Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mikes
Registrado: 18/01/11 Idade: 41 Mensagens: 9 Localização: Sao Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 11:31 pm Assunto: Novato - 1º planta |
|
|
Pessoal, este é meu primeiro post. Comprei ontem uma Gardenia.
Já li muitos posts, materias, vi vídeos na internet... resolvi entrar aqui para me informar e aprender um pouco com quem já está praticando essa arte do bonsai.
Vou postar aqui umas fotos dela.
Marquei de vermelho o galho que eu acho que deve ser podado.
E de amarelo o galho que eu não sei se deve ser podado ou se ele tem potencial pra algum molde.
Essa é ela hoje:
Uploaded with ImageShack.us
Será que podando assim está certo?
Uploaded with ImageShack.us
Abraços,[/img] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 9:24 am Assunto: bonsai |
|
|
Mikes, considerando o clima propício de Sampa, para o cultivo dessa espécie, só posso dizer que o nobre colega fez uma ótima escolha. É uma planta que responde bem às intervenções, bem como a aramação. Fica fácil, então, moldar dentro das especificações pretendidas por vc.
Como se trata de um florifera, sugiro o nobre colega buscar um adubo liquido que considero excelente, chamado FOSWAY. É produzido por uma empresa especializada, a Tecnutri. Vc pode encontrar informações sobre a empresa e esse produto no google. Uso, diluído em agua, para regar minhas frutiferas e floriferas, por isso recomendo.
Após diluir uma quantidade pequena, faça a rega com a solução a cada 30 dias, lembrando que essa espécie gosta de um pouco de sol pela manhã, mas nada do sol forte da tarde. Mantenha o substrato ligeiramente umido, mas sem encharcar. Fique atento, na época atual, com os pulgões e cochonilas, eliminando-os prontamente. Aranhas tambem adoram essa espécie.
Não deixe de postar as alterações realizadas por vc, bem como o desenvolvimento da planta, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
mikes
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
e quanto à poda, alguém tem uma dica.
isto que eu estou pensando em fazer será que vai funcionar bem, será que não vou estar piorando a estrutura ao invés de melhorar? |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 10:02 am Assunto: |
|
|
Mikes, uma sugestão, eu tinha o mesmo problema e um colega do forum me ajudou... hehehe!
Quando usares o imageshack pra postar, tem uma opção do tamanho da foto, antes do upload. Usa sempre a de 600 X alguma coisa...
É a melhor e não fica tão grande.
Bela planta! Vamos acompanhar.
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
mikes
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 11:13 am Assunto: |
|
|
Fiz uma alteração na planta, achei que estava muito aberta pros lados, com os brotos muito saltados para as laterais. não sei se fiz o certo, mas agora está com mais cara de arvorezinha eu acho. o que vocês acharam?
 |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 11:19 am Assunto: |
|
|
Com o ângulo que você usou não deu para analisar muito bem a mudança que você fez...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 7:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mikes, como o nobre colega está disposto a sacrificar algo para melhorar a planta, então sugiro que corte um pouco mais. Veja nas linhas vermelhas, os melhores pontos de corte, visando corrigir a estrutura aerea, reiniciando um novo apice, alem de podar e baixar o primeiro galho, aramando-o na sequencia, para dar um leve movimento sinuoso:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|