Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 12:03 am Assunto: :::Ficus variagata na pedra ::: |
|
|
boas
venho cultivando esse ficus ha alguns anos, foi feito de estaquia de uns galhos que peguei no lixo, como tenho esperança de que sera um belo bonsai apesar das dificuldades q tenho pra conduzi-lo, resolvi postar para que os amigos opnem.
seguem as fotos com as intervenções que fiz hj;
algumas podas e a aramação de um galho;
bom a plantinha é essa ai, fico no aguardo dos comentarios.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 7:48 am Assunto: bonsai |
|
|
Filipe, assim como no piteco, o que vc está precisando para melhorar esse tipo de composição são recipientes maiores, tipo balde mesmo, mais altos e mais largos. A composição tem que ficar bem enterrada, cobrinco com substrato e deixando de fora apenas uma parte do tronco, mais próxima da bifurcação nesse ficus, por exemplo.
Com a composição mais enterrada, as raízes engrossam melhor e mais rápido, além do que a planta começa por emitir raizes aereas, que poderão ser aproveitadas para aumentar a beleza do conjunto. O ideal é manter tudo enterrado como indiquei por uns dois anos, no mínimo, antes de passar para um recipiente mais raso.
Eu adoro esse tipo de trabalho e tenho varios em andamento em meu viveiro. Atualmente, uso mais acer kaede ou burgerianum, para formar o estilo ISHI TSUKI, que é o nome correto desse estilo de trabalho. Mantenho a planta e a pedra enterrados por quatro anos, para fundir bem as raizes na pedra, antes de começar a rebaixar, cortando a borda do balde aos poucos, para as raizes irem se acostumando com a nova ordem de crescimento e de conservação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 2:35 pm Assunto: |
|
|
Eu tracionaria ou aramava o galho da esquerda para baixo. Ta ficando bacana. Belo conjunto. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 6:16 pm Assunto: |
|
|
Ei Marlon, eu não to ligando muito pois ainda penso em substitui-lo para melhorar a conicidade no galho!
mas devo chamar ele um pouco mais pra baixo depois!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 3:13 pm Assunto: |
|
|
E aí Filipe!
Cara, ganhei um ficus a certo tempo atrás, e pesquisando um pouco,
me alertaram aqui no forum que não era um variegata e sim Natasha.
Me corrija se eu estiver errado, pois estou com ele até hoje e tem +ou-
uns 20 a 23 anos e ainda não trabalhei ele apenas transplanteio para outro recipiente maior e ele tem a mesma folhagem do seu.
Quando pesquisei cheguei até a comparar as folhas que me disponibilizaram por foto e relamente são de colorações e riscos diferentes. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 24, 2011 3:48 am Assunto: |
|
|
ih rapaz,
agora vc me pegou eim, já ouvi esse tipo de ficus ser chamado desse jeito, mas não tão frequentemente quanto o variagata. Na verdade ouvi ser chamado assim mas nem lembro onde...
posta fotos do seu ai no forum pra gente opnar e acompanhar o desenvolvimento dele...
vlw brother abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 24, 2011 9:37 am Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | ih rapaz,
agora vc me pegou eim, já ouvi esse tipo de ficus ser chamado desse jeito, mas não tão frequentemente quanto o variagata. Na verdade ouvi ser chamado assim mas nem lembro onde...
posta fotos do seu ai no forum pra gente opnar e acompanhar o desenvolvimento dele...
vlw brother abraços |
Filipe, como prometi ao mcdonald e ao mestre nickfury colocarei as fotos no final de semana.
Agora segue as fotos de algumas espécies de fícus de folhagem bicolor que encontrei pesquisando.
Repare que são totalmente diferentes ao olhar de quem conhece.
Se consegui te ajudar em alguma coisa, fico muito satisfeito e grato por isso.
Aquele abraço! |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 24, 2011 9:39 am Assunto: |
|
|
Sillas José escreveu: | Filipe escreveu: | ih rapaz,
vlw brother abraços |
Filipe, como prometi ao mcdonald e ao mestre nickfury colocarei as fotos no final de semana.
Agora segue as fotos de algumas espécies de fícus de folhagem bicolor que encontrei pesquisando.
Repare que são totalmente diferentes ao olhar de quem conhece.
Se consegui te ajudar em alguma coisa, fico muito satisfeito e grato por isso.
Aquele abraço! |
Me desculpe cara, aí vão as fotos. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 26, 2011 1:16 pm Assunto: |
|
|
bacana brother!
é bom que derrpende fica mais facil notar algumas peculiaridades de cada varição do ficus... realmente olhando as fotos, meu ficus se enquadra melhor na variedade natasha.
fico na aguardo da criação de um topico com sua planta para acompanharmos a evolução..
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 5:59 pm Assunto: |
|
|
Felipe
Quanto a ser Variegata, com certeza é, pois essa especificação é relacionada a variação de cores ou matizes nas folhas, tanto que existem outras plantas que não são ficus que recebem essa denominação. Agora acredito que seu fícus seja um Benjamina. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 6:16 pm Assunto: |
|
|
Mas eu não me preocuparia muito com isso, já que existem cerca de 800 espécies de ficus e algumas são muito parecidas, os meus sempre que eu mostro e falo é tal, vem um e fala não vc está enganado esse é o taltal (rsssss). _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 9:33 am Assunto: Variegata |
|
|
Concerteza Felipe, existem váries espécies de variegatas como: Serissas,
fícus, hibiscus, e até mesmo hortelã que tenho aqui em casa. Pelo que me vem a cabeça parece
ser uma espécie de vírus que ataca o genes da planta causando uma mutação nas enzimas das mesmas. Já nas variegatas este vírus já é mais crônico que nas demais. |
|
|
 |
|