explorado no passado, como o fukinagashi, mas atualmente é pouco visto, apesar de ser muito lindo na minha humilde opinião. Partindo do material atual, e considerando a espécie, não é muito dificil de ser conseguido, podendo ao final render um lindo bonsai.
Visando um alongamento nas raízes, para uma melhor construção dentro do estilo, sugiro o replantio em um vaso mais alto, ou mesmo uma caixa de madeira, com a finalidade de alongar as raízes. Veja o exemplo abaixo, que mostra uma boa sequencia de construção nesse sentido:
O estilo FUKINAGASHI, por outro lado, prescinde de outros requisitos bem mais complexos para sua formação, além dos enumerados pelos nobres coletas. Vejam dois excelentes exemplares de plantas cultivadas dentro desse complexo estilo:
Nem tudo é tão simples na vida, como se pensa, eu diria.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 10:24 am Assunto: |
|
|
Sem contar que para se eleger um estilo para a planta, deve-se aguardar a brotação intença para a seleção de galhos que darão o caminho a ser seguido.
Geralmente a planta "por sí só" mostra o estilo a ser seguido, bastando ao bonsaísta ter um olhar apurado para detectar o melhor caminho. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 27 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 6:22 pm Assunto: |
|
|
nickfury pra fazer um bonsai estilo NEAGARI posso plantar num cano ao envez de um vaso comprido? |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 8:56 pm Assunto: |
|
|
..
realmente =D
Muito obrigado nicky
acho que deixarei a planta se recuperar e farei seguirei esse estilo =D |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 6:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Gabriel, sem duvida nenhuma vc pode usar um cano. Geralmente, o pessoal usa cano de PVC de 200, mas, na falta (principalmente de chash), pode-se até mesmo apelar para duas ou tres garrafas pet de coca-cola, dessas maiores de 3,5 litros, emendadas umas nas outras (cortando fora a parte do cone/tampa) e bem perfurada no fundo.
O importante é alongar as raízes. Se for com vaso, cano ou garrafa pet, não interessa, o que vale é o resultado, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 27 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 6:51 pm Assunto: |
|
|
obrigado pela resposta nickyfury  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|